Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...
Sonhar com água: o que significa?

Sonhar com água: o que significa?

Sonhos com água pedem atenção a questões emocionais e espirituais. Conheça o simbolismo desse elemento

Sonhar com água pode estar relacionado às emoções. Além disso, o contexto em que esta água se apresenta pode indicar a forma com que estamos lidando com esses sentimentos.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

SONHAR COM ÁGUA: É BOM OU RUIM?

A água é o elemento primordial à existência da vida neste planeta. 70% do nosso corpo é constituído por água. Ela está na chuva, nos rios, mares, oceanos e também em nossas torneiras, chuveiros e máquinas de lavar.

É um recurso do qual somos absolutamente dependentes e que, muitas vezes, não o reverenciamos devidamente em sua importância.

A água não possui forma. Ela adquire a forma de seu recipiente e sua ação se dá pela fluidez, continuidade e persistência, como diria o famoso ditado “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.

Isto é, a água não poderia contra uma pedra de maneira imediata, mas sua ação lenta e constante é capaz de transformar os obstáculos e contenções em seu caminho, tornando-os um leito para sua passagem.

Simbolicamente, a água está fortemente relacionada às emoções e pode nos falar dessa dimensão psíquica em nós.

É bastante diferente sonhar com uma poça de água e com um tsunami. Da mesma maneira, nos traz diferentes informações um sonho em que a água está represada e outro em que a água flui.

Outro aspecto muito fortemente ligado à água é o da purificação – sonhar com água suja ou sonhar com água limpa tem significado bem distinto.

As limpezas física, mental e espiritual estão presentes no simbolismo da água benta, da imersão na água do batismo, da água energizada do espiritismo, entre outros rituais.

A água também pode ser turva, pode conter peixes e outros seres, pode ser um espelho d’água, o que fala de sua dimensão criativa, fértil e profunda, ou o seu contrário.

Algumas divindades mitológicas e religiosas estão associadas a esse elemento, como Iemanjá, Poseidon, Narciso, as sereias e Anuket, entre outros. Elas têm em comum suas personalidades inconstantes, furiosas, envolventes, encantadoras, criativas e paradoxalmente destrutivas.

COMO ENTENDER O SIGNIFICADO DO SEU SONHO

Sonhar com água pode ser assustador. No entanto, mesmo que de imediato não remeta a alguma situação real, a sua amplificação talvez faça revelações importantes.

Por isso, algumas perguntas podem ajudar nesse processo de entender a simbologia do sonho, facilitando a autorreflexão e estimulando que a pessoa faça associações com o que vive no cotidiano ou com situações que já vivenciou.

E, principalmente, levar a interpretação para a vida real e conseguir tomar alguma atitude.

PRIMEIRO PASSO: PERGUNTAS PARA SE FAZER SOBRE O SONHO

  • De onde provém essa água: de um rio, do oceano, de uma poça, um aquário, um tsunami?
  • Qual a interação do sonhador com essa água?
  • Está limpa, turva, parada, cheia de vida, contaminada?
  • Em que contexto se encontra o símbolo?

SEGUNDO PASSO: O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA SUA VIDA REAL

  • Que emoções e sentimentos cultivo internamente?
  • Expresso emoções e sentimentos livremente ou os contenho defensivamente?
  • Sou invadido por minhas emoções e fico incapacitado de ver como estou atuando em minhas relações?
  • Como lido com minha própria expressão criativa?

O QUE SIGNIFICA SONHAR COM ÁGUA?

Sonhar com água suja

O significado de sonhar com água suja, sonhar com água barrenta ou sonhar com água escura pode variar dependendo se for água de piscina, de rio, de mar ou outro tipo.

No entanto, de forma geral, pode indicar que as emoções do sonhador estão turvas e há a impossibilidade de enxergar o que está mais profundo e contido.

Sonhar com água limpa

Ao contrário de sonhar com água muito suja, sonhar com água limpa ou sonhar com água cristalina tem um simbolismo positivo. Pode significar que mudanças, curas, transformações e ajustes estão ocorrendo em sua vida.

Se for água limpa em correnteza é um bom indicativo de que você está passando por momentos leves ou que a calmaria está próxima.

Sonhar com muita água

Se for água limpa em correnteza é um bom indicativo de que você está passando por momentos leves ou que a calmaria está próxima.

