Isolamento social: dicas para ficar em casa com crianças e para quem mora sozinho
Momento delicado da quarentena pode exigir ainda mais apoio e compreensão da família
Por Andrea Leandro
Em tempos de cuidados especiais para prevenir o avanço do Coronavírus, a principal recomendação é o isolamento social.
E como lidar com essa situação tão delicada sem que as pessoas se sintam solitárias? A ação é muito difícil uma vez que o homem é um ser social e necessita viver em sociedade.
Como o isolamento social é um fato novo que as pessoas não estão acostumadas, num primeiro momento a resistência pode ser maior.
É um momento que precisamos muito do apoio e compreensão da família e a consciência das empresas de só manter os trabalhos essenciais e no que for possível rodízio para que menos pessoas circulem.
Para quem vai ficar em casa com crianças
Então, aqui vão algumas dicas para seu isolamento social não ser desgastante:
- Em casa é preciso planejamento e criatividade para organizar a rotina para que não se torne muito tediosa ou desgastante.
- Para quem vai trabalhar em casa é importante manter uma rotina e pedir para que a família contribua para respeitar seus os horários.
- E ainda mais importante: reserve um tempo para momentos de lazer e descanso.
- Para quem tem filhos: faça rodízio com seu parceiro, enquanto um está envolvido com seu trabalho o outro cuida das crianças.
- Vale organizar um espaço para brincadeiras livres, perto de onde você está trabalhando. Mas não deixe todos os brinquedos a disposição. Faça rodízios para que todos os dias possam ter novidades.
- Dependendo da faixa etária das crianças é possível organizar atividades que elas não precisem de supervisão constante.
- Limite o tempo de internet e televisão.
- Sessão de cinema em família com direito a pipoca e uma bebida gostosa. Depois pode rolar um papo bem legal sobre o filme visto.
Resgate a sua infância
Aproveite para, junto com seus filhos, resgatar brincadeiras da sua infância e tornar o momento de isolamento social como uma forma de conexão com os pequenos.
Relembre com eles como é jogar “Cinco Marias” ou “Bola de gude”, por exemplo. Também vale buscar na internet alguns jogos que podem ser feitos em casa e sem ter que recorrer às compras.
Pense que esse é um bom momento para descobrir gostos e maneiras de interagir com seus filhos. Tem muita brincadeira que pode ser feita com materiais recicláveis.
Outra dica para melhorar a interação com as crianças: aproveite para preparar as refeições em família.
Isolamento social para quem mora sozinho
Caso você viva sozinho, aproveite a quarentena para:
- Revisar guarda-roupas e armários. O que está obsoleto, estragado ou em excesso? Separe-os para doar, vender ou se desfazer assim que for possível. Abra espaço para o novo. Isso ajuda a arejar as ideias.
- Fazer aquele curso online que você sempre quis ou aquele que você se inscreveu e não começou.
- Momento muito bom para colocar a leitura em dia. Seja de livros, artigos e tantos textos gratificantes que temos a disposição na internet.
- Faça sessões de cinema ou séries, mas tenha cautela. Limite o tempo em frente às telas para não ficar o tempo todo no sofá ou na cama.
- Quem sabe é o momento de iniciar um diário e escrever sobre seus pensamentos, sonhos e acontecimentos do seu dia a dia. Um novo viver pode advir dessa atividade. Será um instante de autoconhecimento.
- Se já não medita quem sabe é a hora de começar. Inicie com respirar calmo e lento que ajuda a oxigenar a mente e já é um instante de foco que inicialmente poderá ter.
- Reserve um tempo para atividade física dentro de casa. Faz bem para o corpo e para a saúde mental e emocional. Pode ser muito insalubre ficar muito tempo parado. Não tem espaço? Arrede uma poltrona ou sofá e voilá! Já terá um pequeno espaço para agir. A internet nesse quesito é uma grande aliada com sugestões. Use de cautela. Inicie devagar se não está acostumado.
Isolamento social e um novo olhar para sua casa
Sem tantas atividades fora de casa, será necessário novo olhar para o seu lar. Um refúgio especial que muitas vezes é negligenciado pela falta de tempo.
Liste o que deseja fazer e priorize. Não tente fazer tudo de uma vez. Será eeestresseeante e angustiante.
Viva um dia de cada vez, cada pessoa tem um temperamento diferente. Alguns são mais reservados outros mais ativos e num momento de confinamento todo mundo terá que ajudar o outro.
Se você é muito introspectivo, aproveite para meditar, ler e abra as janelas para olhar para fora.
Se você é extrovertido, procure caprichar em atividades ativas, como exercícios físicos e organizar os ambientes. Lembre-se que precisa prezar pela boa convivência com as pessoas da sua casa. Todos estão sendo privados de atividades que gostam ou que são necessárias.
O respeito e a compaixão são necessários com grande toque de empatia.
Cuide apenas os excessos de qualquer ação. Tente dosar com atividades gratificantes.
Quando perceber terá um dia cheio de ações bem produtivas e felizes no seu dia a dia.
Lembre-se você precisa se isolar para sua saúde vigorar, mas não precisa se sentir solitário. Existe a internet que ajuda a conexão, existem as janelas para que você possa falar com seus vizinhos (mantendo o distanciamento).
Vamos usar da criatividade e muita coisa boa pode acontecer. Todos os momentos da vida deveriam ser encarados como desafios e não problemas. Assim, a mente se abre para o novo e boas oportunidades e acontecimentos surgem.
Terapeuta Floral, Mestre Reiki, Consultora em Harmonização de Espaços (internos – autoconhecimento e externos – ambiente ao seu redor). Facilitadora de Círculos de Paz e dos 26 Movimentos do BRAIN GYM®. Instrutora de Meditação e Yoga para Crianças e Adolescentes.
Saiba mais sobre mim