Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...

O que significa ter um Bonsai dentro de casa

Ter um Bonsai é como ter uma obra de arte natural dentro de casa, além de beleza, momento terapêutico ainda pode dar frutos.

O que significa ter um Bonsai dentro de casa

Sombra, frutos, beleza das flores, madeira… Uma árvore tem uma força energética muito grande, além de ser um ponto de muita conexão com a natureza. Imagine toda essa potencialidade numa versão menor no seu lar? Ter um Bonsai dentro de casa vai muito além de decoração, é uma terapia.

Bonsai é a arte de trazer a natureza em miniatura. A técnica foi criada na China e aperfeiçoada no Japão. É uma atividade laboriosa ter um Bonsai, exige cuidados especiais, atenção e carinho. E você recebe de volta boas energias, beleza e até frutos.

Quando for lidar com seu Bonsai, respire fundo e aja com carinho e atenção. Na poda, visualize o Bolsai como um triângulo, a partir do ápice vá podando calmamente até que ele vá chegando a forma desejada. Como uma escultura que só estava esperando desabrochar a sua aparência.

Como cuidar de um Bonsai dentro de Casa

A simbologia de um Bonsai é variada: abundância e prosperidade, paz e tranquilidade. Dependendo da espécie, ainda se agrega a simbologia da planta em si.

As árvores Bonsai são podadas e moldadas e não geneticamente manipuladas. Têm caule grosso que vai afinando para cima, semelhante a uma árvore em tamanho natural.

Você pode criar seu próprio Bonsai do zero ou comprar um já pronto. Em ambos os casos é preciso ter carinho especial, que vai além do que se tem com qualquer planta. Ter um Bonsai dentro de casa requer:

  • luminosidade: lembre-se que árvores são plantas externas. Se for ter um Bonsai dentro de casa é preciso que ele tenha acesso ao sol. O sol da manhã pode ser o ideal. Caso perceba que as folhas estejam amarelando pode ser excesso de sol, cada planta tem sua exigência própria.
  • temperatura adequada: verifique o clima apropriado para a planta.
  • adubação correta: informe-se bem porque cada árvore precisa de elementos específicos, e as fases de crescimento podem ter exigências próprias.
  • poda: é o ponto principal. Ela que dará a forma de árvore e não de uma simples planta num vaso. O cuidado de partir do ápice, formando um triângulo, moldando com carinho o formato que dará o toque especial.
  • aramação: pode-se estilizar os galhos utilizando fios de cobre ou arame. Leva-se um tempo até ficarem da forma almejada.
  • frutos: árvores frutíferas dão frutos em tamanho real. Precisam de mais tempo de incidência solar e arejamento natural.
  • Tamanho do vaso: o vaso limita a planta, mas precisa cuidar a proporção para os lados e para a raiz crescer.

Lembre-se o vaso limita a planta e que cada espécie precisa de elementos específicos. Como seu cultivo é terapêutico, faça cursos ou se informe com pessoas que já cultivam.

Além disso, é importante pensar nos espaços da sua casa. Aqui tem um bom artigo explicando o que é neuroarquitetura que pode ajudar você.

Como reconhecer um Bonsai verdadeiro?

VOCÊ SABIA QUE nem toda planta em miniatura é um Bonsai. O Bonsai tem algumas características próprias:

  • as folhas são pequenas
  • frutos e flores são do tamanho original
  • Alargamento da raiz (Nebari)
Olá, essa matéria foi útil para você?
Andrea Leandro

Andrea Leandro

Terapeuta Floral, Mestre Reiki, Consultora em Harmonização de Espaços (internos – autoconhecimento e externos – ambiente ao seu redor). Facilitadora de Círculos de Paz e dos 26 Movimentos do BRAIN GYM®. Instrutora de Meditação e Yoga para Crianças e Adolescentes. Saiba mais