Pesquisar
Loading...
  • Virada Sustentável agita o Rio de Janeiro

    Festival terá centenas de atividades gratuitas espalhadas pelo estado

    Atualizado em

    Entre os dias 7 e 10 de junho (quinta a domingo), o Rio de Janeiro acolherá a segunda edição da Virada Sustentável. Cerca de 530 atrações estão confirmadas entre projetos culturais, apresentações musicais, exposições, atividades infantis, jogos, oficinas, shows, performances, atividades zen, rodas de conversa e painéis de conhecimento, com temas culturais, sociais, ambientais e de conhecimento que demandam urgência no engajamento da sociedade.

    O objetivo é aumentar o engajamento da sociedade em relação ao tema sustentabilidade usando elementos lúdicos, festivos e inspiradores como ferramentas. O festival busca unir causas e organizações transformadoras, proporcionando uma virada de consciência na população.

    As atividades estarão distribuídas por diversos pontos da cidade do Rio, Grande Rio e do interior. Os municípios de Petrópolis, Niterói, Três Rios; as comunidades da Maré, Babilônia, Cantagalo, diversos bairros como Jacarepaguá, Vargem Grande, Sepetiba, Grajaú, Tijuca, Laranjeiras, Cosme Velho, Jardim Botânico, Ipanema, Copacabana, Lagoa e Lapa estão no programa. Portanto, não há desculpa para não participar!

    Virada Sustentável ocupando Grande Rio e cidades do interior

    Entre os locais que acolherão a programação estão o Parque das Figueiras, a Casa de Cultura Laura Alvim Museu de Arte do Rio, Museu do Meio Ambiente, AquaRio, Parque Madureira, Espaço MOVA, Espaço T.E.R.R.A., Casa Gaia, Ponto de Luz, Casa Anitcha, Praça dos Arcos da Lapa e todas as 18 unidades do SESC.

    Para Renato Saraiva, Coordenador Geral da Virada Sustentável Rio 2018, o maior desafio da edição deste ano é levar o festival para o máximo possível de espaços e bairros. “Acredito que estamos conseguindo: já são mais de 80 espaços do Grande Rio e em mais de 11 cidades do interior”, ressalta Renato.

    A exemplo do ano passado, a programação foi baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), que revela a natureza transversal do conceito, ampliando o entendimento do termo sustentabilidade (que antes visava apenas o não esgotamento dos recursos naturais e o uso inteligente dessas fontes), que abrange desde a erradicação da pobreza até o bem-estar pessoal, passando pela igualdade de gênero, consumo e produção sustentável e crescimento econômico.

    Destaques da programação Virada Sustentável Rio 2018

    No dia 7 de junho, quinta-feira, a Virada Sustentável começará com uma Regata Ecológica que fará um mutirão de limpeza na Baía de Guanabara, coordenada pelo Instituto Rumo Náutico, da família Grael, em Niterói. Também terá a exibição do documentário “Baía Urbana”, seguido de debate com o diretor Ricardo Gomes. No Museu de Arte do Rio (MAR), acontecerão três painéis da Virada ao longo do dia, com os temas “Igualdade Social”, “Segurança Pública” e “Mobilidade Urbana”. À noite, acompanhando o espírito do festival, a Virada transformou o tradicional coquetel de abertura para patrocinadores em uma ação social em que os mesmos serão voluntários no Refettorio Gastromotiva, servindo o jantar para 90 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

    Na sexta-feira, dia 8, acontece a abertura oficial da Virada Sustentável no Museu de Arte do Rio (MAR), com um painel de abertura, com o tema “Parcerias para a Sustentabilidade”, seguido pelos painéis de “Águas”, “Novas Economias” e “Economia Circular”. Na Praça dos Arcos da Lapa, acontecerão diversos shows musicais, como Afrojazz, Baque Mulher, Júlia Vargas e a grande atração da noite, Elza Soares. Neste dia, a Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, será palco de oficinas, rodas de conversa e exposição artística. No Cantagalo, o Favela Hub apresenta filme de realidade virtual da Conservação Internacional, oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas. No Bondinho do Pão de Açúcar, no Morro da Urca, acontece um seminário e exibição de curta-metragens da Semana do Meio Ambiente da Unirio. Na Casa Anitcha, no Grajaú, na Casa Gaia, no Méier, na Mi Casa 328, em Jacarepaguá, e em Nova Sepetiba, acontecem mais apresentações artísticas, oficinas e rodas de conversa.

    No sábado, dia 9, acontecerão três painéis da Virada ao longo do dia no Museu de Arte do Rio (MAR), com os temas “Clima”, “Alimentação” e “Igualdade de Gênero”. O Parque das Figueiras, na Lagoa, será totalmente ocupado com diversas atividades artísticas, de ação e conhecimento e de saúde e bem-estar. A partir das 15h30, o ‘Palco Delas” receberá as apresentações de Virgo, Luiza Boê, Luciane Dom e Mulheres de Buço. No Refettorio Gastromotiva, na Lapa, e na Paróquia São José da Lagoa haverá feiras orgânicas, rodas de conversa e oficinas. O Parque Madureira será palco do projeto associado “Corpos (in)visíveis”, com diversas atividades artísticas e de conhecimento. Na Casa Anitcha, na Casa Gaia, na Mi Casa 328 e em Nova Sepetiba, a programação continua neste dia com diversas atrações.

    No domingo, dia 10, o Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico, é o cenário do painel “Diálogos Interreligiosos” e de um ato interreligioso com líderes de diversas religiões. No Parque das Figueiras, na Lagoa, segue a programação da Virada com diversas atividades, até seu encerramento com uma grande festa artística ao final do dia.

    Assim como em sua primeira edição, todas as atividades têm entrada gratuita. Na edição de 2017, o festival promoveu mais de 400 atrações e ocupou 39 bairros em 84 locais do Rio de Janeiro. Confira aqui a programação completa.

    Personare propõe jornada de transformação com programação especial

    Que tal uma pausa da rotina, sem precisar sair do Rio de Janeiro? Venha passar o fim de semana com a gente na Tenda do Personare, na Virada Sustentável. Serão dois dias com atividades e vivências com os nossos especialistas, que te ajudarão a lidar com desafios do seu momento.As atividades são gratuitas, mas o local é sujeito a lotação. Chegue cedo!

    Faça a sua pré-inscrição para participar de sorteios presenciais de consultas com especialistas.

    Para se inscrever e ver a programação completa: https://persona.re/Ingresso-Gratuito

    Personare

    Personare

    A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

    Saiba mais sobre mim