Anna Carolina Magalhães
  • Por Anna Carolina Magalhães
  • Leia em 3 min.
  • 20/12/2016
  • Atualizado em 17/08/2018 às 16:13

Ayurveda cura desequilíbrios do corpo

Ann Revington e Elisabeth Jaeger explicam benefícios deste sistema de cura

Ayurveda cura desequilíbrios do corpo

As canadenses Ann Revington e Elisabeth Jaeger, duas das maiores especialistas em Ayurveda do mundo, estiveram recentemente no Brasil e ministraram o Workshop de Dinacharya, organizado pela organização Arte de Viver. Durante a passagem pelo país, elas concederam a entrevista abaixo, na qual explicaram os principais benefícios deste sistema de cura.

Personare: Como você definiria o que é Ayurveda?

Ann Revington: Ayurveda é o conhecimento sobre a vida. Este conhecimento existe para nos ajudar a conquistar uma vida longa e saudável, com o objetivo de nos tornarmos frutíferos e alcançarmos nossas metas, atingindo a realização pessoal.

Você acredita que Ayurveda é um caminho para o autoconhecimento?

Elisabeth Jaeger: Com certeza! Ela realmente nos oferece as ferramentas para que tenhamos responsabilidade pela nossa própria saúde e bem-estar.

A Ayurveda define três possíveis perfis biológicos (também chamados de doshas), nos quais cada pessoa se encaixa, que são: vata, pitta e kapha. Quais são os benefícios de descobrir o seu?

EJ: O maior benefício, claro, é o autoconhecimento – e este também nos leva a entender outras questões. Este entendimento significa que somos capazes de rapidamente reequilibrar nosso sistema, antes que problemas mais profundos se desenvolvam. Também nos ajuda a termos mais compaixão com nós mesmos e com as falhas dos próximos. Afinal, como podemos julgar o outro quando vemos a vida como uma grande brincadeira dos doshas?

Como descobrir seus desequilíbrios e equilibrar seus doshas?

EJ: Quando entendemos as características dos 5 elementos da natureza e vemos os desconfortos que eles nos trazem, então podemos agir para trazer o equilíbrio de volta ao nosso corpo, usando o elemento oposto ao desequilibrado. Por exemplo: A Ayurveda define 20 características e elas vêm em pares, como quente/frio, seco/molhado, pesado/leve… Esta é a arte do equilíbrio.

É possível manter uma rotina ayurvédica com uma vida tão movimentada como a da maioria das pessoas?

EJ: Tomar um pouco de cuidado para se reequilibrar pode, na verdade, poupar muito seu tempo. Por exemplo, o desequilíbrio no dosha Vata pode fazer a pessoa esquecer as coisas e se mover de forma confusa, produzindo muito pouco na vida! Uma massagem com óleo quente, de apenas 5 minutos, pela manhã, pode cuidar desse desequilíbrio e tornar a pessoa mais produtiva e focada.

Quando e como vocês descobriram a Ayurveda?

AR: A Ayurveda surgiu na minha vida quando eu estava totalmente envolvida com negócios familiares e três filhos pequenos. Tratamentos regulares e Panchakarma (desintoxicação) durante três dias salvaram a minha vida!

EJ: Eu era realmente fascinada sobre como minha mente funcionava e isso me fez cada vez mais me especializar no assunto.

Ayurveda é uma filosofia ou uma medicina?

AR: É uma junção dos dois e muito mais, porque traz o conhecimento de forma muito prática nos três aspectos da nossa existência: corpo, mente e espírito.

Além de hábitos alimentares, quais outras práticas são recomendadas pela Ayurveda?

EJ: Meditação, exercícios respiratórios, Yoga e rotinas de limpeza.

Vivemos hoje em um contexto de empoderamento feminino. Existe algum programa ayurvédico que traga essa abordagem à mulher?

AR: Além de todos os programas que ajudam na manutenção do corpo e limpeza da mente (o que é sempre ótimo para empoderar!), existe um programa especial para mulheres que procuram constituir famílias no qual a Ayurveda está muito presente – desde a concepção até o cuidado de crianças em torno dos cinco anos.

A área que oferecemos treinamento é para o período chamado de “buraco negro” do cuidado pessoal. De acordo com Ayurveda, os primeiros 6 meses de pós-parto são o tempo em que uma nova mãe pode rejuvenescer totalmente ou então ter sérios problemas de saúde. A estatística mundial de depressão pós-parto já ultrapassa 80%. É um período muito complicado, com dificuldades no sono e muitas mudanças emocionais.

A Ayurveda, com muito sucesso, usa o balanceamento do dosha Vata, incluindo comidas especiais, descansos profundos e longas massagens diárias com óleos para assegurar às novas mães que elas se sintam renovadas e com energia suficiente para serem pilares de uma família feliz e relaxada.

Ayurveda e Doshas

No vídeo a seguir, a Dra. Nisha Manikantan, da Arte de Viver, dá dicas da Ayurveda para ter mais saúde e bem estar na sua rotina, independente do seu tipo de dosha.

Dicas para todos os doshas, com Dra. Nisha Manikantan
Olá, essa matéria foi útil para você?
Anna Carolina Magalhães

Anna Carolina Magalhães

Voluntária há 4 anos na Organização Internacional Arte de Viver, já realizou trabalhos no Brasil, Europa e Índia, em programas educacionais e socioambientais em áreas rurais e comunidades carentes. Tel.: (21) 97992-3588 Saiba mais