Dicas para viajar com crianças
Aprenda quais cuidados adotar para tornar inesquecível esse momento
Por Denise Gurgel
Quem é mãe ou pai sabe bem que no começo das férias as crianças adoram ficar de pernas para o ar, mas depois o tédio toma conta e mudar de ares só faz bem. Uma boa opção para movimentar os dias de descanso é viajar com os pequenos. Mas para colocar o pé na estrada e encher a mala do carro é preciso de planejamento para aproveitar bem todos os momentos em família.
Viajar é uma ótima oportunidade de ensinar a criança sobre outras culturas, hábitos regionais e até mesmo incentivá-la a experimentar algumas frutas e comidas diferentes e regionais, para as quais os pequenos geralmente torcem o nariz.
Tudo começa com a escolha da cidade para viajar. Leve em consideração o tempo para chegar à cidade. Os pequenos ficam impacientes com longas distâncias. Seja na praia ou no campo, pesquise sobre a infraestrutura do local (hotel, pousada ou resort), principalmente se for um hotel. Informe-se sobre as atividades disponíveis para os pequenos de diferentes idades, para agradar tanto os mais grandinhos quantos os menores.
Verifique se o hotel se dispõe de um cardápio especial para os pequenos e se tem um selo child friendly, geralmente dado a hotéis que oferecem opções de serviços para crianças. Assim você ficará mais tranquila com a escolha feita e a diversão renderá muitas histórias e risadas!
Quanto mais atividades para os pequenos melhor! Se a cidade tiver passeios turísticos é perfeito para que a criança possa ter contato com a natureza e conhecer os hábitos locais. Já pensou que experiência positiva será para o pequeno conhecer algo novo? É uma forma de ensiná-lo a respeitar as diferenças e aguçar a curiosidade pelo novo. Após os pais escolherem o local e pesquisarem sobre ele, é super interessante dividir com o filhote mostrando fotos, livros ou sites sobre a cidade a ser visitada. Assim a criança também se prepara para a viagem e é uma forma de já ir se ambientando.
Na hora ir para o destino, fique atento a algumas dicas para que esse momento em família seja inesquecível.
- Se a viagem for de avião, lembre-se que crianças têm descontos especiais nas passagens aéreas, centão onfira com a companhia aérea. E se a viagem for longa, prefira voos noturnos e solicite o cardápio especial para crianças.
- Na decolagem dê uma mamadeira ou suco para a criança sugar. Isso diminui a pressão nos ouvidos e evita desconfortos.
- Seja no avião ou de carro, separe alguns brinquedos. Às vezes os pais não querem levar muita bagagem e esquecem que é importante para a criança ter uma referência da casa, além de ser uma forma de distraí-las. Deixe o pequeno escolher algo e separe também um livro para pintar, um gibi ou um dvd portátil com fones de ouvidos para não atrapalhar os outros, além de e lanchinhos para entreter os pequenos.
- Brinquem de contar histórias. Você conta uma parte, a criança outra e uma vai dando a deixa para o outro. Garanto que renderá boas risadas!
- No carro, segurança é fundamental. Nada de viajar no colo da vovó, por exemplo. A criança deve estar na cadeira apropriada para a sua idade, no posicionamento certo e em segurança. Se a viagem for de avião, solicite anteriormente com a companhia aérea berço e assentos com mais espaço.
- Leve uma bolsa com uma troca de roupa para o pequeno, no caso de acontecer algum acidente com líquido e remédios já orientados pelo pediatra antes da viagem.
- Sempre ande com a certidão de nascimento original do seu filhote. É imprescindível para o embarque de avião e alguns hotéis também solicitam para os pais.
- Os pequenos são curiosos e logo se perdem, seja no meio de pessoas no aeroporto ou na praia. Por isso, coloque uma pulseira de identificação com o seu nome e telefones para contato.
Fisioterapeuta materno infantil, especialista em Shantala, consultora do sono e de desenvolvimento motor dos pequenos. Atende em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Saiba mais sobre mim- Contato: contato@cursoshantala.com.br