Mariel Lombardi
  • Por Mariel Lombardi
  • Leia em 3 min.
  • 22/05/2018
  • Atualizado em 02/08/2019 às 17:28

Cosméticos orgânicos e naturais: por que optar?

Além de gerar menor impacto socioambiental, produtos cuidam da saúde de dentro para fora

Cosméticos orgânicos e naturais: por que optar?

Se fosse preciso justificar a escolha por cosméticos naturais e orgânicos, dois argumentos bastariam. Primeiro, eles fazem um grande bem para a saúde.Além dos benefícios estéticos, os cosméticos orgânicos têm em sua composição derivados de fontes ricas em muitos tipos de nutrientes como vitaminas, minerais e metabólitos secundários, que são importantes para o nosso organismo como um todo.

Em segundo lugar, a produção dos cosméticos orgânicos acontece a partir do uso racional dos recursos naturais e da preservação do meio ambiente, ou seja, gera menor impacto socioambiental.

Essa conversa toda sobre mudança de hábitos não é recente e tende a se fortalecer muito mais nos próximos anos. Isso é consequência das transformações (naturais e comportamentais) que o mundo todo tem passado. Um exemplo estatístico é a pesquisa realizada em 2017, pela consultoria americana Grand View Research, que revelou que até 2025 o setor de cosméticos orgânicos deve movimentar US$ 25,1 bilhões em todo o mundo. O estudo avaliou mais de 30 países. Dentro da América Latina, o Brasil se destaca como maior potencial de crescimento no ramo.

Cosméticos orgânicos: livres de químicas

Diversos estudos já apontaram que aproximadamente 60% das substâncias que entram em contato com a pele vão parar na corrente sanguínea. São justamente as linhas de cosméticos industriais que merecem atenção já que levam em suas fórmulas produtos químicos sintéticos e derivados de petróleo. O acúmulo de composições químicas e desconhecidas em nosso corpo, certamente, acarretará em diversos danos à saúde.

Por outro lado, os cosméticos naturais e orgânicos são produzidos sem conservantes ou fragrâncias artificiais, sem parabenos ou silicone, sem ingredientes geneticamente modificados ou irradiados, derivados de petroquímica ou animal, sem metais pesados, além de não passar por nenhum teste em animais.

A indicação é ainda mais assertiva para pessoas com peles sensíveis. É justamente por serem formulados com ingredientes naturais que os cosméticos orgânicos se adaptam imediatamente com o organismo, garantindo ótima absorção e com chances quases nulas de reações alérgicas.

Os benefícios se estendem também ao meio ambiente já que empresas que produzem cosméticos orgânicos, como é o caso da Glory By Nature, se preocupam, inclusive, em comercializar seus produtos em embalagens totalmente recicláveis e biodegradáveis.

Mudança de hábito

 Mudar hábitos que fazem parte da nossa rotina durante anos não é uma tarefa simples, nem mesmo da noite para o dia. Mas fazer reflexões sobre seu estilo de vida e seus conceitos sobre tendência, saúde e bem-estar é um excelente primeiro passo.

Cada vez mais notamos uma escolha mais rigorosa em relação ao que comemos e bebemos. Buscamos alimentos mais saudáveis e passamos a dispensar os processados, enlatados, com alto teor de gordura. Por que não estender essa seleção criteriosa – e muito mais saudável – aos cosméticos corporais, faciais, de cabelo e até maquiagem?

Os sabonetes de argila, por exemplo, substituem perfeitamente os sabonetes industrializados e ainda promovem uma esfoliação natural, que remove as células mortas, limpa profundamente, atua na eliminação de manchas, cicatrizes, além de devolver a elasticidade da pele. É assim que precisamos pensar e substituir malefícios por benefícios.

 Uma vez decidido a  optar pelo uso dos cosméticos orgânicos, não se preocupe em se livrar de uma vez só de todos os produtos artificiais que tem em casa. Vá substituindo gradativamente seu estoque, experimentando, até, finalmente, sentir-se seguro e satisfeito com seu novo estilo de vida. Todo dia é dia para começar!

Olá, essa matéria foi útil para você?
Mariel Lombardi

Mariel Lombardi

Nascida em Curitiba, 31 anos. Mora em Londrina. Nutricionista formada pela Universidade Positivo, especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterápica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tem carreira desenvolvida na área clínica. Sócia e co-fundadora da marca de cosméticos orgânicos e veganos Glory By Nature. Saiba mais