Pesquisar
Loading...

Como vencer o desânimo e voltar a ter prazer no dia a dia

Quinto episódio da websérie ‘Respira’ ensina como superar sentimentos que ‘roubam’ a nossa energia

Como vencer o desânimo e voltar a ter prazer no dia a dia

Quando você acorda, qual é o sentimento que te acompanha? Sente-se disposto para dar início às atividades do dia ou sente-se desanimado(a)? No quinto episódio da websérie Respira, vamos entender como vencer o desânimo para recuperar o prazer e energia no seu dia a dia.

No vídeo, respondemos à questão de Betina E. sobre sentir-se desanimada ao ter que lidar com situações do cotidiano:  “Acordo cansada todos os dias, sem nenhuma energia para encarar os problemas da rotina. Como lidar com esse desânimo constante?”.

Assista ao episódio completo sobre desânimo no vídeo abaixo:

Quem nunca sentiu preguiça, não é mesmo? O sinal de alerta surge quando, com frequência, você se pega pensando: “que preguiça, tenho que estudar”, ou “gostaria de nunca mais ter que trabalhar”.

Começar o dia nessa frequência, entretanto, não é bom. Pode parecer difícil, mas é possível reverter esse quadro.

De onde vem o desânimo?

O desânimo é irmão da preguiça. É normal, às vezes, sentir-se desanimado. Mas se esse tem sido um estado frequente para você, se questione: você tem sentido prazer para realizar as suas atividades?

Caso a resposta seja não, você terá que encontrar prazer de alguma forma. Afinal, qual seria o antídoto do desânimo se não o prazer?

Entretanto, talvez no momento não seja possível você simplesmente mudar de emprego, de parceiro(a) ou de uma situação por qualquer motivo. O que fazer nesses casos?

Prazer no dia a dia para não sentir desânimo

Para sair do estado de desânimo, o seu centro de energia precisa de fontes de prazer. Faça um pacto com você mesmo de gerar sensações prazerosas.

Se não der para buscar prazer o tempo todo — porque às vezes não dá mesmo — tente gerar esse sentimento algumas vezes no dia.

O nosso campo energético muda conforme o que nós pensamos.

Ao sentir prazer, você abastece o seu centro energético de uma energia prazerosa que ajuda você a sair do desânimo.

O que é o desânimo?

Quando você se perceber desanimado(a), pare, respire e observe seus sentimentos: o que você está sentindo? De onde está vindo essa sensação? O que você está pensando que está gerando esse desânimo?

O desânimo é uma vitimização que muitas vezes nos engole. Nos momentos mais difíceis, redobre a atenção aos seus sentimentos, fantasias internas e pensamentos.

É o pensamento que cria o desânimo. Ao entender isso, você torna-se capaz de mudar, ressignificando situações cotidianas: usar um sabonete que você gosta, cozinhar algo que te dê prazer, ou qualquer outra atitude.

Mesmo que seja por meio de um gesto pequeno, comece a se comprometer com o seu próprio prazer.

Seus problemas não vão desaparecer, mas você vai olhá-los de uma forma mais suave e determinada.

Como você está se sentindo? Tem alguma questão que não te agrada ou alguma situação que você não consegue resolver? Fique à vontade para fazer suas perguntas nos comentários do episódio. O Respira é uma troca nossa, para gerar reflexões que possam melhorar o dia a dia.

Se inscreva no canal do Personare no Youtube para acompanhar os próximos. Até lá e não se esqueça: Respira!

 

Olá, essa matéria foi útil para você?
Regina Restelli

Regina Restelli

Criadora da Terapia dos Chakras, que promove autoconhecimento e expansão da consciência amorosa. Faz atendimentos online no Personare. Suas consultas limpam as crenças no campo energético, trazendo bem-estar e energia para autotransformação. Saiba mais