Pesquisar
Loading...

Como lidar com a falta de reconhecimento no trabalho?

O que está acontecendo para você sentir falta de reconhecimento no trabalho? Entenda como lidar com esse sentimento a partir da sua responsabilidade

Quando no ambiente de trabalho você não se sente valorizado, a dignidade que dizem estar atrelada ao trabalho vai por água abaixo. Muitos fatores podem influenciar na forma como encara a falta de reconhecimento no trabalho. Como lidar com isso?

Vamos começar com algumas perguntas:

  • o que está acontecendo para você concluir que não está sendo valorizado?
  • ocorreu a promoção de um colega e não a sua?
  • estão criticando suas atividades?
  • não elogiam seu trabalho?

Promoções de outras pessoas

É importante esclarecer que você pode questionar quais foram os critérios para a promoção para o cargo tal e não o porquê de outra pessoa ter sido promovida e você não.

Quando a crítica é ao seu trabalho, peça que sejam realmente pontuais, no que exatamente não está bom e como pode melhorar. Esclareça que, para você, é importante declararem quando o seu trabalho está bem-feito.

Muitas vezes “pré supomos” que as pessoas reconhecem que sabemos que nosso trabalho tem valor e tudo fica no mundo da imaginação e ninguém fala abertamente o que na verdade ocorre.

Isso pode gerar muitas dúvidas e conclusões errôneas do que está realmente acontecendo. É conversando que as pessoas se entendem. Quando o diálogo é claro, novamente falando da situação, pontuando o que está sendo desafiador para ambas as partes e como podem resolver e agir.

Sempre é importante esclarecer. Muitas vezes, nosso temperamento pode estar influenciando nossa visão da situação. Os altos e baixos no trabalho podem afetar sua autoestima e fazer com que duvide do seu potencial. Aqui você pode conhecer uma terapia para ajudar você a despertar seu potencial.

Se você é do tipo que se esquenta fácil, verá tudo como crítica. Se você lida com mais frieza, pode ficar matutando demais e perder a perspectiva e concluir que não recebe valorização e ponto.

Por que você está nesse trabalho?

Como lidar com tudo isso? Constatou que realmente não é valorizado. Então, pense o seguinte, por que está nesse local? O salário, o trabalho em si, facilidades da localização. Suas ações no trabalho são para agradar ao padrão, cliente ou satisfação pessoal?

Reavalie sua conduta. Realmente estou fazendo o que meu cargo precisa? Agora se estão exigindo muito mais para aumentar a produtividade numa relação ganha perde. Quando a empresa ganha sua dedicação e você perde com sua saúde, então está na hora de reavaliar a sua permanência nesse local.

É importante em qualquer ambiente de trabalho existir respeito. Tanto por si mesmo quanto na relação com seus colegas, demais membros da empresa e clientes. Quando você valoriza as suas ações, não precisa de reconhecimento alheio.

O autovalor é algo intrínseco e não precisa que outros fiquem fazendo elogios. Nessa hora saber seu temperamento é mais sanguíneo, colérico, fleumático ou melancólico (faça o teste aqui) ajuda a compreender que seu jeito de ver a situação tem mais a ver com seu temperamento e tira o peso da situação. Pois sua análise é mais cautelosa, pautada no autoconhecimento.

Falta de reconhecimento no trabalho: quem tem responsabilidade?

Quando você dá o seu melhor e seu chefe ou colegas não valorizam, isso mais tem a ver com a postura deles, do que o valor do seu trabalho em si. Aqui novamente reforço a ideia, fazer o seu melhor não no retorno de um reconhecimento, e sim porque a sua ação faz diferença no seu local de trabalho.

Nesse momento pense no ato, o que estou fazendo de melhor e não nos “atores” as pessoas ao meu redor. Pois cada um tem seu jeito de lidar com as situações, muitas vezes a falta de demonstração de reconhecimento possa estar num ato de não acharem necessário, não perceberam que para você é importante um reconhecimento mais declarado.

Portanto, não ser um ato pessoal contra você, e sim uma ação pessoal pela forma regular da pessoa agir.

Sugiro fazer o seu melhor, acredite sempre tem alguém observando. E dessa observação podem surgir grandes oportunidades de trabalho e você se sentir realizado com o que faz.

Andrea Leandro

Andrea Leandro

Terapeuta Floral, Mestre Reiki, Consultora em Harmonização de Espaços (internos – autoconhecimento e externos – ambiente ao seu redor). Facilitadora de Círculos de Paz e dos 26 Movimentos do BRAIN GYM®. Instrutora de Meditação e Yoga para Crianças e Adolescentes.

Saiba mais sobre mim