Pesquisar
Loading...

Mindful Eating no Halloween: como comer doces sem pesar a consciência

Dicas valem para a data típica de "Doces ou travessuras", mas também para qualquer celebração em que você queira comer sem sentir desconfortos

Atualizado em

Doces ou travessuras? Essa é a pergunta clássica do Halloween. Mas eu te faço outra: como é para você lidar com essas datas comemorativas, que vem acompanhada por inúmeros doces e gostosuras?

Comemorar e celebrar fazem parte das festas, mas quando podemos usufruir desses momentos sem ter desconforto, é ainda melhor!

A prática de Mindful Eating, o comer com consciência plena (entenda mais aqui), nos auxilia a identificar de onde vem esse desejo intenso por comer. Por isso, te convido a experimentar o Mindful Eating no Halloween e sentir os benefícios imediatos dessa prática.

Por que praticar o Mindful Eating?

O comer, quando é impulsionado pelo emocional, está muito relacionado a uma resposta às emoções negativas, como ansiedade, raiva, estresse e depressão – que podem vir disfarçadas de desejo por comida.

Isso pode ocorrer quando a pessoa não sabe diferenciar a fome dessas sensações no seu corpo desses sentimentos negativos. Ou, ainda, quando usa a comida para aliviar essa sensação angustiante, algo que pode ter aprendido desde cedo, na infância ou adolescência. 

Os alimentos mais escolhidos pelas pessoas que estão vivendo essas emoções são os doces e as comidas gordurosas, pois geram prazer e promovem a sensação de saciedade e preenchimento em curto prazo. Mas, como consequência, também ocasionam um ganho de peso. Sobre esse assunto, veja aqui 6 passos para se livrar de dieta para emagrecer.

Estar atento às ondas de desejo e, principalmente, perceber como elas surgem, é um importante passo. E é nisso que a prática de Mindful Eating auxilia: 

  • a sair do piloto automático
  • a notar o ciclo de “comer por comer”
  • a perceber o comer emocional
  • a estar ciente dos gatilhos e emoções que te impulsionam a comer
  • e perceber as sensações do corpo, como os sinais de fome e saciedade (entenda aqui os diferentes tipos de fome). 

Que tal uma prática de Mindful Eating no Halloween?

É só seguir o passo a passo!

  1. Vamos começar desacelerando, para ajudar a estar mais presente nesse momento. Faça três respirações conscientes, sentindo o ar entrando e saindo do corpo.
  2. Escolha um doce (ou outro alimento) e coloque na palma da sua mão. 
  3. Observe sua forma, textura, cor e peso. Sinta seu aroma. Note as sensações no corpo ao observar com os cinco sentidos o alimento.
  4. Ao colocar um pedaço na sua boca, não morda imediatamente. Explore com a língua esse primeiro contato, perceba os sabores e como podem mudar com o tempo.
  5. Aos poucos, mastigue lentamente, curtindo cada momento. Perceba como fica a salivação e como os sabores e texturas podem mudar.
  6. Quando terminar de engolir, note como sua língua trabalha para terminar e verificar se resta algum pedaço.
  7. Ao terminar este primeiro pedaço, note como fica a boca e seu corpo de uma forma geral, percebendo suas sensações.
  8. Se decidir comer mais, pode fazer o mesmo processo e note como a cada mordida, novas sensações aparecem e outras descobertas são feitas.
  9. Fique atento ao sabor da comida escolhida, normalmente quando estamos satisfeitos, o sabor perde seu encanto.

O Mindful Eating ajuda a explorar as sensações corporais, estar ciente das emoções e pensamentos que acompanham o comer. A cada passo você pode notar um pensamento ou uma emoção surgindo. Ao estar curioso e aberto ao que surge, você pode descobrir de onde vem os impulsos.

O convite é para desacelerar e notar cada mordida. Quanto mais presente estamos, mais desfrutamos os detalhes que podem passar despercebidos.

Luiza Camargo Mendes

Luiza Camargo Mendes

Psicóloga, instrutora de Mindfulness e Mindful Eating, praticante de meditação e yoga, que encontrou no Mindful Eating um grande significado para sua atuação.

Saiba mais sobre mim