Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...

Comida de Ano Novo: 6 dicas para se relacionar com a alimentação nas festas

Nas festas, a atenção costuma ficar dividida entre socializar e comer. Entenda como você pode permanecer mais atenta para comer com consciência.

Comida de Ano Novo: 6 dicas para se relacionar com a alimentação nas festas

Festas de finais de ano chegando e o que as acompanham? Para alguns, a celebração; para outros, a culpa por comer demais.

Nas festas, a atenção está dividida entre socializar e comer. A euforia, tristeza ou ansiedade podem ser distrações, e acabamos comendo mais do que é confortável para o corpo.

Saber que isso pode acontecer cria um espaço para experimentar algo novo e fazer diferente. O que podemos fazer para estar mais atentos e não exagerar?

1. Aprecie a comida que irá comer

Observe a comida, sinta os aromas, olhe as cores, as formas e texturas. É uma pausa consciente para escolher o que quer saborear. Saiba mais sobre Mindful Eating.

2. Coloque uma quantidade menor no prato para escolher se quer repetir ou não

É comum que a variedade de pratos seja maior em festas e acabamos comendo com os olhos. Quando você opta por colocar uma quantidade menor, pode escolher repetir o que mais lhe atraiu. Muitas vezes a boca está apenas curiosa para sentir aquele sabor novo e uma pequena quantidade é o suficiente.

3. Coma com a mão não-dominante

Comer com a mão que não estamos acostumados nos convida a estar presente no momento da refeição. Inclua uma dose de bom humor, leveza e curiosidade para essa prática. Perceba como a mão dominante quer pegar os talheres e assumir o posto.

4. Uma mordida por vez

A cada mordida ou garfada, descanse a comida e/ou talheres. Leve a atenção para a boca e para a mastigação. Só depois de engolir prepare a próxima garfada.

Essa prática é ótima para ser usada com petiscos, que geralmente comemos rápido e sem nem perceber, pegando um atrás do outro. Também nos ajuda a desacelerar, fazer pequenas pausas durante a refeição e saborear a comida que está na boca.

5. Quando estiver falando, não coma

Como nas festas estamos rodeados de pessoas, aproveitamos para colocar a conversa em dia. Esse é o propósito de reunir e celebrar.

O convite aqui é: quando estiver comendo, evite falar. Permita-se permanecer ouvindo uma história e saboreando sua comida. Se chegar o momento de contar algo, repouse os talheres e comente.

6. Acolha o que está presente

É interessante permanecer ciente das emoções que está vivenciando, dos pensamentos e das sensações físicas. Entenda por que comer consciente é possível.

Quando abrimos espaço para reconhecer o que está acontecendo a cada momento, podemos escolher como é melhor responder. É diferente de ser levado pela emoção no automático.

Essas práticas ajudam a estar mais conectado ao corpo, abrir um espaço de pausa na refeição, desacelerar e diminuir as distrações.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Luiza Camargo Mendes

Luiza Camargo Mendes

Psicóloga, instrutora de Mindfulness e Mindful Eating, praticante de meditação e yoga, que encontrou no Mindful Eating um grande significado para sua atuação. Saiba mais