Pesquisar
Loading...

Entenda as diferenças entre Mercúrio direto e retrógrado

Afinal, quais são as diferenças entre Mercúrio retrógrado e Mercúrio direto? Entenda melhor os trânsitos do planeta da Comunicação

Atualizado em

Mercúrio no nosso mapa astral se refere ao nosso equipamento mental, além da nossa capacidade de desenvolver a comunicação, o raciocínio, concatenar ideias e se adaptar às mudanças. Ele representa a mente que fala, escreve, lê, gesticula, se movimenta e busca formas diversas de expressão.

Seus trânsitos representam bastante da mente coletiva, da capacidade em comum de se relacionar, comunicar e mais ainda no que se refere à vida cotidiana (lembrando que ele é regente de Virgem e Gêmeos).

No entanto, ainda há muitos mitos com relação a esse assunto. Portanto, quero trazer esse tema com clareza para vocês, buscando explicitar diferenças entre mercúrio direto e retrógrado.

A realidade astronômica sobre Mercúrio Retrógrado

Quando lemos Mercúrio retrógrado, a grande maioria das pessoas tem a ideia de ser um como se Mercúrio em órbita fizesse uma “marcha-ré”, porém o seu movimento retrógrado é aparente. O que acontece é que ele visivelmente se locomove no sentido inverso, e toda essa métrica é decorrente de meticulosos registros de observação.

A melhor explicação sobre o aparente movimento retrógrado dos planetas é essa demonstrada no vídeo abaixo, produzido pela equipe do app de astronomia Star Walk:

No traçado azulado é possível ver o momento em que o planeta parece recuar, a partir do ponto de vista da Terra. Este vídeo é baseado em um do Dr. James O’Donoghue, da NASA.

Essa retrogradação acontece uma média 3 vezes por ano mas, em alguns anos, pode acontecer mais. 

Na linha da Astrologia Evolutiva, propagada por mais de 40 anos pela minha Mestra Maria Eugênia de Castro, uma retrogradação de Mercúrio não teria todo esse poder da nossa vida terrena. Não é como se o Mercúrio retrógrado tornasse a Terra uma Torre de Babel até voltar a seguir no sentido direto.

Acreditamos na missão sagrada da Astrologia, que é de trazer mais clareza e consciência sobre nós mesmos e, desta forma, tornar mais leve e trazer mais significado à nossa tarefa de viver. 

O problema da comunicação falha é um problema crítico do século XXI, que começa nas nossas famílias e se estende para diversos outros círculos. Não temos uma atenção focada. A pandemia e as redes sociais têm nos deixado ainda mais dispersos, potencializando esse aspecto pouco desenvolvido e menos evoluído de Mercúrio: a distração, a falta de foco e a volatilidade. 

O que fazer neste período

Acredito que em uma retrogradação de Mercúrio é sempre bom estarmos mais atentos, trazendo para a consciência essa necessidade de desacelerar e exercendo mais o lado positivo de Mercúrio: a curiosidade, a flexibilidade e a organização do pensamento. 

Sempre gosto de pontuar que não devemos parar estas 3 ou 4 vezes do ano que Mercúrio está retrógrado para esperar que tudo volte a acontecer na nossa vida quando ele estiver direto. Uma dica é não entrar na frequência acelerada da mente coletiva. 

Nesta época é importante priorizar ainda mais as pausas. É sempre bom trazer mais atenção nas leituras, exercitar uma comunicação mais assertiva e priorizar relações onde a comunicação é mais fluida. Entendo que isso parece um desafio, mas vale a pena!

Lembre-se que a mente gosta de desafios, mas também adora uma justificativa de Mercúrio retrógrado para reclamar de tudo, independentemente das diferenças entre Mercúrio direto e retrógrado. Temos a nossa escolha também. 

O bom humor sempre é bem-vindo quando falamos de Mercúrio. Por isso os memes também fazem tanto sucesso nessa época também. Se algo der errado, desafie a sua mente. Se pergunte: como poderia fazer diferente da próxima vez? E siga em frente!

Os desafios astrológicos são sempre uma oportunidade de aprendizado, crescimento e evolução. Aliás, se você quiser saber com ainda mais clareza e profundidade como os planetas estão agindo na sua vida, abra aqui o seu Horóscopo do Personare e confira dicas personalizadas para você.

Fernanda Miguez

Fernanda Miguez

É astróloga formada pela Sociedade de Astrologia do Rio de Janeiro (SARJ) e idealizadora do Projeto Astrologia da Consciência. Trabalhou por 10 anos na equipe da astróloga Maria Eugênia de Castro e como colaboradora em 13 livros na área. Engenheira pela UERJ, atualmente é acadêmica de Psicologia. Tem formações na área de autoconhecimento, atua como trainer de Mindfulness pelo MTi (Mindfulness Trainnings International) e é professora de Cultivo do Equilíbrio Emocional pelo Albert Einstein - SP.

Saiba mais sobre mim