Pesquisar
Loading...

Ginástica cerebral: a integração cerebral através de atividade física

Neste artigo, vamos explicar o que é BRAIN GYM®️ - Ginástica Cerebral e dar algumas sugestões de como praticar

Ginástica cerebral: a integração cerebral através de atividade física

Quando se fala em ginástica cerebral o que vem à sua mente? Se visualizou um cérebro fazendo musculação, estamos quase lá. O termo se refere a uma série de atividades e movimentos físicos que promovem a integração do cérebro proporcionando mais qualidade de vida no dia a dia.

Neste artigo, vamos explicar o tema e dar algumas sugestões de como praticar.

Ginástica cerebral: o que é, afinal?

Na prática, o que isso quer dizer? O BRAIN GYM®️ – Ginástica Cerebral é um conjunto de movimentos e atividades desenvolvidos pelo casal Paul Dennison e Gail Dennison, dois educadores americanos que ao fazerem pesquisas na área educacional desenvolveram os movimentos do BRAIN GYM®️ — Ginástica Cerebral além de várias técnicas para apoiarem seu funcionamento.

Algo muito importante no BRAIN GYM®️ — Ginástica Cerebral é aprender a “perceber” – a tomada de consciência do que estamos experimentando no momento presente. Isto envolve observação de nossa postura, respiração, emoções, pensamentos, dores ou desconfortos.

Quer saber mais sobre tomada de consciência? Conheça o mindfulness!

E assim, podermos escolher que melhor movimento ou atividade do BRAIN GYM®️ – Ginástica Cerebral pode apoiar no aprimoramento ou desenvolvimento daquilo em que estamos trabalhando.

Quais os benefícios da ginástica cerebral?

Quem não gostaria de ter clareza, foco, atenção, equilíbrio emocional, disposição, ler e escrever bem? São infinitas possibilidades de ações que trazem qualidade e saúde no dia a dia.

Acredito que ninguém gosta de viver estressado. E você? Imagino que também não! O estresse desorienta nossa percepção, e pode ser fonte de muitas doenças, e ainda nos levar para a depressão ou ansiedade.

Aprenda a identificar sintomas do estresse no corpo e na mente

Muitas vezes agimos de forma reativa, isto é, a parte do nosso cérebro mais antiga e instintiva que busca nos proteger aciona um mecanismo de defesa conhecido como reação de luta ou fuga. Isto gera muitas vezes medo ou ansiedade. Não conseguimos mais distinguir um perigo real de um simples momento de estresse com o qual não estamos conseguindo lidar.

Com o BRAIN GYM®️ — Ginástica Cerebral é possível reorganizar o sistema corpo/mente, nos auxiliando a sair da reatividade e escolhendo ações conscientes. Como resultado, desenvolvemos clareza em nossas percepções e obtemos prazer no dia a dia.

Tudo na vida parte de um aprendizado, desde que nascemos. Vai se consolidando à medida que repetimos ou tomamos consciência sobre o que é valido e nos faz bem. Que tal com simples movimentos ajudar o seu cérebro a lidar com o estresse e poder agir de forma mais consciente?

Como sair do estresse e agir de forma mais saudável e consciente?

O aprendizado, seja na escola ou qualquer tipo de treinamento, ou situação de vida, muitas vezes acaba sendo estressante. Com repetições, conceitos difíceis, estados emocionais que afetam sua capacidade de estar presente no aqui e agora nas suas aulas.

Assim, fica-se incapaz de manter a atenção e foco ou ao contrário, se torna hiper focado em algo específico e o contexto da situação ou experiência se perde.

Nos vários ângulos do que se está vivenciando o estresse está presente. E volta a situação de luta ou fuga na sua mente e reatividade física, em antecipação de que algo possa acontecer. Ou, ainda, você fica com a mente em outro local.

Quando você prioriza trabalhar o seu cérebro num aprendizado baseado em movimento antes de iniciar seu curso/aula/treinamento, o aprendizado se torna mais efetivo.

Para tanto é preciso estabelecer um objetivo, com uma linguagem propícia, e com os movimentos do BRAIN GYM®️ — Ginástica Cerebral apropriados, acessar a parte do cérebro que nos ajuda a nos mover em direção ao que desejamos.

Como praticar a ginástica cerebral?

No BRAIN GYM®️ — Ginástica Cerebral uma das técnicas é colocar nosso objetivo de melhora em uma dada área da vida em ação. E assim conectamos nossos movimentos com nossas intenções através de uma sequência que segue as letras do acrônimo PACE — que significa Positivo, Ativo, Claro e Energético, interligando intenção com ação.

Isto é, damos ritmo ao nosso objetivo. Escrevemos ele de forma que seja uma ação no presente que traga os 4 princípios do PACE e junto com 4 movimentos que trarão a sustentabilidade e direcionamento para o que se quer alcançar, ao fazer os movimentos físicos que proporcionarão a conexão cerebral e a melhora de nosso desempenho.

Nesse caso, fazemos os seguintes exercícios ou ações para “encontrar nosso PACE (ritmo)”:

  1. Degustando Água
  2. Botões Cerebrais
  3. Movimentos Cruzados
  4. Ganchos.

Além disso, existem vários movimentos físicos que trabalham dentro das 3 dimensões de organização cerebral e física, os quais nos dão acesso às inteligências Informacional, Emocional e Atencional.

O BRAIN GYM®️ — Ginástica Cerebral pode ser utilizado por pessoas de qualquer idade, podendo proporcionar melhoras em habilidades de escrita, leitura, matemática, linguagem, atenção, concentração, memória, desempenho atlético, comunicação, capacidade de organização e gerenciamento, e relacionamentos, dentre outros.

O programa BRAIN GYM®️ — Ginástica Cerebral é um método educacional que é complementar a todos os programas e áreas da vida pessoal, acadêmica, de lazer, trabalho e saúde, dentre outras.

Para mais informações, testemunhos e evidências sobre o programa, visite www.braingym.com.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Andrea Leandro

Andrea Leandro

Terapeuta Floral, Mestre Reiki, Consultora em Harmonização de Espaços (internos – autoconhecimento e externos – ambiente ao seu redor). Facilitadora de Círculos de Paz e dos 26 Movimentos do BRAIN GYM®. Instrutora de Meditação e Yoga para Crianças e Adolescentes. Saiba mais