Pesquisar
Loading...

Como uma mesa bem posta faz a diferença na hora da refeição?

Aprenda como uma mesa bem posta faz a diferença na energia da sua casa e da sua família

Atualizado em

Uma mesa bem-posta traz uma vibe toda especial para a hora da refeição. Por isso, eu quero te mostrar como uma mesa bem posta faz a diferença na sua vida. Sim, na vida!

Quando se pensa em um jantar romântico na mente já vem a ideia de uma vela, um vaso de flor, uma mesa bem arrumada para duas pessoas e taças de champanhe.

Já temos no nosso imaginário alguns detalhes. Mas por que só arrumarmos a mesa para um dia especial quando podemos ter todos os dias uma mesa incrível?

Quando arrumamos a mesa com cuidado e, mais ainda, com carinho, isso faz toda a diferença na hora das refeições.

Não precisa ter louças de porcelana e uma toalha de linho. Você pode simplesmente colocar os pratos com os talheres na lateral e o copo do outro lado. 

Assim, arrumar os alimentos em travessas e colocar no centro da mesa para que todos possam se servir com calma. Além disso, um arranjo bem simples pode ser ótimo para o ambiente mais agradável.

Essas simples mudanças são transformadoras em vez de todos se servirem e irem para um canto da casa ou para frente da televisão ou celular.

Como uma mesa bem posta faz a diferença?

A hora da refeição em muitas famílias é um dos poucos momentos que estão juntos. Uma regra importante nessa hora é deixar o celular longe da mesa para que todos possam se concentrar na refeição e na companhia.

A mesa é um bom momento para conversar, falar de amenidades, trocar ideias e até receitas. Também é possível combinar o que vão cozinhar na próxima refeição e assim por diante. 

Tirar o celular da mesa é importante para não haver distrações, mas também valorizar a refeição e a companhia.

Além disso, para o cérebro ter a ideia de saciedade precisamos mastigar bem os alimentos. Caso contrário comemos rápido e demais, o que gera desconforto e problemas de saúde.

A mesa bem posta ajuda até a melhorar a saúde

Para quem quer emagrecer, por exemplo, uma dica interessante é usar pratos quadrados ou azuis. 

O azul é uma cor calmante que pode ajudar a comer devagar. Já a cor vermelha é estimulante e pode fazer com que a pessoa coma rápido.

A hora da refeição é um momento de comunhão consigo. Além de respeito e amor-próprio ao cuidar o que está alimentando o seu corpo para ter boa saúde.

Quando você cuida como arruma sua mesa você está dando mais atenção para si, em primeiro lugar, e para quem você ama. 

É legal comer pizza olhando um filme? Claro! Mas como uma atividade eventual e não diária. Olhar TV enquanto come tira toda a atenção do alimento e do momento. 

Então, cultive o hábito de arrumar sua mesa com carinho para cuidar como você se alimenta.

Lembra do filme Comer, Rezar e Amar? Tem uma cena em que a personagem se veste com um vestido especial e arruma a mesa para uma refeição especial só para ela.

Por que não arrumar a mesa de forma especial para você, então? Você merece toda sua atenção especial. Quando cuidamos da gente, melhor podemos viver e conviver com as outras pessoas.

Como arrumar a mesa para melhorar a energia

Lembre-se do que deseja nesta refeição. Você pode fazer uma arrumação simples, mas feita com carinho. Você não precisa daquela louça mais sofisticada para melhorar sua energia e da sua casa.

Por fim, essas são considerações sobre a mesa das refeições que podem te ajudar:

  • Posição de poder: Caso alguém precise estar na posição de autoridade, sugere-se se sentar numa posição onde seja possível ter uma parede cega atrás. Com isso, a pessoa fica de frente para as entradas, sejam portas ou janelas. Não é legal ficar de costas para as aberturas. Isso porque essa ação traz instabilidade.
  • Evite conflitos de poder: uma mesa redonda pode ser ideal para ninguém se sobrepor a outra pessoa na casa.
  • Arranjo central da mesa: podem ser flores ou velas. Use a criatividade e o lúdico se tiver crianças em casa. Por exemplo, utilizando um vaso com pinturas feitas pelas crianças. Além disso, você pode criar um castiçal invertendo uma taça e colocando uma vela em cima. São toques especiais no dia a dia.
  • Organização básica da mesa: por exemplo, coloque o garfo e o guardanapo do lado esquerdo do prato; do outro lado, faca, colher e o copo. Fica muito bonito e todo mundo vai adorar a organização.
  • Travessas com os alimentos: Utilizar travessas ou pratos apropriados para dispôs a comida demonstra cuidado e valoriza os alimentos.
  • Respeite as diferenças: as pessoas têm biorritmos diferentes, alguns vão comer mais rápido e outros não. Estabelecer um tempo mínimo para estarem juntos na refeição sem cobranças e quais refeições poderão fazer juntos pode ser um combinado em família. 

A saúde do corpo e das relações familiares podem ter sua qualidade aumentada se os momentos das refeições forem priorizados e cuidados. 

Como organizamos o espaço de comer, a qualidade da comida e o zelo de como nos relacionamos nessas circunstâncias podem fazer toda a diferença.

Andrea Leandro

Andrea Leandro

Terapeuta Floral, Mestre Reiki, Consultora em Harmonização de Espaços (internos – autoconhecimento e externos – ambiente ao seu redor). Facilitadora de Círculos de Paz e dos 26 Movimentos do BRAIN GYM®. Instrutora de Meditação e Yoga para Crianças e Adolescentes.

Saiba mais sobre mim