Marcelo Anselmo
Por Marcelo AnselmoLeia em 3 min.09/08/2018 

Estimulação cognitiva para ativar a memória

Exercite o cérebro com atividades simples e melhore sua concentração e agilidade

Uma verdadeira máquina! Sim, esta é a definição quando buscamos adjetivos para uma das maiores e mais misteriosas construções da natureza humana: o cérebro.

Ele fabrica pensamentos, realiza operações em frações de segundos, possui memórias de diferentes tipos, armazena acontecimentos e experiências por diferentes vias. Ufa! De fato, podemos concebê-lo como uma máquina e estas são somente algumas das funções já descobertas pela Neurociência, a área da ciência que estuda o desenvolvimento e as funções cerebrais.

É interessante perceber que apesar desta “engrenagem de funcionamento automático” ter uma capacidade fenomenal para controlar todas as funções humanas, o cérebro vem perdendo sua eficácia pelo acúmulo de tarefas, desgaste psicofísico e uma entressafra exacerbada de fluxo de informações.

Costumo destacar para meus pacientes e alunos que vivemos na Era da Densidade Informacional, ou seja, temos uma imensidão de dados para lidar no cotidiano, e, muitas vezes, isto é capaz de gerar um “lixo mental”, o que acarreta na incapacidade de gerirmos tantas informações de forma útil.

Cérebro deve ser estimulado para o próprio funcionamento

Baseado neste contexto, podemos dizer que o dono deste órgão vital, leia-se ser humano, vem se esquecendo cada vez mais de sua brilhante máquina, ou seja, nós enquanto sociedade estamos esquecendo de que o cérebro é como um músculo (sim, isto mesmo, que você pensou! Assim como vamos à academia de ginástica e treinamos bíceps, glúteos e afins). Ou seja, para desempenhar suas funções com qualidade e precisão, ele necessita  ser estimulado.

Nós enquanto sociedade estamos esquecendo de que o cérebro é como um músculo e que precisa ser exercitado.

Dessa forma, uma das técnicas mais efetivas para contribuir para a saúde mental é a Estimulação Cognitiva. Esta técnica usa materiais alternativos (copos de plástico, canudos, talheres, guardanapos, varetas) combinando tarefas cognitivas e motoras ao mesmo tempo. Por exemplo, fazer uma contagem de um a dez enquanto você manipula uma vareta da mão direita para a esquerda.

Efeitos beneficiam todas as faixas etárias

Este mecanismo de ação é capaz de proporcionar efeitos altamente benéficos na Cognição Humana (na articulação do conhecimento e na estabilização mnemônica), isto é, no equilíbrio das memórias. 

Não apenas no aspecto cognitivo, mas também no aspecto físico, dando concretude ao que chamamos de Dupla-Tarefa, que significa realizar uma tarefa cognitiva e motora ao mesmo tempo e com alto desempenho, reduzindo o Piloto Automático. É indicado para todas as idades e auxilia os idosos na reabilitação de sintomas de demências.

Exercícios para estimular seu cérebro

Você pode realizar exercícios diariamente para estimular o seu cérebro. Abaixo, seguem três exemplos simples que podem ser aplicados por pessoas de todas as idades:

  • “Usar mão não-dominante”: Se você é destro (apresenta dominância lateral na mão direita) para realizar as atividades na vida diária, procure usar a mão esquerda em alguma tarefa cotidiana. Isto levará você a reduzir o “piloto automático cerebral”, estimulando a coordenação motora e uma maior atenção na tarefa em si (vale o mesmo se você é canhoto, ou seja, possui dominância lateral na mão esquerda, usar a mão direita);
  • “Andar do outro lado da rua”: Se você refletir neste momento no percurso que você faz quando sai do trabalho para sua casa, perceberá que somos levados a uma automação cerebral, isto é, geralmente andamos do mesmo lado da rua. Experimente “quebrar este paradigma” e desbravar o outro lado da rua;
  • “Recordar sons do dia”: A mente humana nos impõe a mais uma armadilha, pois é muito mais fácil chegarmos à noite e lembrarmos das imagens (visualização mental) que tivemos ao longo do cotidiano. Que tal desafiar-se um pouco mais e recordar os sons atrelados a estas imagens? O barulho da chuva enquanto você mandava o e-mail no escritório, o ruído do freio do ônibus quando você se deslocava para aquela reunião, ou, até mesmo, os sons do restaurante na hora do almoço.

Aumente seu rendimento no dia a dia

Isto é muito contributivo ao que defendo de forma veemente nas minhas intervenções profissionais, tanto na parte clínica quanto na docência que é o Rendimento da Vida Diária. Pode parecer, a princípio, que é um exercício tolo ou extremamente fácil de ser feito, considerando o exemplo que citei acima. No entanto quando você faz com concentração é capaz de gerar um processamento mental mais efetivo e passa a  acessar determinadas áreas do cérebro de forma mais rápida e com menor custo energético mental, o que faz com que você lembre com mais agilidade onde está a chave do carro, das tarefas que você precisa fazer sem ter de olhar a agenda a todo instante, do medicamento que precisa tomar.

Para termos uma harmonia na Era da Densidade Informacional em que vivemos é mais do que necessário termos um Super Cérebro! Para isto, você precisa treiná-lo e a Estimulação Cognitiva é um dos recursos mais fáceis e eficazes que existe!

Marcelo Anselmo

Marcelo Anselmo

Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação; MBA em Marketing; Especialista em Gerontologia; Certificado em Gerenciamento de Estresse; Especialista em Mindfulness e Mindful Eating. Contato: marcelo@plenitudebemestar.com.br