Pesquisar
Loading...

Planetas retrógrados 2024: datas e significados

Os planetas retrógrados de 2024 são: Marte, Júpiter, Saturno, Mercúrio, Urano, Netuno e Plutão. Veja as datas e entenda cada um deles!

Atualizado em

Teremos sete planetas retrógrados em 2024: Marte, Júpiter, Saturno, Mercúrio, Urano, Netuno e Plutão.

Os planetas retrógrados não devem ser interpretados como se estivessem retrocedendo em sua trajetória pelo cosmos.

A Astrologia analisa esses planetas a partir da perspectiva da Terra, considerando que essa posição especial pode apresentar tendências relacionadas aos aspectos psicológicos que esses planetas representam durante esse período.

Por exemplo, Mercúrio simboliza a comunicação, e durante um período de Mercúrio retrógrado, é possível que as conversas não sejam tão claras, que os planos não se concretizem como esperado e que seja necessário reconsiderar acordos anteriormente estabelecidos.

Confira abaixo quais planetas estarão retrógrados em 2024, suas datas correspondentes, quais tendências eles podem sugerir para a sua vida.

Planetas retrógrados 2024

Mercúrio retrógrado 2024

  • 13/12/23 a 02/01/24
  • 01/04 até 25/04
  • 05/08 até 28/08
  • 26/11 até 15/12

Em geral, Mercúrio entra em retrogradação três vezes ao longo do ano. No entanto, em 2024, assim como em 2023 e 2022, haverá quatro períodos de retrogradação de Mercúrio.

Durante essas fases, não é aconselhável realizar transações comerciais de grande importância, uma vez que contratos, acordos ou planos formais feitos nesse período provavelmente exigirão correções subsequentes.

No entanto, essa época pode ser ideal para revisitar e analisar em profundidade projetos já em andamento. Para uma compreensão mais detalhada de Mercúrio retrógrado em 2024, este artigo oferece insights valiosos, permitindo que você se prepare para o novo ano e revise áreas da sua vida que podem ser tocadas por esse planeta durante cada um desses períodos.

Marte retrógrado 2024

  • 06/12 a 24/02/25

Marte representa a assertividade, a agressividade, a energia e o início de novos empreendimentos. Quando Marte entra em retrogradação (entenda melhor aqui), isso pode desencadear intensos sentimentos de raiva, podendo nos levar a entrar em conflitos, enfrentar problemas e experimentar dores de cabeça consideráveis.

Júpiter retrógrado 2024

  • 09/10 a 04/02/25

Júpiter fica retrógrado aproximadamente uma vez a cada 12 meses. O planeta do superlativo tem a ver com grandes eventos, viagens, justiça e filosofia de vida.

Durante o período de Júpiter retrógrado, as viagens podem não ocorrer de forma tão perfeita (embora a perfeição seja subjetiva). Pode haver elementos inesperados, dúvidas e um certo nível de tensão envolvida.

É importante destacar que o imenso Júpiter nos encoraja a primeiro crescer internamente, examinando as áreas em que precisamos de desenvolvimento, antes de buscarmos o crescimento externo. Com Júpiter retrógrado, você poderá ter a oportunidade de realizar uma jornada significativa para dentro de si.

Saturno retrógrado 2024

  • 29/06 a 15/11/24

Quando Saturno entra em retrogradação, pode haver uma revisão das responsabilidades e limites relacionados à carreira, profissão e imagem pública.

Urano retrógrado 2024

  • 29/08/23 a 27/01
  • 01/09 a 30/01/25

Urano simboliza a liberdade e independência, mas não da forma comumente concebida. Sua independência está relacionada ao questionamento das normas sociais estabelecidas.

Uma passagem de Urano pode trazer mudanças significativas. Urano transita em Touro até 2026 (para fins de contextualização, a última vez que Urano esteve em Touro foi de 1935 a maio de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, um período que transformou profundamente o mundo).

Quando Urano está retrógrado, podemos experimentar alternâncias entre crises e rupturas, estimulando-nos a enfrentar os desafios que se apresentam. Portanto, durante a retrogradação de Urano, pode ser mais fácil avaliar o que desejamos mudar.

Netuno retrógrado 2024

  • 02/07 a 07/12

Netuno está associado a uma reflexão mais profunda sobre nossos sonhos e aspirações. Isso pode nos levar a questionar se estamos verdadeiramente alinhados com nossos objetivos, nos fazendo ponderar sobre a concretização de nossos desejos e até mesmo se estamos sabotando a nós mesmos.

Como resultado, não é incomum que Netuno nos submeta a testes, trazendo de volta enganos e ilusões para que possamos enfrentá-los.

Plutão retrógrado 2024

  • 02/05 a 11/10

A retrogradação de Plutão é um fenômeno bastante comum, ocorrendo cerca de uma vez por ano e durando aproximadamente seis meses. Desse modo, como resultado, praticamente metade da população terá Plutão retrógrado em seu Mapa Astral.

De acordo com alguns astrólogos, Plutão retrógrado se torna mais evidente quando ele está em oposição ao Sol ou desempenha um papel de destaque em alguma configuração astrológica importante durante esse período. Caso contrário, seus significados tendem a se misturar de forma mais sutil em outros contextos pessoais.

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim