Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...

Flores e Guirlandas para decorar sua casa no Natal e Ano Novo com boas energias

Saiba como escolher os melhores arranjos florais e enfeites naturais para atrair prosperidade, proteção e amor para um bom fim e começo de ano

Flores e Guirlandas para decorar sua casa no Natal e Ano Novo com boas energias

Uma das recomendações do Feng Shui é tornar o espaço que vivemos em um lugar saudável e acolhedor, afetuoso e propício ao bem-estar.

Nossas casas são refúgios sagrados e podemos contar com a ajuda da natureza e sua simbologia de cores para intensificar os votos de boas energias, prosperidade, paz, amor, saúde e sucesso. A Cromoterapia tem como base as 7 cores do arco-íris, como você pode ler neste artigo. 

É tempo de decorar a casa para as festas natalinas e de ano novo, então, aproveite a energia e a beleza das flores e das guirlandas para atrair o que deseja para sua vida. Você também pode aproveitar outras dicas do Feng Shui para essa época do ano lendo esse artigo.

As dicas a seguir são para as cores das flores, por isso, os arranjos florais podem ser feitos com qualquer tipo de flor, desde que siga a simbologia da cor para atrair a energia que deseja. Alguns arranjos podem ter ramos de ervas, conforme a intenção.

Arranjos Florais para Natal e Ano Novo

Confira os arranjos florais com cores especialmente escolhidas pela florista Ana Mafalda do Espirito Santo:

Paz, Proteção e Purificação

Arranjos de flores brancas com ervas purificantes e protetoras como eucalipto e arruda.

Espiritualidade, Sabedoria e Intuição

Arranjos com flores azuis, lilases ou roxas e ramos de lavanda.

Saúde, Equilíbrio e Alegria

Flores amarelas e, em especial, os tons de amarelo vivo com detalhes em laranja.

natal e ano novo

Paixão, Entusiasmo e Vitalidade

Flores com vários tons de vermelho e laranja.

Amizade e Criatividade

Cores, formas e tamanhos variados, como arranjos de flores do campo.

Amor e Romance

Todos os tons de rosa. Podem ser arranjos florais com rosa e branco juntos.

natal e ano novo

Prosperidade e Fartura

Arranjos fartos e grandes com flores em tons de púrpura, violeta, roxo.

natal e ano novo

Guirlandas para Natal e Ano Novo

Antigamente, as guirlandas ficavam durante o ano todo nas portas das casas como amuleto de proteção e também como símbolo de boas-vindas.

Com o passar do tempo e principalmente no Ocidente, as guirlandas passaram a ser mais usadas nas festas natalinas.

Por isso, na época do Natal, as guirlandas são colocadas nas portas de entrada das casas para atrair boas energias, prosperidade, proteção e saúde.

O formato de círculo simboliza uma energia de perfeição e movimento, sem começo e nem fim, como se fosse uma mandala.

Originalmente as guirlandas eram feitas com ramos, folhas verdes e ervas de árvores consideradas sagradas como pinheiro, heras, azevinhos entre outras consideradas poderosas, mas hoje em dia são feitas com uma diversidade enorme de materiais e cores.

O Feng Shui recomenda o uso de guirlandas mais naturais e artesanais e abre uma exceção aqui para o uso de galhos e ervas secas, lembrando que serão usadas na porta do lado de fora da casa e temporariamente (por isso não se compara ao uso de flores ou plantas artificiais dentro de casa que não são recomendadas pelo Feng Shui).

Confira o significado de cores e itens naturais escolhidos para a confecção de guirlandas criadas com boas energias pela florista Alessandra Lima:

Guirlanda com Trigos

O trigo é um símbolo de prosperidade, de abundância, de fertilidade e de riqueza com essa cor palha/dourado que é o trigo maduro, pronto para colheita. Ele também representa sucesso no trabalho e na realização de objetivos como símbolo de colheita farta.

guirlandas natal e ano novo

Guirlanda Floral

A guirlanda toda floral representa o florescimento de tudo que desejamos para nós e para os outros. As cores em tom pastel e rosas suaves remetem ao amor. As flores são a representação da beleza e da energia yin/feminina.

guirlandas natal e ano novo

Guirlanda com Ervas

As ervas relembram as árvores consideradas sagradas na antiguidade. Em sua forma visual e estética essa guirlanda é casual e chique ao mesmo tempo. O louro e o trigo representam prosperidade e fartura. A macela representa calma, proteção e purificação.

guirlandas natal e ano novo

Importante: todas essas guirlandas feitas com folhas, ervas, flores e galhos secos têm como base o cipó, que é o símbolo da natureza mais pura, vinda da floresta.

Para saber mais:

Arranjos florais e fotos: Ana Mafalda do Espirito Santo, Instagram: @anamafaldaespiritosanto

Guirlandas e fotos: Alessandra Lima, Instagram:@alessandralima_designfloral

 

Olá, essa matéria foi útil para você?
Cris Ventura

Cris Ventura

Encantou-se com o Feng Shui a partir das aplicações da arte milenar em sua casa e dos resultados em sua vida. Ministra palestras e presta consultorias para residências e empresas. Saiba mais