Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...

Frases de autoestima para você se pôr em primeiro lugar

Com a prática das frases de autoestima em sua vida, verá como estará na direção certa do que realmente almeja.

Frases de autoestima para você se pôr em primeiro lugar

Muitas vezes desejamos algo em nossa vida, mas a vida parece nos afastar disso. “Quero um relacionamento”, “quero tal trabalho”, “quero ganhar x de dinheiro”. Mas, quando pensamos nisso, qual sentimento tal desejo nos traz? Neste artigo, iremos trabalhar frases de autoestima para você se pôr em primeiro lugar e seguir pela direção certa, rumo ao que deseja.

Por que as frases de autoestima são importantes para os nossos sentimentos e verdade?

Imagine que estou no Rio de Janeiro e quero ir para São Paulo. Mas, na verdade, o melhor destino para mim, o que me traria o melhor em minha vida, seria Minas Gerais.

Coloco-me em movimento na direção de São Paulo, mas ao longo do caminho percebo que, sem querer, erro as estradas e acabo sempre indo na direção de Minas. Continuo pensando “quero ir para São Paulo”.

Quando corrijo meu rumo na direção de São Paulo, o local que havia determinado para ir, sinto um mal-estar, uma angústia. Quando, sem querer, erro e vou na direção de Minas, por outro lado, sinto-me bem, em paz, mais leve e alegre.

“Gostaria de ir para São Paulo, mas me abro para perceber se existe e algum destino melhor para mim!”.

Começo a perceber que talvez o meu real destino seja aquele que me faz sentir bem, e não aquele que havia planejado. Posso corrigir meu rumo quanto ao destino que desejo alcançar.

“Vai dar o maior trabalho mudar, avisar todo mundo, planejar tudo de novo, mas se é o melhor pra mim, é isso que vou fazer!”

Essa correção pode até trazer preocupações quanto ao que terei de enfrentar e fazer para essa mudança, mas traz paz no fundo meu coração. Isso mostra que estou me alinhando com a verdade, com o melhor para mim.

“Ai, mas tá tão longe…ainda assim já caminhei bastante, falta bastante, mas também já percorri um parte. Que bom que estou nesta cidade, é mais perto de Minas do que o Rio estava.”

Pode bater um desânimo quando olho para fora e vejo que ainda estou longe de onde desejo chegar. Se eu me deixar levar pelos pensamentos que ressaltam o quanto está longe, tudo que conseguirei é fazer parecer que a viagem é mais longa do que realmente é. Mas, se eu me focar no caminho que já percorri, onde já cheguei, o desânimo se enfraquece e passa mais rápido.

Onde estou, onde intenciono chegar e onde realmente é o melhor lugar para eu ir

As afirmações de frases de autoestima auxiliam em direcionar nossa mente e nossos sentimentos na direção que almejamos. Mas para que tenham eficiência máxima, é preciso que estejam de acordo com a nossa verdade, e que também respeitem nosso momento. Por isso, elas podem também nos ajudar a perceber se o que desejo com determinada afirmação é de fato o melhor para mim.

Quando nos sentimos mal ao fazer uma afirmação, pode ser que ela não esteja de acordo com a nossa verdade (aquilo que realmente é o melhor para nós), ou que existam crenças ou bloqueios emocionais atrapalhando nosso movimento em tal direção.

Uma afirmação para fortalecimento de amor-próprio, como “eu me amo e me aceito incondicionalmente” é sempre positiva de ser trabalhada. Mas se eu me sentir certa falsidadeindiferença, e até mesmo me sentir mal ao fazer ou pensar em tal afirmação, é bem provavelmente que haja crenças contrárias, bloqueios emocionais que atrapalham esse amor e aceitação incondicional os quais precisam ser trabalhados.

Podemos nos focar com uma afirmação que soe mais real como “estou disposto a me aceitar e me amar incondicionalmente”. Ela também vai na mesma direção que a afirmação anterior, mas respeita o momento atual, no qual ainda não me é confortável esse auto amor incondicional.

Já uma afirmação como “sou lindo”, por exemplo, pode ser uma pouco mais delicada. Pois, se quero me sentir belo para mim mesmo, ela é positiva. Mas se eu quero ser lindo para me sentir aceito ou valorizado, e se alguém agir de maneira que eu não me sinta lindo, crio uma resistência, uma dúvida, enfraquecendo a energia desta afirmação.

