Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...
Sonhar com tsunami: o que significa?

Sonhar com tsunami: o que significa?

Ondas de um tsunami em sonho representam a dimensão psíquica de maneira destrutiva e pedem atenção às emoções

Sonhar com tsunami pode indicar a perda da estabilidade emocional do sonhador, apontando a necessidade de reorganizar e reencontrar o equilíbrio dentro de si mesmo.

Como os sonhos podem ser um canal de comunicação consigo mesmo, uma forma de autoconhecimento, vamos entender melhor sobre o símbolo e o que significa sonhar com tsunami em diferentes contextos.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender o sonho com tsunami.

Sonhar com tsunami: é bom ou ruim?

Os tsunamis ocorrem devido a uma somatória de fatores. O principal deles está ligado a grandes deslocamentos e abalos do solo abaixo do oceano.

Consequentemente, isso move uma grande quantidade de água, que se expressa em forma de ondas enormes e devastadoras, que quebram em regiões costeiras.

Do ponto de vista simbólico, podemos refletir sobre a força e a energia psíquica que estão sendo mobilizadas pelo inconsciente quando esta imagem permeia um sonho.

A água é uma forte representação das emoções no plano psíquico, portanto, manifestação do próprio inconsciente.

Já um tsunami nos fala dessa dimensão emocional de forma invasiva, destrutiva ou, pelo menos, muito aparente e significativa.

O principal aspecto a ser observado em um sonho com tsunami é a maneira como o sonhador reage ou atua em relação ao símbolo.

Certamente, trazem reflexões diferentes: ser engolido por um tsunami ou se afogar e surfar em um. O símbolo é o mesmo, mas a atuação do ego no sonho é bem diferente, e essa informação é crucial para a compreensão do sonho.

Poseidon é o deus da mitologia grega responsável pelos terremotos e maremotos. Sobre isso, podemos inferir que o símbolo do tsunami provém de forças psíquicas mais profundas e inconscientes que estão se movimentando e se apresentando à consciência.

A solidez e a estabilidade são perdidas e uma nova reorganização se faz necessária. Não raro, a destruição ocorre em algum nível para dar lugar a um amadurecimento da personalidade.

COMO ENTENDER O SIGNIFICADO DO SEU SONHO

Sonhar com tsunami pode ser assustador. No entanto, mesmo que de imediato não remeta a alguma situação real, a sua amplificação talvez faça revelações importantes.

A amplificação de um sonho consiste em explorar mais a fundo os simbolismos daquilo que o inconsciente escolheu para representar uma situação psíquica para nós.

Nesse sentido, as perguntas que fazemos para o sonho nos permitem aprofundar no sentido que o símbolo tem para cada um, individualmente. Elas facilitam a reflexão e estimulam associações entre o sonhador e as suas próprias vivências.

PRIMEIRO PASSO: PERGUNTAS PARA SE FAZER SOBRE O SONHO

  • Como se dá essa onda?
  • O sonhador é engolido por ela ou consegue se livrar por meio de uma solução criativa?
  • É uma onda arrasadora ou permite que algo seja feito?
  • Quais as emoções que o símbolo evoca no sonhador?

SEGUNDO PASSO: O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA SUA VIDA REAL

  • Sinto-me invadido por emoções incontroláveis?
  • Há uma movimentação interna que me desestrutura e me obriga a mudar?
  • Sou capaz de criar soluções e providências criativas para a minha falta de controle e momentos de crise?

O QUE SIGNIFICA SONHAR COM TSUNAMI?

Como vimos, o significado de sonhar com tsunami pode ser bem diferente de acordo com a postura do sonhador. A seguir, veja algumas das principais explicações sobre o que é sonhar com jacaré.

Sonhar que está sendo engolido pelo tsunami

Sonhar que um tsunami chega de maneira inadvertida e engole o sonhador pode indicar que a personalidade como um todo está sendo colocada em contato com conteúdos inconscientes de maneira que o sonhador não tem como fugir.

É preciso lidar com o que se apresenta de maneira direta e efetiva.

Sonhar que não é levado pela força do tsunami

Alguns sonhos em que este símbolo está presente demonstram que o sonhador tem recursos criativos para lidar com essa força inconsciente – pode surgir surfando ou se agarrar a uma corda ou estrutura fixa, sem que seja levado ou engolido por essa força.

Na prática, o sonhador consegue de maneira criativa lidar com situações críticas e limítrofes sem se desestruturar, ou pelo menos se reorganizando de maneira eficiente.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais