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Nove passos para você alcançar o sucesso profissional

Sucesso vem da sua postura interior

Atualizado em

Quantas vezes já nos questionamos se realmente somos capazes de ter sucesso profissional? Quantas vezes duvidamos do nossa próprio potencial na vida profissional e até mesmo nos relacionamentos pessoais? O livro mais recentemente traduzido de Dr. David Hawkins tem título que chama a atenção de muitas pessoas: O Sucesso É Para Você.

Nesta obra, o renomado autor de Poder vs Força e Deixar Ir traz uma nova abordagem para o tão buscado sucesso. O escritor, cientista e professor espiritual mostra que o sucesso exterior nada mais é do que o efeito do alinhamento com os princípios universais de amor, gratidão, compaixão, disposição, entre outros.

Nove passos principais para o sucesso profissional e pessoal

Alguns dos pontos citados por David Hawkins podem até parecer óbvios, no entanto fracassamos em projetos justamente por não nos atentarmos a eles.

1. Comece pelo motivo

Segundo Hawkins, o ponto que determina se teremos sucesso em um trabalho ou empreendimento é o motivo pelo qual estamos fazendo aquilo. Normalmente focamos demais em “como” fazer e esquecemos do “porquê”.

O autor nos lembra que antes de agirmos no plano tático (onde cada ação gera uma reação), devemos examinar a nossa motivação (o motivo para a ação).

2. Faça algo que você ama

As pessoas de sucesso são aqueles nas quais o trabalho é uma extensão natural do seu Ser.

Se a nossa profissão ou empreendimento não tem nada a ver com aquilo que gostamos de fazer no nosso tempo livre, as chances de desistirmos ou não obtermos êxito serão muito maiores.

Fazer o que ama pode parecer um conselho muito óbvio. Porém, somente ao trabalhar com aquilo que realmente gostamos é que conseguimos entregar 100%, surpreender os clientes e encantar todos que têm contato com o nosso trabalho ou empreendimento.

De qualquer forma nosso trabalho exigirá um investimento de tempo e energia. Então, por que não colocar energia naquilo que nos entusiasma e contagia os outros ao nosso redor?

3. Verifique a necessidade do público

Fazer o que gosta é, sim, o primeiro passo para o sucesso. Contudo, para que isso se sustente é fundamental entregarmos algo necessário para o público. Caso contrário nosso trabalho não passará de um hobby que agrada só a nós mesmos.

Em “O Sucesso É Para Você”, Dr. David Hawkins lembra que podemos gerar valor e atender diferentes necessidades humanas por meio de nossos serviços ou produtos. Essas necessidades podem ser:

  • físicas, como comida, abrigo, segurança;
  • emocionais, como atenção, carinho, contato;
  • mentais, como informação, conhecimento, ferramentas;
  • espirituais, como clareza, propósito, esperança.

4. Atenda todos os modos sensoriais

De acordo com a programação neurolinguística (PNL), cada indivíduo interpreta suas experiências por meio de um modo sensorial preferido. Dr. Hawkins recomenda levar isso em conta no seu trabalho.

Os modos sensoriais são:

  • pessoas táteis: gostam de tocar, perceber texturas e sentir temperaturas;
  • pessoas visuais: necessitam de uma imagem clara do que receberão. Gostam de formas, imagens e cores;
  • pessoas olfativas: percebem cheiros, aromas, perfumes. Adoram o cheirinho de carro novo, por exemplo;
  • pessoas auditivas: registram sons e palavras com facilidade;
  • pessoas cinestésicas: relacionam os produtos e serviços às emoções que eles despertam.

5. Foque mais em atração do que em promoção

O livro “O Sucesso É Para Você” diz que, para ter certeza de que estamos ofertando algo que é universalmente aceito, devemos nos perguntar quanto do nosso sucesso virá de atração (por exemplo, divulgação espontânea boca a boca) e quanto virá de promoção (publicidade).

No longo prazo, o sucesso é sustentado por atração, ou seja, uma propagação natural e sem esforço.

Isso não significa que haja algo de errado em fazer publicidade, somente quer dizer que você não deve basear o seu negócio em divulgação paga.

6. Esteja disponível

O ser humano está muito disposto a pagar por conveniência! Por isso, é crucial mostrar que as pessoas podem contar com você de diversas maneiras.

Na prática, isso pode significar oferecer novos canais de entrega, abrir seu estabelecimento nos finais de semana ou facilitar as condições de pagamento.

7. Lembre-se que você tem um único cliente

No fim das contas, seu único cliente é a natureza humana. Quando você serve as necessidades reais das pessoas e entrega a elas aquilo que sua natureza pede, o sucesso é para você!

O livro nos lembra que tudo no universo está conectado. Quando agimos com integridade, recebemos de volta o que existe de melhor.

Respeitar a natureza humana significa aliar seu trabalho a qualidades como verdade, coragem, disposição, aceitação, amor, harmonia, gratidão e bondade.

8. Defina quais qualidades você vai entregar

Conforme mencionado no tópico anterior, o que você oferece aos outros é o mesmo que receberá de volta. Portanto, defina muito bem quais qualidades o seu produto ou serviço entregará.

Mais do que isso, busque desenvolver essas mesmas qualidades em você. Dr. David Hawkins nos lembra que as pessoas bem-sucedidas costumam ser criativas, autoconfiantes, gentis, generosas e desapegadas dos símbolos de sucesso.

Por terem essas qualidades, elas naturalmente as colocam em seus empreendimentos e isso se torna uma via de mão dupla.

9. Compartilhe seu sucesso profissional e pessoal

Nós não precisamos esperar “chegar lá” para começar a contribuir com outras pessoas. O caminho do sucesso profissional consiste justamente em compartilhar tudo aquilo que aprendemos e colhemos na nossa jornada.

É possível começar de forma simples, demonstrando gratidão a nossos clientes, sócios, cônjuge, filhos, amigos, parentes, professores, parceiros de negócios etc.

As pessoas adoram fazer parte do sucesso umas das outras, pois isso é algo natural do ser humano. Afinal, ninguém constrói nada sozinho, não é mesmo?

Conheça o livro: O Sucesso É Para Você

Se você gostou deste conteúdo, conheça o livro que deu origem a este artigo: “O Sucesso É Para Você”. Essa obra revela:

  • A fórmula de causalidade para o sucesso (e desconstrução do chamado fracasso)
  • Como a boa vontade pode virar lucro
  • Como “chegar ao topo” (e porque o destino é o nosso ponto de partida)

O livro vai muito além de um manual de instruções. Mais do que “como fazer”, o conteúdo mostra quais são os princípios de poder centrados no coração que estão por trás do sucesso. Adquira seu exemplar de O Sucesso É Para Você e tenha uma ótima leitura!

Vitor Esprega

Vitor Esprega

Mentor de Alta Performance. Pós-graduado em Psicologia Positiva e Coaching, é escritor há 10 anos e tem 3 livros lançados, além de mais de 350 artigos publicados

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