Se quero acreditar e sentir que “sou lindo”, na realidade o que busco é “me sinto aceito, amado e valorizado”. “Sinto-me bem comigo mesmo!”, “sinto-me valorizado e aceito”, “estou disposto a me sentir bem comigo mesmo”. Mesmo que outras pessoas não me valorizem, quando trago o referencial para dentro de mim, faço com que as afirmações sejam mais fortes.

Por trás de todo desejo está, antes de tudo, o desejo de nos sentir bem. Esse bem-estar e sentimento de paz, lá no fundo do coração, nos dá a direção do que realmente nos faz bem e feliz, e não necessariamente isso bate com o que achamos que nos fará feliz e que estabelecemos como meta.

Saber diferenciar se o que desejamos está de acordo com o que de fato é o melhor pra nós é uma questão de prática. Observar o que sentimos ao fazermos afirmações, observar os resultados que a vida nos trás, nos ajuda a perceber se estamos mais perto ou longe do que verdadeiramente nos faz feliz.

Trabalhar com frases de autoestima e afirmação podem nos ajudar a elucidar nosso caminho assim como sedimentá-lo e fortalecê-lo. O que realmente nos faz sentir bem é nosso amor-próprio, poder pessoal e alegria. Por isso, podemos começar por aqui.

Afirmações para colocar em prática agora em sua vida!

Então, que tal começar a direcionar sua mente e suas emoções com afirmações que fortalecem a nossa base: a autoestima?

Você pode trabalhar com as afirmações somente em sua mente, escrevendo-as, falando-as em voz alta. Se puder fazer isso na frente do espelho, olhando em seus próprios olhos, será melhor ainda.

Ao trabalhar as afirmações procure  falar, pensar e/ou escrevê-las em primeira e terceira pessoa para si mesmo.

Amor próprio

“Eu me amo e me aceito como sou incondicionalmente. (Seu nome), eu te amo e te aceito incondicionalmente.”

“Eu me perdoo incondicionalmente. (Seu nome), eu te perdoo incondicionalmente.”

Se vier à tona algum sentimento ruim ao fazer afirmações quanto ao amor-próprio, você pode direcionar afirmações para soltar-se dos sentimentos ruins: “Estou disposto a me libertar destes sentimento de…”.

Poder pessoal

“Por trás de toda fragilidade e vulnerabilidade se escondem minhas maiores força.”

“Reclamar só alimenta mais da mesma coisa. Estou disposto a fazer diferente para ter um resultado  diferente.”

“Mesmo que as coisas pareçam dar errado, elas me trazem aprendizados. Estou disposto a perceber qual o meu aprendizado em cada situação.”

“Sou um ser humano em caminho de aprendizado. Aprendo com os meus erros. Fortaleço-me a cada experiência.”

“A única coisa que me impede de chegar aonde e quero é a desistência. Eu me mantenho firme em meu caminho. Se cair, levantarei. Se estiver difícil, me cuidarei com coragem e carinho, encontrarei maneiras de me motivar.”

A vergonha e sentimentos de humilhação e impotência são bloqueios intensos à nossa autoestima. Por isso é importante estarmos atentos para sair deles o quanto antes eles nos afetarem.

“Estou disposto a me libertar do sentimento de culpa/ vergonha/ humilhação.”

Lembrar de fazer essas afirmações em terceira pessoa também: “(seu nome), você está disposto a…”, em vez de eu, usar você.

Alegria

“Estou aberto/ estou disposto a sentir mais alegria e prazer em minha vida.”

“Estou aberto/disposto a perceber e sentir a beleza em minha vida.”

Quando vier à tona alguma crítica em relação a alguma pessoa, situação ou coisa, olhe para o que você aprecia ou gosta nela. Se não encontrar nenhuma,  afirme: “Estou disposto a enxergar os aspectos positivos em ….”.

Lembrar de fazer essas afirmações em terceira pessoa também: “(seu nome), você está disposto a…”, em vez de eu, usar você.

Crie afirmações e alinhe-se com o seu bem-estar!

Com a prática, você pode criar suas próprias frases de autoestima e perceber como se sente em relação a elas. Vá mudando e lapidando as mesmas para que elas lhe conduzam cada vez mais para sua verdade e felicidade!

Olá, essa matéria foi útil para você?
Ceci Akamatsu

Ceci Akamatsu

Terapeuta Acquântica, faz atendimentos presenciais no Rio de Janeiro, em São Paulo e à distância. É a autora do livro Para que o Amor Aconteça, da Coleção Personare.  Saiba mais