Sonhar com água corrente

Sonhar com água corrente de rio pode ter diversos significados. A forma que a água corre, a ligação entre dois pontos distintos (início e fim), se há troncos bloqueando a passagem da água…

Tudo isso pode representar a forma com que o sonhador está lidando com a própria vida e de que maneira encara os obstáculos que se apresentam diante dela.

Atravessar um rio turbulento em um sonho pode indicar que o sonhador enfrenta desafios no sentido de modificar um comportamento para incorporar um diferente.

Pode estar enfrentando uma batalha interna para sair de um lugar psíquico e mover-se para outro mais consciente.

Ser levado pela corredeira de um rio pode indicar que o sonhador vem enfrentando forças internas ou externas sobre as quais não tem controle.

Pode estar à mercê de alguma situação e tal constatação pode servir tanto para indicar que alguma atitude mais consciente precisa ser tomada quanto para demonstrar que o sonhador nada pode fazer e deve permitir que a situação flua.

Sonhar com água suja corrente pode indicar que o sonhador está psíquica ou fisicamente estagnado ou intoxicado com emoções e situações que não aprecia e não promovem seu próprio desenvolvimento.

Sonhar com água do mar

O mar é um dos símbolos mais representativos do Inconsciente. Sua imensidão, movimento e vida diversificada estão intensamente ligados à imensidão, movimento e vida do Inconsciente.

Como qualquer símbolo, o mar abriga em si uma dualidade que remete tanto à criatividade quanto à destruição.

Um mar tranquilo, navegável, em que se pode mergulhar, certamente traz informações diferentes de um mar revolto com ondas violentas, do ponto de vista simbólico.

Essa imensidão, movimento e vida são certamente aspectos tanto fascinantes quanto assustadores e deverão ser considerados particularmente pelo sonhador e sua relação com o símbolo.

Em um sonho, quanto maior o contato do sonhador com este símbolo, mais profunda é sua disposição em conectar-se com sua própria vida inconsciente.

Um sonho em que o sonhador permanece na superfície, sobrevoa a superfície ou surfa no mar pode indicar um início de contato ou receio do aprofundamento. Demonstra um ensaio para se conectar com tal dimensão da vida psíquica e das próprias emoções.

Estar à deriva no mar ou ser tragado por ele sem qualquer tipo de resistência ou emoção pode indicar um estado adoecido da psique que demanda atenção. Pode indicar uma invasão inconsciente não saudável.

Mergulhar no mar e observar a vida marinha com direção e intenção pode apontar para um contato positivo com o inconsciente, em que o sonhador descobre e se conecta com seus próprios recursos criativos e a fertilidade de suas ideias.

Sonhar com enchente água suja

O simbolismo da enchente nos remete ao inconsciente que transborda. Não há escoamento saudável da energia e o sonhador precisa lidar com esse excesso de maneira forçada.

Sonhar com enchente pode representar simbolicamente, a necessidade de olhar para dentro de si e perceber sentimentos que estão sendo negligenciados. Afinal, uma enchente traz à tona o esgoto que está subterrâneo.

Os sonhos com enchentes apontam para a necessidade de buscar formas mais efetivas de lidar com as próprias emoções. Ser arrastado por uma enchente pode indicar que uma situação já não pode mais ser evitada e o sonhador terá que lidar com ela de qualquer maneira.

Observar uma enchente de um local alto pode ser um sinal de que o sonhador ainda não está entrando em contato com aspectos de si mesmo necessários ao amadurecimento da personalidade.

Pode ser uma prospecção de que em algum momento esse contato será necessário e pode também ser um preparo para esse contato.

O sonhador ainda está orbitando uma questão que vem do inconsciente, evocada ou não por fatores externos.

Estar em um local protegido de uma enchente pode também representar que o sonhador está protegido de situações críticas que ocorrem externamente a ele.

Sonhar com rio de água suja

Rios podem ter diferentes colorações em suas águas, bem como diferentes tempos de permanência e, diferente dos mares e oceanos, podem simplesmente deixar de existir em algumas épocas. Também podem ter afluentes, ramificações e bifurcações, e tais informações podem ser úteis e importantes para a compreensão do sonho.

