O que significa sonhar com ilha?
Estar numa ilha, rodeá-la ou observá-la de longe: descubra significados destes e outros sonhos | Glossário Personare
Por Thaís Khoury
Uma ilha em meio a um oceano é uma das representações de um modelo psíquico em que a ilha é a consciência, e o oceano que a cerca, o inconsciente desconhecido. Nesse sentido, uma ilha em um sonho pode representar a relação do sonhador com esses aspectos de si mesmo.
Estar no centro de uma ilha é, para o sonhador, uma experiência onírica bem diferente de observar essa ilha de longe ou de circundá-la sem explorar seu interior, ou ainda que a ilha seja selvagem, temida pelo sonhador e vista de longe. Cada experiência conta com diversas compreensões possíveis, e as associações do sonhador serão fundamentais.
A ilha possui uma parte imersa, que não podemos ver da superfície – daí a possibilidade de uma analogia simbólica com o inconsciente – e uma parte acima da superfície, com todos os seus elementos visíveis – como na consciência.
A ilha possui uma parte imersa, que não podemos ver da superfície – daí a possibilidade de uma analogia simbólica com o inconsciente – e uma parte acima da superfície, com todos os seus elementos visíveis – como na consciência.
A ilha não possui nenhuma conexão de terra em qualquer parte de seu contorno. O acesso a ela é somente por oceano ou pelo ar, demonstrando que para chegar à consciência é preciso enfrentar as tormentas do oceano, isto é, para ampliar a consciência é preciso esforço e persistência.
Possíveis interpretações
Estar em uma ilha
Pode ser uma informação ambígua, já que isso pode representar tanto um processo positivo de introspecção e reflexão quanto um processo deprimido e de isolamento.
Observar uma ilha de longe ou circundá-la sem adentrar seu interior
Pode indicar certa dificuldade e insegurança em lidar com as dimensões mais concretas da vida, pode representar um ensaio do sonhador para se aproximar de partes de si mesmo ainda distantes da consciência.
Naufragar em uma ilha
Pode demonstrar um movimento de resgate da psique, como um alívio pela segurança de estar vivo e um desafio pelo desconhecido a ser explorado. O sonhador superou uma turbulência, mas a resolução ainda não está totalmente finalizada.
Aplicações práticas
Por meio de perguntas que relacionem o sonho com a vida cotidiana do sonhador, fazemos a amplificação, um processo cujo objetivo envolve equilibrar a psique e aprofundar a relação do sonhador consigo mesmo. Veja, abaixo, como amplificar um sonho:
Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho
Como é essa ilha? O que há nela? O sonhador está nela ou a vê de outro lugar? Que experiência essa ilha promove ao sonhador?
Há mais de uma ilha?
Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando
- Como lido com o movimento de introspecção e exposição em minha vida?
- Sinto-me solitário e isolado?
- Sinto dificuldade em me aproximar de mim mesmo?
- Estou focado demais em uma visão parcial de mim mesmo e do mundo?
Nossos especialistas
– Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.
– Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.
É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.
Saiba mais sobre mim- Contato: thais.khoury@hotmail.com
- Site: http://psiqueprofunda.blogspot.com