Ano Novo Astrológico✨

Pesquisar
Loading...

Como se livrar das crenças limitantes sobre dinheiro

Se você tem uma relação difícil com sua vida financeira, é necessário refletir também sobre as crenças limitantes sobre dinheiro

Atualizado em

O problema nunca está somente do lado de fora. Se você está experimentando uma relação difícil com sua vida financeira, é necessário refletir também sobre as crenças limitantes sobre dinheiro que podem estar moldando sua relação com ele.

Esse tipo de pensamento está mais presente nas nossas vidas do que imaginamos e, muitas vezes, acaba sendo um obstáculo para quem deseja alcançar uma vida mais próspera e financeiramente segura

Mas quer a boa notícia? Essas crenças podem ser transformadas! Vamos explorar o que são, de onde vêm e, principalmente, como se livrar das crenças limitantes sobre dinheiro.

💼 Entre para o nosso grupo de Carreira no WhatsApp

O que são crenças limitantes

Crenças limitantes são percepções ou pensamentos enraizados que criam barreiras em nossas vidas, nos impedindo de avançar em certas áreas. 

Quando falamos de dinheiro, essas crenças limitantes muitas vezes se formam através de experiências familiares, culturais e sociais. 

Por exemplo, se crescemos ouvindo que “dinheiro não traz felicidade”, podemos sentir culpa ao querer ganhar mais. Mas essas ideias se tornam tão automáticas que nem percebemos como influenciam nossas decisões financeiras.

Principais Crenças Limitantes sobre Dinheiro

Conhecer as crenças limitantes mais comuns é um bom ponto de partida para começar a identificá-las em você. Algumas delas incluem:

  • “É difícil ganhar dinheiro” – Essa ideia gera um bloqueio, fazendo com que você se conforme com menos do que merece, além de realmente dificultar de verdade a sua jornada de ganhar dinheiro.
  • “O dinheiro some da minha mão” – Pode levar a sabotagens, como, por exemplo, gastar demais ou evitar oportunidades de crescimento, por medo de não saber lidar com o volume de dinheiro.
  • “Eu não sou boa com dinheiro” – Uma crença infelizmente muito comum entre as mulheres, que muitas vezes já ouvem isso desde pequenas, o que às vezes leva a uma dificuldade de ganhar, multiplicar e gerenciar seu dinheiro, pois acabam nem se dedicando a aprender essas habilidades.
  • “Pessoas ricas são egoístas ou corruptas” – Essa crença associa riqueza a características negativas, impedindo a realização financeira, você acaba não querendo se tornar igual a essas pessoas e evita o enriquecimento.
  • “Não consigo ganhar bem fazendo o que amo” – Limita as possibilidades de unir paixão e prosperidade, te distanciando de fazer algo que poderia ser exatamente aquilo que te traria prosperidade.

Cada uma dessas crenças, por menor que pareça, pode ser um verdadeiro empecilho para a sua prosperidade financeira e para um crescimento profissional saudável.

Leia também: Transição de Carreira e o Medo de Faltar Dinheiro

Como identificar suas Crenças Limitantes

Identificar suas próprias crenças limitantes sobre dinheiro pode ser mais simples do que parece. Um exercício inicial é se perguntar: 

  • “Quais pensamentos surgem quando penso em dinheiro?” 
  • “Quais frases me vêm à mente quando vejo alguém que ganha muito bem?”
  • “Quais são meus pensamentos/atitudes/posturas imediatas e automáticas quando estou lidando com dinheiro?”. 

Além disso, observe como você se sente ao lidar com dinheiro: 

  • ansiedade
  • culpa
  • raiva podem ser sinais de crenças limitantes.

Exercício Prático

  • Toda vez que perceber um pensamento, postura, atitude ou comportamento negativo e limitante sobre dinheiro, anote-o. 
  • Depois, reflita: de onde ele veio? É algo que você acredita de verdade, ou é uma ideia absorvida do ambiente? 
  • Então, com esse mapeamento, você poderá começar a desmontar o que não é seu.

Técnicas para Transformar Crenças Limitantes

Existem várias práticas e terapias que ajudam a transformar essas crenças limitantes. Uma técnica poderosa que utilizo é a Liberação Emocional, que trabalha as emoções enraizadas e ajuda a desprogramar reações automáticas. 

Além disso, o hábito de autoavaliação e gratidão pode ajudar a criar uma nova relação com o dinheiro, baseada em uma visão mais positiva e acolhedora.

1. Reflita sobre sentimentos negativos

Sempre que perceber um desconforto com relação ao dinheiro, investigue. Torne-se curiosa e reflita: 

  • O que me levou a me sentir assim? 
  • O que estou acreditando que me fez ter essa reação? 
  • O que mais me incomoda nessa situação? 
  • A curiosidade ganha da resistência e você começa a se abrir para novas possibilidades.

2. Gratidão diária

Outro exercício maravilhoso é reservar um momento todos os dias para refletir sobre questões positivas:

  • uma conquista ou benefício que o dinheiro lhe trouxe,
  • uma benção financeira que recebeu, 
  • uma conquista sua relacionada ao mundo do dinheiro. 
  • até uma refeição gostosa ou um momento especial que você conseguiu proporcionar para alguém

A prática de gratidão cria uma mentalidade de abundância e abre espaço para uma nova forma de ver as possibilidades financeiras.

3. Treine a mentalidade de abundância

A mentalidade de abundância é a ideia de que há o suficiente para todos, inclusive para você! 

Assim, ao adotá-la, você começa a ver novas oportunidades, confia mais em suas habilidades e se sente menos inclinado(a) a competir ou se comparar com os outros. 

Em contraste com a mentalidade de escassez, que foca na falta e limita o crescimento, a mentalidade de abundância incentiva a expansão e o fluxo contínuo.

Livre-se das crenças limitantes sobre dinheiro

Essa mudança de perspectiva abre portas e gera uma sensação de segurança que é essencial em momentos de transição, como quando pensamos em avançar na carreira ou mesmo mudar de área.

Se você deseja se aprofundar e trabalhar suas crenças sobre dinheiro, convido você a conhecer minha mentoria Transição de Carreira Turbinada.

Nesses encontros, trabalhamos a mentalidade de crescimento e técnicas de liberação emocional para te ajudar a romper barreiras e conquistar a segurança que você busca.

Gabi Squizato

Gabi Squizato

Professora de desenvolvimento pessoal e profissional, Treinadora de inteligência emocional, Mentora Executiva e Terapeuta. Te ajuda a se organizar - por dentro e por fora - para ter resultados sem abrir mão de si mesma.

Saiba mais sobre mim