Harmonização Sistêmica: o que é, para que serve e como funciona
Harmonização Sistêmica é uma terapia que busca solucionar incertezas e ambiguidades em diversas áreas da vida
Por Gabi Squizato
A Harmonização Sistêmica é uma técnica terapêutica que pode ser descrita como uma Constelação Sistêmica de tudo o que não é a família. Ou seja, tem raízes na Constelação Familiar, mas vai além do sistema familiar.
O objetivo da Harmonização Sistêmica é solucionar a incerteza, dúvida, confusão ou ambiguidade sobre um assunto específico da vida.
Normalmente, é utilizada para questões profissionais e financeiras, mas pode servir para qualquer área da vida, trazendo clareza e solução.
A técnica foi criada por mim, Gabi Squizato, com minha mãe, Valéria Squizato, a partir da nossa experiência de mais de 10 anos como terapeutas e também como professoras de outros terapeutas.
A seguir, explico melhor o que é a Harmonização Sistêmica e como funciona a técnica na prática. Mas vamos começar do começo, pela Constelação Familiar.
Você sabe o que é a Constelação Familiar?
A Constelação Familiar, também conhecida como Constelação Sistêmica, é uma ferramenta terapêutica criada pelo alemão Bert Hellinger que auxilia na resolução de conflitos do ser humano com raízes na família e ancestralidade.
A técnica traz à consciência as influências que recebemos e por isso replicamos em nosso sistema familiar. O trabalho se baseia em três principais leis:
- Lei do Pertencimento: Todos os membros do sistema pertencem e têm o direito de pertencer.
- Lei da Ordem/Hierarquia: Quem veio antes é maior e tem prioridade dentro do sistema.
- Lei do Equilíbrio: As trocas nos relacionamentos entre iguais devem ser equilibradas.
Essas leis são leis naturais, ou seja, existem de modo instintivo e automático nos seres humanos.
Se respeitadas, contribuem para a harmonia em todas as áreas da nossa vida. Quando não são, podemos ter bloqueios e problemas. Aqui você entende a relação das leis sistêmicas nas finanças.
Como chegamos na Harmonização Sistêmica?
O que nós observamos nos nossos atendimentos é que as três leis naturais não regem somente o sistema familiar, mas todos os sistemas que existem.
Assim, criamos a Harmonização Sistêmica, aplicando os conceitos de Bert também no sistema profissional, no sistema financeiro e em qualquer sistema que participamos como integrantes.
E o que é um sistema? Um sistema é um grupo onde trocamos energia com outras pessoas e também “coisas”, como uma profissão ou dinheiro, porque tudo tem consciência e energia.
Então, por exemplo, se você trabalha em uma escola, você e todos os funcionários desta escola fazem parte desse “sistema”. E tudo isso é levado em conta pela Harmonização.
Como funciona a Harmonização Sistêmica
Vou dar um exemplo hipotético para que você possa entender melhor como funciona a Harmonização Sistêmica.
- A terapeuta holística Maria está em dúvida de quais serviços oferecer aos seus clientes para obter melhor resultado financeiro no seu trabalho.
- Na sessão de Harmonização Sistêmica dela, nós colocamos os tipos de atendimento da Maria, o dinheiro, os clientes e a própria Maria dentro de um campo de plataformas.
- Então, os próprios integrantes desse campo trazem a clareza necessária para Maria.
- Afinal, cada um tem uma consciência, que é acessada na Harmonização, trazendo muita clareza sobre as dinâmicas que estão acontecendo no campo.
Ou seja, a Harmonização Sistêmica é uma ferramenta que nos permite enxergar as dinâmicas que estão por trás dos movimentos (e também da falta de movimento) no nosso campo, facilitando as decisões, ideias e soluções.
Que tal experimentar?
Se você está com algum problema, bloqueio ou escassez em alguma área da sua vida, como no amor, trabalho, finanças ou outra, tente experimentar uma sessão de Harmonização Sistêmica.
Terapeuta, mentora, professora de desenvolvimento pessoal e treinadora em inteligência emocional. Entrega recursos para quem quer viver o melhor da vida hoje mesmo.
Saiba mais sobre mim- Contato: gabi@gabisquizato.com
- Site: https://gabisquizato.com/