Adriana Di Lima
  • Por Adriana Di Lima
  • Leia em 3 min.
  • 05/12/2016
  • Atualizado em 07/05/2020 às 18:18

Descubra os 3 móveis mais importantes no Feng Shui

Organização de determinadas mobílias impacta sensação de segurança e poder

Descubra os 3 móveis mais importantes no Feng Shui

É chamado “Lugar de Poder” o espaço mais propício do cômodo, aquele no qual uma pessoa pode colocar seus móveis.

A ideia é que ela possa experimentar a melhor posição quando estiver em sua cama, cadeira de trabalho ou sofá – essas são as três grandes análises num local que mais influenciam nossa vida atualmente.

O “Lugar de Poder” proporciona, ainda, o melhor aproveitamento do potencial pessoal de alguém, que acontece de acordo com a escolha da posição dos seus móveis.

O “Lugar de Poder” proporciona, ainda, o melhor aproveitamento do potencial pessoal de alguém, que acontece de acordo com a escolha da posição dos seus móveis.

Quando bem posicionadas em um ambiente, essas mobílias promovem sensações de segurança e bem-estar.

Vale reforçar que as dicas que encontra abaixo não levam em conta conceitos como “certo x errado”, que estão cada vez mais distantes de nossa realidade – e isso também se aplica à maneira como decidimos decorar nossa casa.

Não há mais espaço para rigidez de conceitos, dogmatismos ou posições radicais sobre o que deve ser feito.

No Feng Shui, a ideia não é determinar um jeito específico de organizar os ambientes – ditando como você deve escolher as cores ou a posição de móveis e espelhos.

A proposta é fazer o melhor possível, levando em conta suas prioridades no momento e a atenção que dá a elas, usando a seu favor a arte de viver bem que esta terapia de ambientes promove.

Para isso, veja abaixo alguns exemplos práticos de como posicionar seu sofá, cama e cadeira de trabalho – sempre com mais de uma oportunidade de escolha dentro de um ambiente, beneficiando as melhores energias para sua vida.

Cama: qual a melhor posição?

Em um dormitório, por exemplo, o “Lugar de Poder” para sua cama deverá levar em consideração as seguintes indicações abaixo, conforme suas prioridades:

Fique o mais longe possível da porta. Assim, ficará mais protegido de eventuais barulhos e correnteza indevida de vento, também chamada de energia “qi agressiva”. Ao colocar a cama longe da porta, você tende a se sentir mais protegido na hora de dormir.

Nessa posição, o ideal é que veja a porta, mas não fique diretamente na frente dela. A parte mais distante do quarto, diagonalmente a partir da entrada, oferece o melhor da posição de comando, o qual chamamos de “Lugar de Poder”.

Outra dica é não permitir, se possível, que seus pés terminem exatamente de frente para a porta, pois essa posição também o deixará vulnerável à energia “qi agressiva”, além de não permitir uma boa visão de quem entra no quarto.

Tudo isso ocasiona uma sensação de falta de estabilidade e de comando, enquanto estiver deitado.

Também é indicado que a cabeceira fique encostada em uma parede sem janelas e, preferencialmente, não entre em contato com a parede do banheiro. Neste caso, existe a possibilidade do encanamento do banheiro estar encostado à cama, o que expõe você a barulhos na hora de dormir, como a passagem da água nos canos.

Além disso, a rede de esgoto possui energias desfavoráveis e, por isso, não devem entrar em contato com a cama.

Portanto, essa é a prioridade para posicionar nossa cama. E, de acordo com as possibilidades do local, procuramos chegar o mais próximo dela, considerando em primeiro lugar a porta e, depois, a parede sem janela.

Sofá na sala de estar: como posicionar?

Não é indicado que sofás fiquem de costas para a porta de entrada, pelo menos a uma distância menor que 4 metros, pois não traz a posição de comando para quem estará nele. Nesse caso, o seu “Lugar de Poder” numa sala é:

  • Deixar o sofá posicionado como se recebesse as pessoas que adentram o ambiente, como se quisesse “abraçar” os convidados, como mostra a figura abaixo. Assim, é possível que haja melhor interação entre as pessoas, de maneira mais facilitada e cordial.

Nesse caso, a prioridade é, deixar o sofá o mais longe possível da porta e, depois, de frente para quem chega ao local.

Cadeira de trabalho: como posicionar?

No local de trabalho, é primordial a busca de um lugar que garanta mais conforto e estabilidade de energia, para que a sua produção seja melhor e mais eficiente.

Para isso, a posição da cadeira de trabalho num escritório também se beneficia quando está em seu melhor “Lugar de Poder”, que pode ser escolhido pelas indicações:

Numa sala comercial ou escritório, procure o local mais distante da porta e de frente para ela. Encoste sua cadeira numa parede que não tenha grandes aberturas (se tiver, coloque uma cortina pesada ou uma persiana para sustentar a energia das costas da pessoa que sentará ali).

Conseguindo ver quem entra na sala e apoiado pela força sólida da parede atrás, você garante que seu trabalho aconteça com mais fluidez e confiança, pois fortalecerá seu comando e segurança.

Assim, também são escolhidos os lugares para a cadeira do diretor em uma mesa de reunião, por exemplo, como na foto acima.

Concluindo nossa perspectiva de indicação com as prioridades, é possível analisar todos os ambientes em uma casa ou qualquer outro local, sem negligenciar as possibilidades particulares que cada lugar apresenta.

É possível alcançar mais bem-estar e qualidade de vida começando com essas considerações importantes, que nos permitem aproveitar melhor as energias que nos cercam.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Adriana Di Lima

Adriana Di Lima

Professora e Consultora de Feng Shui e Astrologia Chinesa, agrega a Medicina e a Sabedoria Oriental Chinesa em atendimentos. Saiba mais