Suas Previsões 2026

Pesquisar
Loading...

Mindfulness para interromper pensamentos negativos

Descubra como o mindfulness para interromper pensamentos negativos ajuda a reduzir a ruminação, trazer clareza mental e mais equilíbrio no dia a dia

Atualizado em

Quem nunca se pegou preso em pensamentos que se repetem sem parar? Esses ciclos de ruminação consomem energia, afetam o humor e nos afastam do momento presente. A boa notícia é que existe uma prática simples e acessível para interromper pensamentos negativos: o Mindfulness.

Além de trazer mais clareza e equilíbrio emocional, a prática ajuda a criar uma nova relação com a mente. Em vez de lutar contra os pensamentos, aprendemos a reconhecê-los e deixá-los ir, sem que dominem nossas escolhas ou nosso bem-estar. 

Essa mudança de perspectiva já foi confirmada por pesquisas científicas e pode ser aplicada em qualquer momento do dia.

Resumo rápido

  • Pensamentos negativos repetitivos (ruminação) são comuns e podem afetar a saúde emocional e física.
  • O mindfulness ajuda a notar esses pensamentos sem se deixar dominar por eles.
  • Pequenas práticas de atenção plena no dia a dia fortalecem equilíbrio, clareza e bem-estar.

Por que ficamos presos em pensamentos negativos?

A mente está sempre ativa. Algumas vezes em tarefas objetivas, como planejar uma apresentação; outras, em um diálogo interno cheio de julgamentos, críticas e preocupações.

Esse diálogo interno influencia tudo o que fazemos, como nos sentimos tanto emocional quanto fisicamente, e até ajuda (ou piora) a saúde. 

Como acontece de forma inconsciente, é comum ter uma identificação emocional e dificuldade em nos separar dos pensamentos.

Esse fluxo constante cria caminhos neurais no nosso cérebro, que são acionados repetidamente, reforçando e enraizando os padrões de pensamento, que podem se intensificar conforme o estado de humor. 

Quais as consequências disso?

Um estudo de Harvard mostrou que quase metade do tempo a mente está vagueando: cerca de 47% das horas de vigília são gastas pensando no que não está acontecendo. E, quando isso acontece, a tendência é nos sentirmos menos felizes:

  • “Uma mente humana é uma mente errante, e uma mente errante é uma mente infeliz, concluiu o estudo (Killingsworth & Gilbert, 2010).

Essa desconexão nos impede de saborear uma refeição, apreciar o pôr do sol ou estar realmente presentes com quem amamos.

Para romper com esse ciclo é necessário parar a energia do hábito, dos pensamentos, das emoções que nos dominam. É aí que o Mindfulness entra para interromper pensamentos negativos.

  • “A atenção plena é a energia que nos permite reconhecer a energia do nosso hábito, e que impede de sermos dominados pela energia habitual.” Thich Nhat Hanh

O que é mindfulness?

Mindfulness é a prática de estar consciente no momento presente, sem julgamentos.

Segundo Jon Kabat-Zinn, criador do programa MBSR (Mindfulness-Based Stress Reduction):

  • “Mindfulness é a consciência que surge quando prestamos atenção, com propósito, no momento presente e sem julgamentos.”

A prática chegou ao mundo ocidental moderno no final dos anos 1970, quando Kabat-Zinn, biólogo molecular e praticante de meditação budista, teve a inspiração de adaptar esses ensinamentos milenares para ambientes laicos, científicos e de saúde.

Nasceu então, em 1979, o programa de Redução de Estresse baseado em Mindfulness, que se espalhou por hospitais, empresas, escolas, prisões e diversas instituições no mundo.

Desde então, mindfulness deixou de ser algo restrito a tradições religiosas e se tornou um caminho acessível e prático para qualquer pessoa cultivar presença, clareza e equilíbrio.

Como o Mindfulness ajuda a interromper pensamentos negativos?

A ciência mostra que temos uma forte tendência de operar no “piloto automático”. Nossa mente vaga para o passado ou para o futuro, revivendo histórias ou criando cenários. 

