Pesquisar
Loading...

Retrogradação não acaba quando termina: entenda Mercúrio estacionário

Vem saber o que significa Mercúrio estacionário, quanto tempo dura, quais os períodos em 2023 e qual a diferença para a retrogradação

Atualizado em

Como assim a retrogradação não acaba quando termina? É isso mesmo. Antes e depois de qualquer planeta retrogradar, ele passa por uma fase em que fica praticamente estacionado no mesmo lugar no Céu, é o chamado Mercúrio estacionário.

O que isso significa, quanto tempo dura, quais os períodos em 2023 e qual a diferença entre Mercúrio retrógrado e estacionário? É isso que a gente responde a seguir.

O que é um planeta estacionário?

Um planeta estacionário é aquele que está prestes a iniciar um movimento retrógrado ou vai retomar seu movimento direto, mas ainda não está de fato na sua velocidade “normal”.

O período em que um planeta fica estacionário depende do tempo de seu ciclo planetário. O Sol e a Lua não retrogradam, mas você pode ver a duração e também o significado de todos os planetas retrógrados aqui.

Mercúrio estacionário geralmente dura de dois a três dias antes de começar a retrogradação (chamado de estacionário retrógrado) e o mesmo tempo depois da data do fim de Mercúrio Retrógrado (chamado de estacionário direto).

Além de Mercúrio, contamos a seguir uma ideia aproximada do período estacionário dos outros astros. Quanto mais distante da Terra, mais essa média pode variar anualmente, por isso só incluiremos os planetas até Saturno.

Período estacionário médio:

  • Vênus: 5 dias
  • Marte: 10 dias
  • Júpiter: 18 dias
  • Saturno: 20 dias

É importante ressaltar que alguns astrólogos consideram estacionário o período em que o planeta fica no mesmo grau, o que pode durar alguns dias. Enquanto outros consideram o tempo que o Astro estaciona no mesmo grau e minuto de arco (uma medida astrológica). Essa segunda visão diminui o período estacionário de Mercúrio, por exemplo, para apenas algumas horas.

O que significa Mercúrio estacionário?

Se você olhar para o Céu e ver Mercúrio num dia e depois em outro e ele continuar no mesmo lugar, é porque ele está estacionário. Quando está parado, como ele rege a comunicação, o mesmo acontece com ela: assuntos e conversas não saem do lugar.

Por isso, uma discussão de relacionamento (a famosa DR) pode não levar a lugar nenhum, fazendo com o que os mesmo motivos de desentendimento se repitam. Ou então, podem acontecer algumas coisas irritantes, como alguém te perguntar o mesmo várias vezes. 

Qual a diferença entre retrógrado e estacionário?

Durante o período de Mercúrio retrógrado (entenda tudo sobre aqui), é melhor evitar assinar contratos, fazer compras ou vendas importantes, ou tomar decisões relevantes, porque falta clareza e pode haver confusões e retrabalhos.

Agora, quando Mercúrio está estacionário, não é que a assinatura de um contrato ou uma transação comercial vá dar errado, mas esse processo pode ser irritante, porque o assunto ou as dúvidas não mudam.

É como se os seus assuntos daquele planeta estivessem mais concentrados ou focados em uma situação, quase que presos. Por isso, tratando-se de Mercúrio retrógrado, os assuntos podem ficar repetitivos e pode ser mais difícil enxergar o panorama mais amplo, a big picture de uma conversa ou troca.

Você pode ver aqui um passo a passo para lidar com Mercúrio retrógrado.

Quais as dicas para o período de Mercúrio estacionário?

Nenhum trânsito planetário é necessariamente negativo, tudo depende de como você escolhe viver esse momento. No caso de Mercúrio retrógrado, é um bom período para revisar projetos, textos e situações. Quando Mercúrio está estacionário, temos outras sugestões, veja:

  • Escreva os insights que você teve durante as revisões da retrogradação: uma dica é observar em qual signo e qual casa a retrogradação aconteceu no seu mapa natal (é só ver no seu Horóscopo Personalizado). Como no período estacionário algumas questões podem se repetir e se alguma ficha não caiu durante a retrogradação, esse será um momento especial para entender as dicas que o universo está tentando nos dar. 
  • Tente não se estressar: se precisar repetir as informações várias vezes. Se for preciso, tente deixar tudo por escrito e só volte nas informações relendo-as quando necessário. 
  • Aproveite para agilizar ou retomar projetos: apesar de muitos estudiosos (como o conhecido astrólogo Vettius Valens) enxergarem tensões e debilidades no período estacionário, outros astrólogos antigos importantes, como Ptolomeu no livro Tetrabiblos, defendem que o planeta pode assumir uma força especial no período estacionário. Então, você pode no período estacionário ANTES da retrogradação adiantar o máximo de compromissos de comunicação possíveis, e DEPOIS da retrogradação, pegar um fôlego extra para retomar os projetos que ficaram tensos ou estavam dando errado durante a retrogradação. 

Períodos de Mercúrio estacionário em 2023

Como vimos, o período estacionário dura de dois a quatro dias antes e depois da retrogradação. A seguir, veja as datas de Mercúrio estacionário em cada retrogradação de 2024:

Mercúrio retrógrado de 13 de dezembro de 2023 a 2 de janeiro de 2024

  • Estacionário retrógrado de 11/12 a 13/12/23
  • Estacionário direto de 02/01/24 a 05/01/24

Retrogradação de Mercúrio de 1º de abril até 25 de abril:

  • Estacionário retrógrado de 31/03 a 01/04
  • Estacionário direto de 25/04 a 30/04

Mercúrio retrógrado de 5 de agosto até 28 de agosto:

  • Estacionário retrógrado de 04/08 a 05/08
  • Estacionário direto de 28/08 a 31/0

Mercúrio retrógrado de 25 de novembro até 15 de dezembro:

  • Estacionário retrógrado de 24/11 a 25/11
  • Estacionário direto de 15/12 a 18/12
Nai Tomayno

Nai Tomayno

Astróloga e terapeuta holística, desenvolve um trabalho como facilitadora de (re)conexões voltado para cura, utilizando o mapa astral como ferramenta principal. Formada em terapia de cristais, Magnified Healing e praticante de magia natural, é especialista em unir esses saberes e terapias alternativas às necessidades do mapa.

Saiba mais sobre mim