Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...

Como organizar uma mala inteligente antes de viajar

Uma viagem começa antes mesmo da própria viagem. Preparar uma mala faz parte desse processo.

Como organizar uma mala inteligente antes de viajar

Programar uma viagem pode ser um grande prazer ou causar desespero para quem decide viajar! Seja lazer, férias, negócios, saber organizar uma boa mala é fundamental. E quando o assunto é viagem a gente quer que tudo corra bem, conforme planejado! E uma mala inteligente e bem feita contribui muito para o sucesso dessa viagem! Então vem comigo que no caminho eu te explico!!

Algumas pessoas ficam perdidas nesse momento, sem saber como por onde começar. O segredo de uma mala inteligente é conseguir fazer coordenações versáteis, com poucas peças, otimizando o tamanho e o espaço da bagagem, sem precisar ficar preocupada com o excesso de peso e também não ter espaço para trazer as comprinhas e as lembranças para a família e amigos na volta.  Mas não existe fórmula mágica, é uma questão de planejamento e organização.

Organizar uma mala inteligente depende para onde você vai

O primeiro passo deve ser a escolha do destino. Todo mundo tem uma lista mental de lugares que deseja conhecer, vale também pedir indicações para amigos ou até mesmo em grupos de viajantes nas redes sociais. Após definir, faça uma pesquisa sobre esse lugar, como é o clima, cultura, feriados, festividades. Essas informações ajudam muito na escolha das peças de roupa.

Depois de escolher o destino, a segunda etapa é definir o cronograma, duração da viagem, dados de partida e retorno. Procure saber qual o melhor período para visitar o destino que você escolheu, assim você não corre o risco de se deparar com excesso de chuva ou muito calor!

Uma dica muito legal e simples é clicar no seu destino no Instagram um pouco antes de viajar e ver como as pessoas estão se vestindo.

Mala inteligente e roteiro tem tudo a ver

Agora é hora de explorar! Para preparar o roteiro, vale a pena primeiro entender onde você ficará hospedado, isso também influencia na quantidade de peças de roupa que você vai precisar levar. Por exemplo, se você vai ficar numa casa, tem a opção de lavar as peças.

Depois, liste dos principais lugares e atrações turísticas que você deseja visitar ou que realmente precisa ir, (se for uma viagem a trabalho), assim, quem sabe não sobra um tempinho para turistar.

Se for a lazer, o roteiro ajuda a entender se você vai andar muito a pé, se vai precisar alugar um carro, se vai ficar muito tempo na rua, se tem tempo para trocar de roupa, se o local onde você ficará hospedado é de fácil acesso para os lugares onde deseja ir.

Se for a trabalho, pensar nos compromissos que você terá durante a sua estadia, reuniões e encontros que demandem um dress code (código de vestimenta) mais formal. Enfim, o roteiro é essencial para a organização e o planejamento.

Saiba o que você precisa levar em sua mala inteligente

Faça também uma check-list de tudo que você precisa levar: documentos, remédios, maquiagem, itens de cuidados pessoais, acessórios e até mesmo as roupas. Eu costumo deixar um bloquinho em cima de uma mesa dias antes com essa lista e conforme vou lembrando de alguma coisa, vou anotando. 

Não deixe para arrumar a mala em cima da hora. Faça com pelo menos um dia ou dois de antecedência , assim se surgir um imprevisto ou algo para resolver de última hora, sua mala já estará pronta! 

O que levar na mala de mão?

Uma dica super importante é incluir na sua mala de mão, uma muda de roupa e também uma muda de roupa íntima, remédios, alguns itens de higiene pessoal, carregador do celular, enfim, tudo que for extremamente importante e vital, assim, caso a sua mala seja extraviada você terá como sobreviver até recuperar ela. 

Se você vai viajar de avião, é fundamental conferir as especificações de cada companhia aérea com relação ao tamanho, as dimensões e peso das bagagens. Se no seu trajeto tiver conexão, precisa checar também como funciona a cia aérea que irá operar esse voo. 

Bom, para quem vai viajar, boa viagem. Espero que essas dicas possam ser úteis e ajudem a evitar alguns perrengues também!

Você sabia que viajar pode ajudá-lo com o autoconhecimento? Há destinos que proporcionam um turismo de autoconhecimento, vem se inspirar!

Olá, essa matéria foi útil para você?
Danielle Olivieri

Danielle Olivieri

Consultora de imagem e estilo, especialista em comunicação visual através do vestir. Saiba mais