A boa notícia é que o cérebro pode mudar. Graças à neuroplasticidade, sabemos que a prática de mindfulness:

  • fortalece áreas ligadas à regulação emocional;
  • melhora o equilíbrio psicológico;
  • apoia a saúde física e fortalece a imunidade.

E o mais interessante é que para praticar mindfulness não precisamos de nada externo: temos corpo, respiração e mente sempre disponíveis. 

A prática consiste em treinar a mente a ancorar no momento presente, seja por meio da respiração ou dos sentidos.

Uma ideia central do mindfulness é que podemos escolher onde colocar nossa atenção. Isso significa que não precisamos reagir automaticamente aos pensamentos: podemos notá-los, reconhecê-los e escolher responder de outra forma.

👉 Leia também: Efeitos da meditação no cérebro

Práticas de mindfulness para interromper pensamentos negativos

Incluir pequenas pausas conscientes pode transformar a forma como lidamos com a mente. Experimente:

1. Atenção à respiração

Quando notar que está preso em pensamentos, volte à respiração:

  • Observe a postura e o apoio dos pés.
  • Sinta a respiração nas narinas, no peito ou na barriga.
  • Acompanhe alguns ciclos de inspiração e expiração.

2. Rotule os pensamentos

Os pensamentos vão existir, a forma com que impactam você é que podemos manejar. Portanto:

  • Nomeie o que surge: “preocupação”, “planejamento”, “crítica”.
  • Reconheça e solte, sem brigar com eles.
  • Lembre-se: pensamentos não são fatos, mesmo quando estes dizem que é.

3. Pausas conscientes

Ter momentos de pausa no seu dia ajuda a encontrar espaços de descanso e, com isso, quando for necessário trazer uma pausa consciente para um momento desafiador, o cérebro já conhece o caminho.

  • Ao invés de recorrer ao celular, faça uma pausa real.
  • Alongue-se, espreguice, beba água ou olhe pela janela.
  • Faça uma refeição com essa qualidade de atenção plena.

4. Experimente essa meditação mindfulness de 8 minutos

Benefícios do mindfulness

Ao cultivar mindfulness, o que antes parecia automático começa a se transformar. Estudos mostram que, ao praticar atenção plena, é possível:

  • desenvolver mais equilíbrio e clareza
  • reduzir a ruminação e o estresse
  • melhorar o humor e a regulação emocional;
  • cultivar a compaixão;
  • fortalecer o bem-estar físico.

Mindfulness é um convite para olhar diretamente para a experiência do agora — sem mapas ou respostas prontas. Cada respiração se torna uma oportunidade de começar de novo.

Dê o primeiro passo

Mindfulness não é sobre eliminar pensamentos negativos, e sim sobre mudar nossa relação ou até fazer amizade com eles. É o convite para olhar diretamente a experiência como acontece no agora, sem precisar de mapas ou respostas prontas.

Cada respiração é uma oportunidade de começar de novo.

E o mais importante: não precisamos esperar condições ideais. O corpo, a respiração e a mente já estão aqui — tudo o que precisamos para praticar.

Que tal experimentar agora mesmo uma pausa consciente, respirando fundo, percebendo o ar que entra e sai? Pode ser o primeiro passo para sair do ciclo dos pensamentos e encontrar clareza no presente.

Referências:

DERMAZO, M. Manual prático Mindfulness: curiosidade e aceitação. São Paulo: Palas Athena, 2015.

HANH, T. N. A essência dos ensinamentos de Buda: transformando o sofrimento em paz, alegria e libertação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

KABAT-ZINN, J. Viver a Catástrofe Total. São Paulo: Palas Athena, Ed. rev. e atual. 2017.

KILLINGSWORTH, M. A.; GILBERT, D. T. A wandering mind is an unhappy mind. Science, 2010.

Luiza Camargo Mendes

Luiza Camargo Mendes

Psicóloga, instrutora de Mindfulness e Mindful Eating, praticante de meditação e yoga, que encontrou no Mindful Eating um grande significado para sua atuação.

Saiba mais sobre mim