Pesquisar
Loading...

Dia Mundial contra o Câncer: veja dicas para enfrentar a doença

A qualidade de vida das pessoas com câncer pode melhorar e muito quando seu tratamento é acrescido de terapias complementares

Dia Mundial contra o Câncer: veja dicas para enfrentar a doença

Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado anualmente em 4 de fevereiro, é uma oportunidade para disseminar informações sobre prevenção, controle e tratamento da doença. A qualidade de vida das pessoas com câncer pode melhorar e muito quando seu tratamento é acrescido de terapias complementares. Pensando nisso, o Personare reuniu alguns dos seus especialistas para dar dicas para enfrentar o câncer.

É importante ressaltar que várias técnicas já estão no SUS, chamadas de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), como Reiki, Florais, Meditação, Aromaterapia, Musicoterapia, Cromoterapia, Constelação Familiar, entre outras.

Segundo a terapeuta Andrea Leandro, além de trabalharem no campo sutil, essas técnicas colaboram para que a saúde possa se restabelecer com mais qualidade e em menos tempo.

“As terapias ajudam a relaxar, tendo em vista que muitas pessoas com essa doença podem ter depressão ou ansiedade. Ao relaxar, já eliminam a possibilidade disso acontecer e, assim, a saúde será restabelecida em menos tempo”, explica a especialista.

Como o câncer é uma doença que pode ter estágios muito graves e debilitantes, os terapeutas sugerem que as técnicas integrativas sejam usadas com mais frequência. O Reiki, por exemplo, pode ser semanal. Já o uso de óleos essenciais pode ser diário.

Mas a aromaterapeuta Solange Lima alerta: não existe óleo para curar nenhuma doença. O que existe é um tratamento integrativo que auxilia no processo da doença, nos efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia, como tratamento complementar, amenizando e aliviando os sintomas das medicações.

“Quando falamos de câncer, é importante pensar também na causa emocional, mágoas, ressentimentos e situações mal resolvidas de longo prazo e que podem desencadear a doença. Por isso, é importante o acompanhamento de um terapeuta para ajudar nessas questões durante o tratamento. Isso pode fazer muita diferença na evolução da melhora do quadro”, aponta Solange.

É importante salientar que nenhuma das terapias complementares elimina o tratamento médico e sua supervisão. Evidências científicas já demonstraram que os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.

Se você tem interesse, o Personare tem uma rede de especialistas para todas as áreas da vida. Clique aqui e agende sua consulta online!

6 dicas para enfrentar o câncer

1. Spray para o ambiente

Andrea Leandro sugere um spray para o ambiente, unindo Florais e Aromaterapia, para potencializar a elevação da energia do espaço onde a pessoa com câncer passa grande parte do seu tempo. Ao trabalhar o ambiente externo e interno, compõe-se um conjunto de ações que vão colaborar e muito para a melhora do ânimo e, consequentemente, da saúde do enfermo. Procure um terapeuta ou aromaterapeuta para formular uma receita individualizada.

2. Florais

Andrea também sugere os florais de Bach, principalmente o Rescue, um floral emergencial, pois eles aliam as essências que melhor se adequa ao temperamento e o jeito do paciente encarar a vida ajudam no dia a dia, já que é consumido diariamente, sem a necessidade de parar ou atrapalhar qualquer outro tratamento medicamentoso.

Já os Florais do Bush Australiano, indicados por Celia Lima, são muito pontuais em relação aos efeitos colaterais produzidos pela radiação e quimioterapia. Para combater os efeitos da químio, a Detox Essence ajuda a remover toxinas e venenos químicos, além de estimular os principais canais de eliminação do corpo.

Já a radioterapia pode ter seus efeitos colaterais amenizados com a combinação de Fringed Violet e Mulla Mulla, que ajudam a liberar a radiação armazenada no corpo e a carga traumática da doença. E a essência Waratah é um bálsamo para tratar quadros depressivos. Em todos os casos, é recomendado procurar um terapeuta para personalizar o floral.

3. Óleos essenciais

Para ajudar a trabalhar as causas emocionais, Solange Lima recomenda o óleo essencial de lavanda, muito efetivo para ajudar na ansiedade e possível depressão desencadeadas pela doença. Os medos podem ser amenizados pelos óleos cítricos, como laranja doce e limão, e o olíbano.

Já o óleo essencial de rosas trabalha mágoas e ressentimentos, ajudando na libertação de sentimentos e emoções negativas. Os óleos podem ser usados em difusores pessoais ou nas sessões de Reiki. É importante ter o acompanhamento do aromaterapeuta para saber quais e como usar os óleos.

4. Escalda-pés

De acordo com Eric Flor, o escalda-pés, além de muito relaxante, traz benefícios como melhora da circulação, equilíbrio físico e emocional, liberação de toxinas, alívio de dores e enxaquecas, melhora do sono, entre outros. Uma boa dica é realizar escalda-pés como um hábito noturno, em conjunto respirações, meditações e, se quiser, com música. Para preparar seu escalda-pés:

  • Mergulhe os pés numa bacia com água quente/morna até a altura dos tornozelos (até uns 4 dedos acima do tornozelo) por em média 15 minutos.
  • Se desejar, pode acrescentar na água sal, ervas ou/e óleos essenciais. O sal, na medida de uma colher de sopa, proporciona a sensação de relaxamento e leveza nos pés, também reduzindo as sensações de peso e inchaço.

6. Yoga

Conforme Rosine Mello, a prática regular de Yoga melhora a recuperação de pessoas em tratamento de câncer, além de diminuir a fadiga e o estresse, regular o sistema nervoso, equilibrar o sono, aumentar a vitalidade, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde mental, o que reverbera na qualidade de vida dos praticantes. Aqui você encontra posturas de Yoga para ajudar no tratamento de câncer de próstata.

6. Alimentação

Embora não seja uma terapia complementar, é importante refletir sobre como você está se alimentando. Afinal, mais do que ajudar a perder peso, adotar um cardápio saudável pode prevenir o surgimento do câncer. Um relatório do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontou que a combinação de alimentação com atividade física é responsável pelo controle de 19% dos casos da doença no Brasil. Veja aqui uma lista  de alimentos contra o câncer!

Olá, essa matéria foi útil para você?
Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias. Saiba mais