Pesquisar
Loading...

Fase Folicular: momento de reabilitar suas maiores feridas

Atualizado em

Após o fim da menstruação, simbolizada pela Fase Lútea, começamos um novo ciclo, que é a Fase Folicular, também chamada de Pré-Ovulatória. Conhecer os potenciais e desafios trazidos por este período ajuda você a se conectar com seu ciclo menstrual e aproveitar o melhor de cada uma das suas 4 fases. Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre este período. 

Como calcular a Fase Folicular ou Pré-Ovulatória

Essa fase começa no fim da menstruação e dura cerca de 14 dias, até o começo da próxima fase. Esse é o momento de preparação para a fertilidade. 

É quando tem início em nossos ovários o processo de maturação dos ovócitos, que em breve vão liberar um óvulo. É esse o momento em que se formam os folículos que deram vez ao óvulo. Por isso, ela também é chamada de Fase Folicular.   

Momento é ideal para semear sonhos, projetos e relações  

Digamos que enquanto na ovulação é o tempo de colheita, na pré-ovulação é o momento de semear. Portanto, é nesta hora que você cuidará dos seus projetos e sonhos e também da vida afetiva. 

Esteja solteira ou comprometida, este período é o ideal para focar nas questões amorosas, seja na relação com o outro ou nas qualidades afetivas que você traz em si. Afinal, é a partir da harmonia com seu “eu interior” que você consegue melhorar suas relações ao redor.  

Nesta fase, a mulher fica mais propensa a aprender coisas novas e também a aceitar se transformar. Portanto, é o momento ideal para reabilitar seus relacionamentos. Pois normalmente são eles que nos trazem os maiores desafios. 

Costumo dizer que o amor pode ser comparado a ingressar em uma faculdade difícil e disputada: é algo de grande valor, o qual todos querem viver, mas também representa um teste da vida, aquele que traz aprendizados e evolução pessoal. Portanto, chegou a hora de olhar para suas maiores feridas.   

Fase Folicular traz semelhanças com Lua Crescente  

Para as mulheres que não menstruam, a Fase Folicular traz similaridade com a Lua Crescente. Esta lua é aquela que vai crescendo e, aos poucos, podemos ver o que antes não enxergávamos. Portanto, ela simboliza o momento ideal para abrir os olhos, ver novas realidades e pontos de vista e se permitir vislumbrar novos horizontes.   

É possível que neste momento você sinta um ânimo a mais. Também é a hora ideal para prosperar, expandir, alimentar apenas aquilo que você quer que cresça. Afinal, a atenção que você dá às coisas, pessoas ou ideias, nesta fase da lua, perdura por toda a lunação.  

Atenção aos desafios da Fase Folicular 

No Período Folicular a mulher pode se perceber como uma criança mimada e birrenta. Afinal, é uma fase que traz mais carência, egoísmo, teimosia, crítica, rebeldia e ingenuidade. Então, caso aconteça de se ver com essas características, esteja pronta para essa manifestação de emoções. Ao tomar consciência disso, fica mais fácil não se identificar tanto com esses sentimentos ou não criar resistências. 

Hora da primavera no seu corpo 

Esta é uma fase que emocionalmente pode se associar à primavera. É o momento em que nós, mulheres, manifestamos mais energia, somos mais ativas e inspiradas. Podemos, igualmente, exalar mais confiança e independência. Dizemos que a Fase Folicular se assemelha à primavera, pois é nela que o melhor de nós começa a brotar, como um botão de rosa que se abre e exala seu perfume.  

Conheça as outras fases do ciclo menstrual 

Além da Fase Folicular, o ciclo menstrual também é composto pelas seguintes fases abaixo:  

  • Fase Lútea (Lua Nova): período de luto simbólico no corpo 
  • Período Fértil ou Ovular (Lua Cheia): puro fogo e sedução! 
  • Fase Pré-menstrual (Lua Minguante): relaxe com a autocrítica
Roberta Struzani

Roberta Struzani

Terapeuta especializada em sexualidade e saúde ginecológica. Realiza atendimentos presenciais e online focados no autoconhecimento, na elevação da autoestima e na saúde do aparelho reprodutor feminino. Sua principal ferramenta de trabalho é o Pompoarismo.

Saiba mais sobre mim