Pesquisar
Loading...

Cura ou remissão: entenda a diferença ao cuidar da saúde

Saiba como identificar se o resultado de um tratamento é a cura ou remissão do quadro

Cura ou remissão: entenda a diferença ao cuidar da saúde

Uma pessoa diagnosticada com uma doença deseja a cura, mas é preciso cautela! É importante procurar orientação médica para que essa busca não piore a doença e compreender quando há possibilidade de cura ou remissão.

  • A palavra curar vem do latim curāre, que significa ter cuidados com, cuidar de, ocupar-se de.
  • E saúde significa estado de boa disposição física e psíquica.

Escrevo este texto porque, como profissional da saúde, professora de educação física e instrutora de yoga, tenho visto verdadeiros absurdos nas redes sociais, vídeos exaltando o yoga e outros métodos que levam a pessoa a suprimir o uso de seus remédios, inclusive os controlados.

Orientações como meditação para curar doenças mentais, cura de artrose sem acompanhamento médico, substituição de medicamento para pressão por um pó… são cada vez mais comuns.

Utilizar suplementos alimentares de forma indiscriminada e por conta própria pode ser perigoso. Conheça os riscos da suplementação neste artigo.

É fundamental ter acompanhamento de um profissional de saúde ao parar de usar um remédio controlado. Há o período de desmame que deve ser acompanhado de perto.

Quem pode cuidar da sua saúde

Quem cuida da saúde no Brasil são os profissionais da saúde, que são formados em:

  • Medicina
  • Enfermagem
  • Educação física
  • Biomedicina
  • Farmácia
  • Fonoaudiologia
  • Odontologia
  • Psicologia
  • Quiropraxia
  • Fisioterapia
  • Nutrição
  • Radiologia
  • Gestão Hospitalar
  • Estética e Cosmética
  • Ciências Biológicas

Não vou discutir nem entrar na senda da guerra entre yoga e educação física, educação física e fisioterapia, medicina ayurvédica, medicina oriental e medicina ocidental.

O objetivo aqui é que você desperte e reconheça os falsos gurus e as falsas promessas.

Existem, sim, pessoas sérias com ótimos cursos de formação em yoga, cada um dentro da sua linha, como também existem cursos sérios de terapia ayurveda, acupuntura e terapias integrativas.

Em momentos de crise e dificuldades, é preciso estar mais alerta à saúde. Conheça aqui 5 técnicas simples e rápidas que fortalecem a mente.

Cura ou Remissão: entenda a diferença

Estar curado significa por fim a uma doença. Por exemplo, você se curou de uma gripe, de uma pneumonia, de uma apendicite, de uma micose e assim vai.

Porém, existem doenças que não têm cura, como artrose, artrite, osteonecrose, alguns tipos de câncer, diabetes, HIV, doenças autoimunes e outras mais.

Remissão significa que a doença está sob controle durante aquele período, mas não existe cura.

Por exemplo, você tem uma artrose no joelho e acessa em uma rede social a informação de que uma pessoa curou o joelho com yoga. Desconfie!

O yoga cria espaço nas articulações, fortalece a musculatura e, dessa forma, pode diminuir a inflamação.

Mas é importante informar que ela não está curada, porque artrose não tem cura e é uma doença que piora com o passar dos anos.

Você sabia que a Astrologia pode indicar quais são seus pontos positivos e o que você deve cuidar para ter uma boa saúde? O estudo tem como base o seu Ascendente. Descubra como neste artigo.

Meu relato de remissão

Há mais de 15 anos descobri que tenho osteonecrose no quadril, que não tem cura, e provoca artrose grave. Na época, o médico disse que em menos de cinco anos eu estaria em uma mesa de cirurgia para colocar uma prótese, isso não aconteceu.

Sorte? Não sei, cuidado sim! Só que tem mais um agravante nesta história, não consigo tomar o remédio sem que este ataque seriamente o meu estômago. O remédio que cura é o que mata.

A solução? Exercícios físicos de fortalecimento das musculaturas do quadril, coxa, abdômen, costas, manter o peso baixo, alimentação saudável, musculação, muita prática de yoga dentro e fora do tapete.

Estou curada? Não, nunca estarei curada, estou em remissão. Isso pode resolver o seu problema se você tiver a mesma doença que eu? Não sei, cada organismo é único e reage de diferentes formas ao mesmo tratamento.

A possibilidade da cirurgia para a colocação da prótese está diretamente ligada a minha qualidade de vida e evolução da dor que a doença provoca.

Quadros como hipertensão e diabetes não têm cura, mas têm tratamento.

Não acredite em poções mágicas, pílulas douradas, dietas radicais. Trate-se com quem tem formação para cuidar da sua doença.

Terapias para manter doenças em remissão

Yoga (veja aqui como começar a praticar) e outras terapias ajudam a manter as doenças em remissão, são coadjuvantes dentro de uma equipe multidisciplinar, mas quem diz o que deve e o que não deve ser feito em relação a sua doença é o médico.

Meditação é ótima, organiza o cognitivo, traz paz de espírito (veja aqui como começar a meditar), mas existem contraindicações e isso deve ser dito.

Algumas pessoas não podem fazer meditação sem estar sob a atenção direta de um profissional da saúde mental. Pessoas que sofrem de:

  • Depressão de fase aguda
  • Transtornos de atenção
  • Ataques de pânico recorrentes
  • Transtorno bipolar instável
  • Transtornos psicóticos (alucinações, delírios)
  • Estados dissociativos ou psicológicos agudos (abuso físico, emocional ou sexual).

Afinal, o que é estar saudável?

Na nossa cultura o significado de saúde está diretamente conectado a ausência de doença, mas não é bem assim.

Você tem uma doença em remissão, seus exames estão bons, seu emocional está equilibrado, você está inserido dentro da sociedade, você é saudável.

A OMS definiu saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. Vida saudável tem relação íntima com outros fatores. Leia mais neste artigo.

Antes de acreditar naquele vídeo que diz fazer milagres nas redes sociais, nos anúncios da TV e jogar toda a sua fé no produto ou método, pesquise, pergunte ao seu médico, pergunte qual formação da pessoa com quem você vai fazer a terapia.

Procure principalmente por resultados reais, não aqueles que lhe são apresentados por quem está vendendo o produto ou método, às vezes aquela medicação milagrosa é proibida no Brasil, ou pode ser que o resultado do método não seja bem aquele que foi prometido.

Use a internet para pesquisar a veracidade das informações, procure a verdade isenta da ansiedade de cura.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Rosine Mello

Rosine Mello

Formada em Educação Física, é praticante de Hatha Yoga desde 1998. Atua como professora desde 2005, certificada pelo Simplesmente Yoga. Saiba mais