Pesquisar
Loading...

Paternidade no Mapa Astral

A paternidade no Mapa Astral revela como uma pessoa pode nutrir talentos e estimular a autoexpressão nos filhos se souber usar a seu favor

Atualizado em

A Paternidade no Mapa Astral pode ser revelada por meio de quatro pontos: Saturno, Sol, Casa 10 e Casa 5. Isso porque:

  • Saturno revela como uma pessoa percebe o pai como alguém em posição de estrutura e disciplina.
  • O Sol indica como uma pessoa vê a figura paternal como fonte de identidade e inspiração e revela se o pai teve influencia no desenvolvimento da autoconfiança da sua prole.
  • A Casa 10 mostra a dinâmica da relação entre uma pessoa e seu pai, incluindo expectativas e legado.
  • E, por fim, a Casa 5 retrata como uma pessoa se expressa como pai, destacando a abordagem lúdica, criativa e afetiva na criação dos filhos.

Nesse artigo, portanto, em que vamos falar sobre a Paternidade no Mapa Astral, o foco será o signo em que você ou seu pai tem na quinta casa porque é essa área que vai mostrar qual relação que será construída com filhos ao longo da vida.

Você vai aprender logo abaixo como encontrar gratuitamente o signo da Casa 5 e entender o significado de cada signo nessa área.

O que é a Casa 5 no Mapa Astral?

A Casa 5 no Mapa Astral é uma das doze divisões da roda zodiacal que representa áreas específicas da vida de uma pessoa. Ela é tradicionalmente associada à criatividade, ao prazer e às expressões mais autênticas do eu. Esta casa rege:

  • Criatividade e as formas de expressão artística de uma pessoa.
  • Diversão e as atividades que dão prazer.
  • Romances e a paixão.
  • Esportes e como cada pessoa vivencia as atividades físicas.
  • A relação com os filhos, bem como o desejo de ter e criar crianças, como você pode ver melhor abaixo.

Descobrir a casa 5 no Mapa

Para começar a entender como é ou será sua paternidade, é preciso encontrar o signo que está no ínicio (cúspide) da quinta casa do Mapa Astral. É fácil e gratuito, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse aqui o Mapa Astral grátis Personare.
  • Inclua seus dados de nascimento e seu nome completo ou faça login no site (caso já tenha cadastro)
  • No seu Mapa, há seu Perfil Astrológico embaixo da mandala do seu Mapa. Ali, selecione a opção Casas Astrológicas.
  • Veja que você tem 12 casas astrológicas no seu Mapa e cada uma delas começa em um signo. Isso é importante para você reconhecer a presença de todos os signos na sua personalidade.
  • Procure o signo que está na Casa 5, é ele que vai revelar como é sua paternidade. Como no exemplo da imagem abaixo, em que a pessoa tem Aquário na quinta casa.
Casa 5 Mapa Astral

Paternidade no Mapa Astral

A Casa 5 é fundamental para entender questões relacionadas à paternidade no Mapa Astral porque revela como uma pessoa se envolve com os filhos, destacando a abordagem lúdica, afetuosa e criativa na criação.

A presença de planetas e o signo presente nesta casa podem indicar o estilo de paternidade, enfatizando como se manifesta o amor e a dedicação aos filhos e, além disso, a capacidade que um pai tem de nutrir talentos e estimular a autoexpressão nos filhos.

Agora que você já sabe qual signo você ou seu pai tem nesta casa, veja uma descrição de como tende a ser sua paternidade.

Casa 5 em Áries

Pais com a Casa 5 em Áries costumam ser divertidos e valorizar a independência. Geralmente são pessoas com poucos filhos, mas quando os têm, são generosos. Além disso, quando os filhos crescem, a relação tende a ser leve e amigável.

Porém, essa paternidade pode ser impaciente e dominante, o que em excesso pode levar a conflitos e sufocar a individualidade dos filhos.

Casa 5 em Touro

A paternidade de quem tem a Casa 5 em Touro tende a ser estávelis e constante. Esse pai costuma trabalhar duro para oferecer segurança material e emocional, mas também é muito presentes na rotina dos filhos e extremamente protetor.

Porém a proteção excessiva pode limitar a independência dos filhos.

Casa 5 em Gêmeos

Os pais com a Casa 5 em Gêmeos geralmente são aqueles que explicam tudo racionalmente aos filhos. Por isso, costumam gostar mais da relação quando os filhos são mais velhos e capazes de dialogar. Desejam que os filhos sejam cultos e inteligentes, refletindo suas próprias qualidades.

