Uso de florais na gravidez
Essências podem trazer mais tranquilidade durante a gestação
Por Carolina Arêas
Hormônios a mil, o coração explodindo de alegria, uma benção crescendo dentro do corpo e, ainda assim, algumas dúvidas, questionamentos, incertezas. São tantos “serás”…
- Será que vou dar conta?
- Será que vou aprender a lidar com a gangorra emocional e as lágrimas que passaram a vir mais fácil?
- Será que o enjoo e a azia são normais?
- Será que está tudo bem com o bebê?
- Será que alguma hora este sono imenso irá passar?
- Será que vai dar tudo certo no parto?
Vivenciar de modo positivo as mudanças no corpo e na vida que acontecem durante a gravidez é o desejo de todas as mulheres. Mas diante de pequenas encucações que surgem durante os nove meses, a tranquilidade nem sempre faz parte da rotina da futura mamãe.
Alguns florais podem ser preciosos para acalmar os corações maternos e equilibrar alguns altos e baixos da gravidez. Seu uso pode se estender durante toda a gestação e continuar no pós-parto, com o acompanhamento de um terapeuta profissional. Veja abaixo:
- Chamomile (Califórnia) – acalma e alivia enjôos e problemas estomacais.
- Lavender (Califórnia) – tem efeito sedativo, drenando o excesso de tensão nervosa assim como a hipersensibilidade.Tranqwu
- Mariposa Lily (Califórnia) – esta flor é relacionada com Deméter, deusa grega irmã de Zeus, a qual atribuem o símbolo da mãe nutridora que protege e cuida de seus filhos. A essência floral cria um belo e forte elo emocional e espiritual entre a mãe e a criança que está para nascer.
- Olive (Bach) – excelente para o pós-parto ou para o cansaço das noites não dormidas (antes ou depois do nascimento do bebê).
- Red Chestnut (Bach) – dissipa as preocupações e o excesso de ansiedade relativos à gravidez e ao filho que vai chegar.
- Walnut (Bach) – excelente para acompanhar as mudanças que surgem a cada etapa da gravidez.
Nota importante sobre a escolha dos florais
A automedicação de florais parece bem fácil. A pessoa procura por palavras-chave e escolhe as essências. Você não precisa se identificar com 100% das características de uma essência para tomá-la. Eles não apresentam contra-indicação, mas para fazer a escolha correta é preciso conhecer os sistemas florais e, ao mesmo tempo, ter capacidade de perceber claramente as questões pessoais ou das pessoas próximas, o que nem sempre é simples. Por isso, um profissional capacitado é sempre a melhor opção.
Iniciou sua formação como terapeuta floral através do Healing Herbs, da Inglaterra, estudando as essências de Bach. Também trabalha com Reiki nível II e massoterapia ayurvédica, e é co-criadora do projeto "Word Rocks" e “Love it Forward List”.
Saiba mais sobre mim- Contato: carolinaareas@yahoo.com.br