Ana Paula Malagueta
  • Por Ana Paula Malagueta
  • Leia em 4 min.
  • 08/12/2019
  • Atualizado em 13/02/2020 às 22:17

Deusas e Rituais para o Final de Ano

Conecte-se com o sagrado feminino e potencialize boas vibrações para o novo ciclo

Deusas e Rituais para o Final de Ano

Todo final de ano, gosto de realizar pequenos rituais para simbolizar e potencializar intenções e vibrações com as quais gostaria de passar todo o ano. Já faz muitos anos que passo com as deusas e rituais que são importantes para mim.

Geralmente, escolho uma principal e faço um pequeno ritual. Como sei que muitas pessoas estão rodeadas de gente ou até fora de suas casas neste período, indico que você faça em um momento que estiver sozinha e que possa focar em si e sintonizar-se com o poder do feminino.

Pensei em compartilhar um ritual simples e direto com as quatro principais energias do nosso feminino, que também representam as fases da lua e as estações da natureza, assim como as diferentes fases do nosso ciclo menstrual. Tudo é cíclico, então, que possamos entrar assim neste novo ano – espiralando, girando e colocando nossas energias em movimento.

QUATRO VELAS, QUATRO FORÇAS

Você vai precisar para esse ritual quatro velas réchaud (ou a vela que você tiver), podem ser todas brancas ou uma de cada cor, representando as diferentes energias com as quais desejamos nos conectar, fortalecer e trazer para este novo ano.

  • Uma vela para a donzela, que simboliza nossa primavera, a lua crescente e o impulso para o novo, força de ação e capacidade intelectual.
  • Uma vela para a mãe, que simboliza nosso verão, a lua cheia e a capacidade de gestar e parir tudo aquilo que desejarmos.
  • Uma vela para a feiticeira, que simboliza nosso outono, a lua minguante e a capacidade de deixar para trás as velhas crenças e os paradigmas limitadores.
  • Uma vela para a bruxa-anciã, que simboliza nosso inverno, a lua nova e a capacidade de manifestar em realidade sonhos, visões e capacidades.

Em algum momento do último dia do ano, coloque as quatro velas, desenhando um quadrado, que, aqui, representará nossa intenção ancorada e manifestada na terra, no agora, neste momento presente, com a força das quatro forças do nosso feminino e da natureza.

Se você desejar impulsionar esse ritual, você pode colocar ao lado e em cada canto deste quadrado, um símbolo que represente o elemento.

  • Donzela – fogo
  • Mãe – água
  • Feiticeira – ar
  • Bruxa- anciã – terra

Sente-se à frente deste quadrado, aquiete-se e conecte-se. Para isso, sugiro a respiração quadrada: inspirando, retendo o ar e expirando. Faça pelo tempo que sentir necessário para estar mais presente em si mesma.

Quando estiver pronta você irá repetir, primeiro em voz alta e depois, mentalmente, pelo tempo que desejar as afirmações abaixo:

Que a Donzela me traga a força, disposição e coragem necessárias para ir atrás do que eu verdadeiramente desejo. Que a Mãe me traga a conexão necessária com meu coração e o mundo para saber exatamente como e quando eu preciso agir em direção aos meus desejos.
Que a Feiticeira me traga o discernimento, a ferocidade e as ferramentas necessárias para manifestar meus desejos e sonhos em minha vida neste ano.
Que a Bruxa-Anciã me traga a serenidade, paciência e confiança para acreditar que tudo irá se resolver e acontecer no tempo perfeito e benéfico para mim e para todos os envolvidos.

E que assim seja e assim o é!

Fique repetindo essas frases com foco e determinação pelo tempo que desejar. Quando terminar, se for possível e seguro, deixe as velas queimarem até o final. Senão, você pode acendê-las no dia seguinte e repetir o ritual para reafirmar suas intenções.

Agradeça e que sua entrada de ano seja muito poderosa, alinhada e em parceria com seu feminino e suas diferentes manifestações. Depois, conte-me como foi e as reverberações desse singelo mais forte ritual!

Olá, essa matéria foi útil para você?
Ana Paula Malagueta

Ana Paula Malagueta

Utiliza diferentes formas, ferramentas e caminhos como o Yoga, Astrologia, Tarot, Danças Circulares, BodyTalk e movimentos em grupos de mulheres para acessar, desenvolver, resgatar e integrar as energias dos Sagrados Feminino e Masculino em nossas vidas. Saiba mais