Analu Matsubara
  • Por Analu Matsubara
  • Leia em 3 min.
  • 12/07/2019
  • Atualizado em 09/08/2019 às 17:03
Iyengar Yoga: o que é e quais são os benefícios para iniciantes

Iyengar Yoga: o que é e quais são os benefícios para iniciantes

Entenda sobre a modalidade que ajuda a melhorar a postura e traz mais disposição

Mestre B.K.S Iyengar

O Iyengar Yoga é uma das várias modalidades do Yoga fundamentada nos ensinamentos do mestre B.K.S Iyengar. Trata-se de uma modalidade que tem como principal objetivo aproximar o Yoga de qualquer pessoa independente de suas dificuldades na prática de exercícios físicos.

Nessa prática, os asanas são ensinados com um grande rigor técnico e foco no alinhamento, o aluno iniciante rapidamente ganha vitalidade ao levar fluxo de prana às suas células, despertando a consciência corporal e melhorando a sua saúde de forma integral. 

Iyengar Yoga incentiva uso de acessórios

O Iyengar Yoga também se diferencia das outras modalidades por incentivar o uso de materiais externos durante a prática dos asanas, possibilitando que determinados obstáculos possam ser vencidos. Com o uso de props (material de apoio), o método Iyengar aumenta a possibilidade de permanência no asana, o que aumenta a confiança do aluno.

Os “props” são bloquinhos, almofadas, cintos, pranchas e cadeiras que auxiliam a entrada nas posturas

As outras vantagens do uso dos props: eles garantem uma melhor compreensão do aluno sobre seu alinhamento, ampliam a possibilidade de movimento na postura e fazem com que as mais complexas possam ser desfrutadas com segurança. 

Somados o foco no alinhamento físico, o rigor técnico e o uso de props faz do Iyengar Yoga uma modalidade amplamente segura e terapêutica que pode ser praticada inclusive por pessoas que sofrem de problemas físicos. Os “props” (apoios) funcionam como “professores assistentes”, são bloquinhos, almofadas, cintos, pranchas e cadeiras que auxiliam a entrada nas posturas respeitando os limites individuais ao mesmo tempo que extraem o alinhamento e equilíbrio necessários dos praticantes. 

Iyengar Yoga: acessível para quem tem restrições físicas e lesões

Todo o perfeccionismo do método Iyengar Yoga contribui para o desenvolvimento de um corpo saudável e firme com mente estável e um espírito colaborativo. 

Podemos resumir o Iyengar em uma frase: “Yoga para Todos”. Esse método permite a prática não só àqueles habituados às atividades esportivas, mas também às pessoas com restrições físicas como lesões e problemas posturais ou até mesmo as sedentárias. 

A modalidade do mestre Iyengar ajuda a desenvolver um corpo firme e uma mente estável, focada, além de despertar um espírito colaborativo, habilidades essas desejáveis nos dias de hoje em todas as áreas da vida. 

Benefícios da prática do Iyengar Yoga

Resumidamente, o praticante obterá os seguintes benefícios físicos principais: 

  • Força: as posturas tonificam todo o corpo (isometria);
  • Resistência: aumenta o rendimento físico;
  • Flexibilidade: cultivo do corpo saudável através do correto alongamento;
  • Postura: conquista de uma postura ereta sem esforço;
  • Energia: melhora do funcionamento das glândulas, renovando a disposição diariamente;
  • Saúde: um estado permanente de bem estar através do corpo e mente estáveis. 

E, concomitantemente, os seguintes benefícios emocionais e mentais: 

  • Concentração: a “entrada” em cada postura estende e aumenta a concentração;
  • Estabilidade emocional: o contato direto com o corpo desenvolve emoções positivas, senso de segurança e calma; 
  • Paz: estabilidade do corpo, mente disciplinada e respiração fluída geram senso de confiança e paz; 
  • Liberdade: a constância na prática conduz à liberdade de comportamentos e emoções negativas. 
Olá, essa matéria foi útil para você?
Analu Matsubara

Analu Matsubara

Professora certificada nível Senior internacionalmente pela Associação Brasileira de Iyengar Yoga ligada ao Ramamani Iyengar Yoga Institute, em Puna, Índia. Organiza workshops nacionais e internacionais de Yoga, e idealizadora de dois estudios: “ESYSP- Estudio de Yoga São Paulo" e da "Casa Azul Yoga”. Também é terapeuta de Somatic Experience. Saiba mais