Mas a falta de carinho físico pode afetar o desenvolvimento emocional dos filhos. E, além disso, as expectativas intelectuais altas podem ser pressionantes.

Casa 5 em Câncer

Pais com a Casa 5 em Câncer tendem a ser muito carinhosos, mas podem ser emocionalmente instáveis, causando insegurança nos filhos. Amam a tranquilidade e podem se incomodar com a energia alta das crianças.

Muito ligadas emocionalmente à própria cria, estas pessoas costumam ser muito devotadas aos filhos.

Casa 5 em Leão

A paternidade de quem tem a Casa 5 em Leão tende a ser do tipo que tem necessidade de exibir os filhos. É um pai que costuma gostar de ficar rodeado pelos filhos. Ou seja, sentem muito orgulho de ser pai e das pessoas que estão criando.

Só devem estar ter atenção para não projetar nas crianças a responsabilidade por seus sonhos pessoais não realizados.

Casa 5 em Virgem

Pais com a Casa 5 em Virgem costumam ser detalhistas e exigentes, focados na rotina e performance dos filhos. Sua veia perfeccionista os faz querer ser muito presentes na rotina dos filhos.

Têm dificuldade em impor disciplina e limite e podem ser exigentes a respeito de sua performance.

Casa 5 em Libra

Com a Casa 5 em Libra, a paternidade dessas pessoas costuma ser criativa. Gosta de criar uma relação mais mental e intelectual com os filhos. Além disso, costuam amar reuniões familiares e sociais com os filhos presentes.

Porém podem apresentar desinteresse por cuidados na primeira infância, o que pode afetar a vinculação inicial. Isso porque o foco na independência pode negligenciar necessidades emocionais precoces.

Casa 5 em Escorpião

Pais com a Casa 5 em Escorpião tendem a ser profundamente emocionais, protetores e possessivos. Além disso, têm dificuldade em delegar cuidados e podem ser ciumentos. São generosos, mas podem ter dificuldade em entender desejos diferentes dos filhos.

São pessoas que podem apresentar dificuldade em aceitar a individualidade dos filhos, o que pode gerar conflitos.

Casa 5 em Sagitário

Os pais com a Casa 5 em Sagitário tendem a ser generosos e otimistas, com uma relação próxima e super calorosa com os filhos. Isso porque permitem uma troca saudável, sem sufocar.

Mas o excesso de liberdade pode levar a falta de limites e, além disso, são pessoas que podem ignorar problemas reais.

Casa 5 em Capricórnio

Quem tem a Casa 5 em Capricórnio costuma desempenhar a paternidade com muito cuidado, mas pouco carinho. Isso porque focam na melhor educação e disciplina e, assim, podem ser severos na imposição de regras.

A falta de carinho é uma reclamação bem comum de filhos que têm pais com a casaa 5 capricorniada, e isso pode afetar o vínculo emocional levando à resistência ou rebeldia.

Casa 5 em Aquário

Pais com a Casa 5 em Aquário tendem a ser simpáticos e sofisticados, preferindo relacionar-se com filhos adultos. Respeitam muito a liberdade e, por isso, podem ter dificuldade em impor regras.

Por terem dificuldade de se relacionar com crianças, podem acabar criando distância emocional já na primeira infância, o que pode afetar o vínculo mais tarde.

Casa 5 em Peixes

Pessoas com Peixes na Casa 5 costumam ter vários filhos e possivelmente nutrirão uma relação profundamente amorosa com eles, quase idealizada. São pais que tendem a ser românticos e amorosos.

Projetam muitas expectativas nos filhos, o que pode causar desilusão e frustração.

Ausência paterna

Muita gente convive com a ausência paterna. Segundo dados de 2023 do Portal da Transparência do Registro Civil, mais de 100 mil crianças foram registradas no Brasil sem nome do pai naquele ano. Ou seja, não é um assunto fácil de ser analisado.

Há alguns artigos que podem ajudar você a entender seu papel nessa construção social, seja você filha, filho ou pai:

Marcia Fervienza

Marcia Fervienza

Astróloga e terapeuta há mais de 20 anos. Associa sua experiência com aconselhamentos analíticos ao trabalho com Astrologia para facilitar o autoconhecimento, o empoderamento e a transformação pessoal.

Saiba mais sobre mim