Equipe Personare

Entrevista: organizadora dá dicas de arrumação

Thais Godinho explica como organização pode aprimorar cotidiano

Thais Godinho explica como organização pode aprimorar cotidiano

Entrevista: organizadora dá dicas de arrumação

A falta de organização é como uma bola de neve. O descuido com um simples armário mal arrumado, abarrotado de roupas e outros objetos pode evoluir para um quarto inteiro bagunçado e até para uma casa completamente revirada. Esse desequilíbrio pode afetar inconscientemente as pessoas expostas a ele, mesmo que de maneira sutil, fazendo com que o alcance de um objetivo simples possa se tornar uma dura batalha. Quem explica é Thais Godinho, organizadora profissional e autora do blog Vida Organizada para compartilhar as minhas dicas. Gosto de deixar claro que a pessoa não precisa ser bitolada para ser organizada. Organização tem a ver com praticidade, não estética ou burocratização das atividades no dia a dia.

Organização tem a ver com praticidade, não estética ou burocratização das atividades no dia a dia.

A busca deve ser sempre pela simplicidade, para facilitar o que fazemos e ter um dia a dia com menos estresse. Cada pessoa tem seu ritmo e, com ele, deve vir a sua organização. Não existem regras, nem “certo ou errado”. O certo é o que funciona para a pessoa.

Um dos posts no seu blog fala sobre o significado da motivação e como encontrá-la. Você define que a organização é o caminho para alcançar um objetivo?

Thais Godinho: Sim. Organizar um objetivo é antecipar e fazer as coisas com mais calma e qualidade, sem perder tempo. Quando nos organizamos, o céu é o limite.

Em sua opinião, pessoas ansiosas demais, deprimidas ou estressadas podem ser impactadas positivamente pela organização pessoal?

Thais Godinho: Acredito muito nisso. Cada pessoa deve fazer uma análise pessoal da própria vida para alcançar objetivos em situações diversas. Muitas vezes, o fato de conseguir se organizar norteia a vida de uma pessoa, e o próprio planejamento já ocupa a mente com algo que a motive.

Por que a organização é importante?

Thais Godinho: No dia a dia somos executores. Desde o momento em que acordamos, até a hora de dormir, estamos fazendo coisas. Se não priorizarmos o nosso tempo, os dias passarão sem que nós tenhamos nos dedicado ao que realmente importa na vida – tempo para a família, investir em um curso de capacitação, praticar uma atividade física, etc. Enfim, cada pessoa tem as suas atividades importantes. O tempo não deixa de passar e a vida não para de acontecer; e se nós não nos organizamos, vamos sobrevivendo, em vez de aproveitar o tempo que temos. A organização serve exatamente para isso: termos uma vida significativa, aproveitando o tempo que temos.

Para continuar refletindo sobre o tema

Antes e depois: Home-office

Juntar tralha pode ser doença

10 dicas para transformar o seu quarto

Organize a sua cozinha de forma simples

Olá, essa matéria foi útil para você?
Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais