Pesquisar
Loading...

Como a Aromaterapia e os óleos essenciais resgatam memórias e emoções

Ótimos aliados no tratamento da ansiedade e da depressão, os óleos essenciais atuam diretamente no sistema límbico, na memória e nas emoções. Entenda

Como a Aromaterapia e os óleos essenciais resgatam memórias e emoções

Alguma vez você viveu uma experiência que ficou na sua memória e até hoje você lembra e se emociona, como um nascer do Sol inesquecível? Para mim, um desses momentos foi o Nascer do Sol no Cerrado. Lá, eu senti exatamente como os aromas e as sensações influenciam nossas emoções através do nosso sistema límbico.

Eu tive vários momentos que ficaram registrados na memória e que até hoje me trazem lembranças. Daquelas que você até sente o cheiro do lugar, das pessoas, da roupa que você usava. E por que isso acontece? Porque os aromas atuam no cérebro das emoções, o sistema límbico. Vou explicar melhor:

Aromaterapia atua no cérebro das emoções

O nosso sistema límbico, também chamado de cérebro das emoções, é uma das partes mais antigas do cérebro. Amígdala, tálamo, hipotálamo, as glândulas pituitária e pineal e o hipocampo estão associados de várias maneiras com as emoções.

Prazer, dor, raiva, medo, tristeza, alegria, memórias de curto e longo prazo e padrões de comportamento, como o aprendizado e atividade mental, estão ligados a ele.

É por isso que os óleos essenciais são ótimos aliados no tratamento da ansiedade e depressão, dentre outras doenças ligadas a saúde mental, pois os óleos atuam diretamente no sistema límbico. Quando você inala um óleo essencial, seus receptores olfativos levam esse aroma pelo neurônios olfativos até que chegam ao sistema límbico.

Dentro dessa parte do cérebro, o Hipotálamo é a parte mais importante porque comanda o sistema nervoso e os hormônios. O Hipocampo é responsável pela memória de longo prazo e pelo registro das nossas percepções e emoções. E as Amígdalas Cerebelosas são responsáveis pelos nossos comportamentos e pelo o que nos dá sensação de prazer e dor, tristeza, alegria, medo, raiva  por exemplo.

O sistema límbico pode ser acionado pelos aromas, porque estes têm capacidade de estimular nossa memória, inclusive ajudando a lembrar de fatos há muito tempo esquecidos.

Se quiser conhecer na prática os benefícios da Aromaterapia no equilíbrio das emoções, agende uma consulta on-line.

O inesquecível nascer do Sol no cerrado

Tive a oportunidade de conhecer no final do ano passado um resort na cidade de Alexânia, a 80 km de Brasília e 120 km de Goiânia, um verdadeiro paraíso. Como eles mesmo intitulam por lá, “o melhor dos mundos”! Um lugar para desfrutar e aproveitar bons momentos nas férias com a família. Lá vivi um desses momentos que vou guardar na memória para sempre: o nascer do Sol às cinco horas da manhã. Posso dizer que foi a experiência mais incrível que tive.

Aquela vista do Sol nascendo no cerrado me trouxe uma conexão muito forte com a natureza e uma ligação com algo maior, me senti energizadao por estar ali naquele lugar, aquele momento vai ficar eternizado na minha memória.

Hoje quando ainda lembrar daquela cena, posso sentir a brisa do amanhecer e o aroma de café que vinha do local onde estava preparando a primeira refeição do dia.

Se quiser conhecer o resort, fica a minha sugestão: https://www.tauaresorts.com.br

E você? Já teve alguma experiência que ficou eternizada na sua memória?

Olá, essa matéria foi útil para você?
Solange Lima

Solange Lima

Terapeuta integrativa e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia e Reiki. Realiza atendimentos online. Saiba mais