Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...
Sonhar com menstruação: o que significa?

Sonhar com menstruação: o que significa?

Sonhar que está menstruada pode sugerir movimentação de ideias, projetos ou circunstâncias

Simbolicamente, a menstruação está ligada ao feminino, à fecundidade, à vida cíclica e à finalização que dá espaço a recomeços, mas também à perda de vitalidade e a processos inacabados. Inclusive, também tem um valor de purificação e limpeza do corpo. Por isso, o significado de sonhar com menstruação depende do contexto em que o símbolo aparece.

Afinal, são situações muito distintas quando se sonha com uma hemorragia assustadora ou consigo própria trocando um absorvente no banheiro.

Como os sonhos são mensagens do inconsciente, saber interpretá-las pode ser uma importante ferramenta de autoconhecimento.

Sonhar com menstruação: é bom ou ruim?

Raramente o significado de um sonho será somente positivo ou negativo. Se houver dedicação às questões que o sonho trouxe, aquilo que inicialmente pode ter surgido como um “mau presságio” pode gerar transformações positivas.

A menstruação é um período muitas vezes controverso, embora não devesse ser. Para algumas pessoas, a menstruação é motivo de nojo, aversão e sujeira. Para outras, é considerado um símbolo do ciclo reprodutivo feminino, visto como sagrado ou como forma de poder.

Acima de qualquer julgamento de valor, o fato é que a menstruação é uma ocorrência natural, cíclica e cheia de acontecimentos internos e externos. Marca a não fecundação de um óvulo. Ou seja, a gravidez esperada pelo corpo não acontece e todo o preparo para ela é desfeito.

Do ponto de vista biológico, é um processo desperdiçado. Entretanto, do ponto de vista emocional, pode ser motivo de alívio se a gravidez não é desejada. Ou, ainda, de desapontamento, caso a mulher queira gerar um bebê.

Algumas mulheres têm esse ciclo repetitivo bastante consistente, organizado e sem grandes sofrimentos. Para outras, é um período difícil, desregulado, cheio de sintomas físicos e emocionais desagradáveis e que trazem até problemas psicológicos se não forem tratados.

Muito da aversão que se cultiva em relação à menstruação tem fundamento religioso. Nesse período, a mulher seria considerada impura. Dependendo da cultura em que esteja inserida, ocorrem certos rituais que vão desde o isolamento social da mulher até determinadas tarefas para neutralizar o acontecimento.

Aqui no Ocidente, a aversão tem a ver com uma visão mais higienista, que vê nos fluidos, secreções e materiais expelidos pelo corpo uma fonte de sujeira, doenças e contaminações.

Fato é que é um período em que o corpo da mulher perde muitos nutrientes e enfrenta uma caótica alteração hormonal que, não raro, onera sua estabilidade emocional.

Desmistificando a menstruação

Nesse momento, a mulher está, ao mesmo tempo, mais criativa e precisaria expressar essa energia, e mais fragilizada precisando ficar mais introspectiva e resguardada.

Como respeitar essas necessidades em meio a uma vida extremamente agitada, que cobra resultados, em que se cultiva uma má alimentação e valores sociais complicados?

Há hoje, um movimento no sentido de desmistificar o sangramento mensal que ajuda mulheres a compreenderem melhor esse período e a exaltá-lo como parte importante de suas vidas, em que precisa de cuidados e atenção.

Inovações como os copinhos coletores e as calcinhas absorventes colocam a mulher em um contato mais consciente com essa dimensão de seu próprio corpo. De fato, o sangue menstrual pode ser um ótimo indicador de saúde dependendo de sua coloração, odor e consistência, bem como frequência e quantidade de sangue perdido.

É importante considerar, em um sonho, o contexto em que o símbolo aparece, pois, certamente, haverão interpretações diferentes quando se sonha com uma hemorragia assustadora ou consigo própria trocando um absorvente no banheiro.

Como entender o significado de sonhar com menstruação

Sonhar com menstruação, por ser um assunto inteiramente feminino, já que ocorre exclusivamente no corpo da mulher, é um símbolo que se apresentará às mulheres com mais frequência. Entretanto, não é impossível que homens sonhem com menstruação.

Até porque os sonhos nem sempre são uma reprodução de algo real da nossa vida, mas podem ser uma amplificação de algo que você está vivendo.

Por isso, algumas perguntas podem ajudar nesse processo de entender a simbologia do sonho, facilitando a autorreflexão e estimulando que a pessoa faça associações com o que vive no cotidiano ou com situações que já vivenciou. E, principalmente, levar a interpretação para a realidade e conseguir tomar alguma atitude.

PRIMEIRO PASSO: PERGUNTAS PARA SE FAZER SOBRE O SONHO

  • Como se dá esse sangramento no sonho?
  • Você sonha com muito sangue de menstruação? Ou é pouca quantidade?
  • A sonhadora ou o sonhador sentem-se confortáveis, incomodados, assustados com o símbolo tal qual se apresenta?
  • No caso da sonhadora, qual é a relação com seu próprio ciclo?

SEGUNDO PASSO: O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA SUA VIDA REAL

  • Respeito os ciclos da vida e da morte em minha existência?
  • Fluo naturalmente considerando minhas necessidades ou passo por cima de coisas fundamentais?
  • A vida em mim se depura e me edifica ou se esvai e me enfraquece?
  • Estou atenta aos sinais que recebo de meu corpo ou ignoro-os criando sofrimento em minha vida?
  • Como lido com minha criatividade e feminilidade?

O que significa sonhar com menstruação?

O significado de sonhar com menstruação depende do contexto e do que acontece no sonho. A seguir, veja algumas das principais explicações sobre o que significa sonhar com sangue de menstruação.

Sonhar com sangue de menstruação

Sonhar com sangue, em termos simbólicos, pode fazer com que você reflita sobre a forma com que está vivendo: com alegria e vivacidade ou tédio e desânimo? Pois o fato de o sangue circular por todo o corpo humano pode, no nível simbólico, indicar a importância do livre fluxo da energia vital.

Mas sonhar com sangue de menstruação, num sonho em que a própria sonhadora está menstruada dentro de um contexto mais cotidiano, pode indicar uma movimentação descendente de ideias, projetos, pessoas ou circunstâncias que precisam ser depuradas ou dissolvidas.

Sonhar com menstruação hemorrágica

sonhar com sangue de menstruação escorrendo pelas pernas em uma situação hemorrágica pode indicar que há um esvaimento da vida. Uma perda de energia ou de finalizações abruptas de projetos e ideias.

Pode estar ligado a informações físicas se essa for uma questão muito presente na vida da sonhadora, como menopausa ou sintomas insuportáveis que precisem de interferência médica.

Hemorragias também estão ligadas ao descontrole, isto é, acontecimentos sobre os quais a sonhadora não pode intervir diretamente.

Veja aqui dicas de como associar Yoga e óleos essenciais para amenizar os sintomas da menopausa para que você possa aproveitar o ciclo de transformação e redescobertas.

Sonhar que se sujou com a menstruação

Sonhar que se está mexendo ou se sujando com o sangue menstrual pode indicar que há uma boa relação com os aspectos cíclicos e que as finalizações são vistas com tranquilidade, bem como de forma criativa e natural.

Sonhar com menstruação em local público

Sonhar que menstruou em local público sem estar prevenida pode indicar certa exposição e descuido ou falta de atenção em algum setor da vida. Se isso é encarado com naturalidade ou se gera constrangimento no sonho, é uma informação que agrega entendimento sobre essa exposição.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais