Como colocar a vida em ordem até o fim do ano
Veja dicas práticas sobre como colocar a vida em ordem até o fim do ano e comece o novo ciclo com abertura para os seus sonhos
Por Andrea Leandro
Pode ser super agoniante chegar ao final do ano e perceber que a maioria das coisas que queríamos fazer não se concretizou. Assim, a frustração se instala, trazendo desânimo para o ano que se inicia, carregado de sensações ruins. Então, agora é hora de saber como colocar a vida em ordem até o fim do ano.
Que tal, então, mudar a perspectiva? Será que realmente não realizamos nada do que nos propusemos? Ou será que a vida nos apresentou outros desafios, mais instigantes, trazendo novas perspectivas e vigor?
Você pode tomar várias atitudes, como, por exemplo, revisar sua lista e riscar o que conseguiu realizar. Ou até mesmo criar uma nova lista com todas as suas conquistas.
Não se desespere: a primeira regra para colocar a vida em ordem até o fim do ano
Muitas ações valem a pena considerar: receber aprovação em uma matéria difícil, ter dito não para um convite para ir a um lugar que não queria ir (respeitando-se, aplausos para isso), fazer um passeio que se sonhou, conhecer pessoas interessantes, experimentar um prato novo e gostar, e assim por diante.
A vida é feita de pequenas e grandes realizações.
Então, ao chegar ao final do ano, não se desespere; perceba que ainda há tempo para colocar a vida em ordem.
Aqui estão algumas sugestões simples para começar a organizar as coisas que causam frustração:
- Pare, sente-se confortavelmente e respire lentamente. Isso porque é necessário arejar o cérebro para focar no que é importante.
- Olhe para sua casa, trabalho bem como relacionamentos e perceba o que vem à mente primeiro. Este é o ponto que precisa ser enfrentado inicialmente.
- Se preferir, pegue uma folha de papel e escreva o que vem à mente.
Enquanto estiver focado nessa situação, observe-a como se estivesse de fora, sem julgar. Tente perceber por que se sente frustrado, qual é a necessidade não atendida que gera esse sentimento. Por exemplo:
- Se tudo parece sem graça ou tedioso, talvez sua necessidade de significado precise de atenção. Por isso, observar a natureza nessas horas pode trazer alívio ao coração. Ver o nascer do sol, ouvir os pássaros ou dançar na chuva. Ou seja, reconectar-se com a natureza pode ajudar a reconectar-se consigo mesmo. Além disso, experimente caminhar em um parque, uma ação simples com grandes benefícios.
- Se seu par nunca expressa seus sentimentos, talvez suas necessidades de amor e autoestima precisem ser nutridas. Talvez a pessoa amada seja introvertida e tenha dificuldade em se expressar. Que tal expressar seus sentimentos e a necessidade de ouvir o que a outra pessoa sente por você? Ou seja, diálogo pode esclarecer muito.
Como colocar a vida em ordem até o fim do ano
Se for um hábito indesejado, a dica é simples: não lute contra ele, crie um novo hábito. Assim, concentre-se no novo hábito que o outro será suplantado. Por exemplo:
- Se não consegue parar de comer chocolate, tente substituir, por exemplo, por uma maçã quando sentir vontade de algo doce. Sacia a vontade de algo saboroso, mas de forma mais saudável.
- Se o hábito for fumar, coloque uma mini cenoura na boca sempre que sentir vontade de tragar. Satisfaz a necessidade de ter algo na boca, mas com algo saudável, evitando buscar doces, o que poderia levar ao ganho de peso.
E a procrastinação?
É isso que te deixa frustrado? Priorizar é o melhor caminho. Desse modo, deixe para lá o que não é prioridade e concentre-se no que é importante. Por isso, fazer uma lista ajuda a esclarecer para a mente o que é prioridade, e riscar o que foi realizado pode trazer grande satisfação. Teste e veja!
Será que essa ação que te deixa frustrado faz tanta diferença? Talvez mudar de ares ou de ação seja a chave.
Às vezes, criamos muitas expectativas sobre algo. Será que o desejo é seu ou dos que estão ao seu redor? Dessa forma, respire lentamente e sinta-se inspirado para dar o primeiro passo em direção ao que te traz satisfação.
Previsões para 2024
Prepare-se para o novo ano com os nossos guias completos de previsões para 2024:
Terapeuta Floral, Mestre Reiki, Consultora em Harmonização de Espaços (internos – autoconhecimento e externos – ambiente ao seu redor). Facilitadora de Círculos de Paz e dos 26 Movimentos do BRAIN GYM®. Instrutora de Meditação e Yoga para Crianças e Adolescentes.
Saiba mais sobre mim