Pesquisar
Loading...

Primavera 2022: data e dicas para cuidar da saúde nesta estação

A primavera 2022 começa no dias 22 de setembro às 22h03, junto com o signo de Libra. Aprenda a aproveitar a estação!

A primavera 2022 começa no dias 22 de setembro às 22h03, junto com o signo de Libra. A princípio, a primavera é considerada uma estação alegre, feliz, contagiante, especialmente para quem vive em locais onde o inverno é longo, frio e escuro.

A estação traz consigo dias mais longos, com mais sol e mais atividades. Para as plantas é a hora de renascer, de florir, de germinar.

No entanto, para algumas pessoas, esses meses da primavera também podem trazer irritabilidade, momentos de maior ansiedade, sinusites, crises de alérgicas e até mesmo resfriados.

Como aproveitar a Primavera 2022

A Primavera é uma época de movimento expansivo e crescimento, de criatividade e planejamento. Na medicina oriental, a primavera está ligada ao elemento mental, que rege fígado, vesícula biliar e tendões, ou seja, responsáveis ​​pelo fluxo suave de energia e sangue pelo corpo todo.

Ser uma pessoa mais ativa e passar mais tempo fora de casa podem ser ótimas maneiras de fortalecer as energias do fígado e da vesícula biliar durante a Primavera 2022.

Uma das orientações para essa estação é imitar as árvores e flores que brotam e emergem. Ou seja, permita-se germinar, crescer, florescer e alcançar objetivos maiores e melhores durante a primavera.

A importância do elemento madeira

O elemento madeira é suave, persistente e repleto de potencial criativo. Isso porque detém o poder de ser e de se tornar, de ser fiel à sua própria natureza e se tornar cada vez mais você mesmo, expressando de forma mais clara as suas necessidades e desejos.

Esse elemento penetra suavemente na terra para captar a água, a fonte de toda a vida. A partir das nossas raízes, encontramos a energia para seguir em frente com força e firmeza de propósito. E, dessa forma, permanecemos flexíveis e fiéis a nossa natureza.

As emoções e os sentimentos associadas ao elemento madeira são:

  • raiva
  • frustração
  • irritabilidade
  • reatividade

Quando em equilíbrio, a raiva pode ser uma emoção saudável, pois pode te propor ao movimento, é uma reação natural ao estresse, frustração ou a injustiça.

Ao expressar a raiva em equilíbrio, essa emoção pode agir como uma tempestade que limpará o ar. Assim, dissipará a tensão e restaurará o equilíbrio.

Em desequilíbrio, a madeira, frequentemente, resulta em excesso ou esgotamento. Quando está em deficiência, apresenta-se como dificuldade em lidar com a raiva e, dessa forma, a pessoa pode acabar:

  • engolindo suas emoções
  • sentindo ansiedade e irritabilidade
  • em estado de culpa constante
  • com frustrações corriqueiras
  • fazendo reclamação constante
  • cometendo desistências repetitivas

Alguns problemas associados a desequilíbrios do elemento madeira podem ser vistos como, por exemplo, tensão muscular, lesões nos tendões e ligamentos, dores ciáticas, dores de cabeça, enxaquecas, irritabilidade e explosões de raiva

Além disso, a pessoa também pode ter distúrbios visuais, irregularidades menstruais e miomas. Por vezes, também distúrbios digestivos, incluindo azia, síndrome do intestino irritável, úlceras, hipertensão arterial, insônia e confusão mental.

Como se manter saudável e alegre durante a Primavera

Movimente-se

O fígado precisa de movimento e você também, então saia seguramente e faça longas caminhadas, se possível na natureza, observe as mudanças que acontecem ao seu redor e convide mudanças para entrar. Se desafie e inicie exercícios ou yoga.

Aceite a beleza do caos

Organize sua casa, trabalho escritório , home office e desfaça-se das as coisas que você não precisa, daquelas que não conseguiu ou separou no inverno. Doe e crie o espaço para o novo entrar. Permita que coisas novas entrem em sua vida.

Eliminar toxinas e purificar

Na primavera é uma ótima época de começar uma dieta mais saudável e eliminar as toxinas para que o seu elemento madeira possa fazer seu trabalho com mais eficácia. Comece eliminando alimentos que estressem seu fígado e sua vesícula.

Não coma demais. Tente comer mais devagar, saboreando os sabores. Desfrute da abundância de alimentos frescos, e de coloração verde.

Flua com seus ressentimentos e comece de novo

Rancores, raivas, frustrações e ressentimentos são indigestos e podem causar danos à energia do Fígado. Pratique o perdão através de praticas integrativas e meditações.

Respire e coragem, hora de tentar algo novo

Pense no que você gostaria de tentar, mesmo que pareça bobo ou assustador. O pequeno e delicado broto nunca saberia seu potencial se ficasse seguro dentro de sua semente. Comece a brotar, deixe-se florescer.

Cuide do seu corpo

Beba água diariamente. Use água filtrada, em temperatura ambiente, se possível não gaseificada. Além disso, você pode adicionar um pouco de suco de limão, folhas de hortelã, e outras ervas que nutram o fígado.

O sabor da Primavera é o ácido. Por isso, o excesso ou a falta de alimentos ácidos, como as frutas cítricas, podem desequilibrar a energia do fígado. Assim, use-os com equilíbrio.

Brotos, pequenas folhas verdes como salsa, coentro, cebolinha, manjericão e orégano são ótimos na Primavera. Alho poró, legumes, cebola, aipo, pães com farinha integral e espinafre, por exemplo, são muito bons nesse período.

Além disso, chás de dente de leão e boldo também são recomendados. Você também pode experimentar saladas temperadas com limão fresco e sopa de missô.

Algumas práticas terapêuticas integrativas como, por exemplo, Pranic Healing, Acupuntura, Reiki e florais são instrumentos maravilhosos nesse processo de se preparar para a Primavera. Além disso, respirações e meditações (como a dos corações gêmeos) para nos auxiliar na adaptação das mudanças de estação.

Eric Flor

Eric Flor

Eric Flor Francisco é terapeuta integrativo do RJ formado em fisioterapia, acupunturista e mestre em Reiki. Faz atendimentos no Rio de Janeiro com Auriculoterapia, Ventosaterapia, Moxaterapia, Orgoniteterapia, Cristalterapia e PranicHealing para promoção de equilíbrio, vida saudável e bem-estar.

Saiba mais sobre mim