Sonhar com rio de água limpa, um rio largo e extenso, com corredeiras intensas, pedras e margens altas, certamente oferece informações distintas de um riacho estreito, tranquilo, sem muitos obstáculos ou de um rio poluído e sem vida.

Não é incomum que em sonhos com este símbolo o sonhador se depare com pontes, troncos ou passagens que conectam as duas margens. Essa também será uma informação importante, assim como a diferença entre atravessar um rio e navegar sobre seu curso.

Sonhar com rio de água suja, um rio morto ou poluído pode indicar que o sonhador está psíquica ou fisicamente estagnado ou intoxicado com emoções e situações que não aprecia e não promovem seu próprio desenvolvimento.

Sonhar com água da chuva

Sonhar com chuva é diferente de tempestade. A chuva tem intensidade moderada e um escoamento ou uma absorção mais possíveis. A chuva é muitas vezes esperada como um fator de umidificação de um sistema árido, como uma forma de limpeza e purificação do ar.

Simbolicamente, é importante analisar como a chuva se apresenta ao sonhador, se ela é esperada, se ela ocorre em momento inoportuno.

A falta da chuva pode ser também uma informação em um sonho. Uma expectativa de fertilidade, de criatividade ou purificação que não vem, provocando aridez e secura psíquicas.

A chuva está muito ligada à fertilidade, já que ela, em contato com o solo, permite que a vida aconteça. Uma região sem chuva é uma região com escassez de recursos.

Sonhar com tempestade

Sonhar com tempestade pode representar, simbolicamente, o nível de energia ou emoções que o sonhador guarda dentro de si.

Afinal, tempestades são formações naturais a partir de uma grande quantidade de água condensada. É água ou gelo que cai dos céus de forma intensa, contínua e, muitas vezes, violenta. É uma expressão revolta deste elemento e cheia de movimento, em todas as direções.

Como símbolo psíquico, essas informações nos permitem refletir sobre nossas tormentas internas, sobre um choro desesperado e incontido, sobre a dinâmica de fluir por não poder mais suportar.

O limite foi atingido e agora o sonhador se depara com um resultado que pode ser destrutivo, mas não necessariamente. Novamente, é preciso observar como se dá a dinâmica do sonho como um todo e como o sonhador se relaciona com o símbolo.

Conter demasiadamente alguma coisa, seja água, energia ou emoções, certamente leva a um acúmulo, e na psique não é diferente. Energia demasiadamente contida uma hora precisa ser canalizada, seja de maneira consciente ou inconsciente, seja de maneira criativa ou destrutiva.

Sonhar com tsunami

O aspecto principal a ser observado quando sonhar com tsunami com este símbolo é a maneira como o sonhador reage ou atua em relação ao símbolo.

Certamente trazem reflexões diferentes ser engolido por um tsunami, se afogar e surfar em um. O símbolo é o mesmo, mas a atuação do ego no sonho é bastante diferente e essa informação é crucial para a compreensão do sonho.

Poseidon é o deus da mitologia grega responsável pelos terremotos e maremotos. Sobre isso, podemos inferir que o símbolo do tsunami provém de forças psíquicas mais profundas e inconscientes que estão se movimentando e se apresentando à consciência.

A solidez e a estabilidade são perdidas e uma nova reorganização se faz necessária. Não raro, a destruição ocorre em algum nível para dar lugar a um amadurecimento da personalidade.

Sonhar com piscina

Piscinas são muito associadas a diversão e confraternização e podem ser rasas, profundas, limpas, sujas, grandes ou pequenas e cheias ou vazias.

Entretanto, vale lembrar que elas, assim como represas e açudes, são água represada, contida e muitas vezes com um formato pré-definido.

A água contida pode representar emoções contidas, disciplinadas ou controladas. Diferente de um rio ou do mar, a piscina é uma construção não natural; é forjada e feita com materiais sintéticos, segundo um planejamento.

Essa ideia simboliza emoções que são forjadas e lapidadas e que podem perder a naturalidade na expressão.

No sentido da diversão, sonhar com piscina pode representar um refrescamento ou um local de natação, jogos e brincadeiras. Cabe ao sonhador conectar-se com suas experiências a fim de compreender melhor o próprio sonho.

Entenda mais sobre sonhar com água

Para mais e mais profundas interpretações, verifique a série de verbetes sobre este elemento:

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais