Alisou os cabelos e não gostou?
Aprenda alguns truques para dar volume aos fios
Por Personare
Se você optou por alisar seus cachos e agora se arrependeu do visual, é possível deixar os fios mais volumosos e longe do aspecto “chapado”. Depois de feito, este tipo de química demora de seis meses a um ano para sair completamente das madeixas. De acordo com hairstylist Sylvio Rezende, uma boa solução para disfarçar ou se livrar mais rápido do aspecto liso é por meio de cortes específicos para seu tipo de rosto.
“Cabelos alisados não devem ser desfiados com navalha, pois esta técnica deixa os fios elétricos e com aspecto pesado. O ideal é que pessoas com rosto redondo evitem a franja e invistam em um corte com base quadrada. Já quem possui rosto quadrado basta fazer o inverso: abuse das franjas e opte por uma base arredondada. De um modo geral, fios com alisamento devem ser cortados em camadas, para a química sair mais rápido e deixar os cabelos mais fortes, volumosos e maleáveis”, avalia Sylvio.
Lavagem e secagem dos fios
Na hora do banho, o ideal é lavar os fios com shampoos para cabelos quimicamente tratados, de preferência sem sal, e usar cremes de hidratação e de reconstrução capilar. Todo processo de alisamento deixa as cutículas capilares abertas, muito sensíveis e desidratadas e o hairstylist acredita que estes tipos de produtos ajudam a selar as escamas que revestem os fios, e deixam os cabelos livres das pontas duplas.
“Cabelo alisado precisa de água dentro da cutícula. Quem usou este tipo de química nos fios deve lavá-los a cada dois dias. Uma boa dica é substituir o condicionador por uma máscara ou creme de hidratação, que ajuda a fechar as escamas. Vale lembrar que na hora da lavagem os produtos devem ser retirados completamente das madeixas, para evitar a caspa ou a descamação do couro cabeludo”, explica o especialista.
Também é possível dar mais volume aos cabelos alisados por meio do uso de aparelhos como secador, chapinha, difusor ou babyliss. “Antes de se submeter a aparelhos que emitem calor, é fundamental aplicar nos fios um creme termoprotetor para impedir que as altas temperaturas danifiquem os cabelos. A chapinha pode ser usada nos fios secos, para modelar as pontas, formando cachos. Já o difusor é usado nos cabelos molhados. Depois do banho, coloque os fios dentro do aparelho e deixe-os repousarem até ficarem completamente secos. Quem quiser cachos ainda mais definidos, pode finalizar com o uso de babyliss”, aconselha o hairstylist.
Quem não quer ou gosta de usar o secador para deixar os fios mais volumosos, pode “armar” as madeixas de um jeito simples. “Com os cabelos molhados, separe mechas em toda a cabeça e faça pequenos rolinhos com os fios. Depois disso, prenda-os com grampos e deixe secar ao natural. Para finalizar, solte as madeixas e você terá cabelos mais ondulados”, ensina Sylvio.
Lisos, mas sem oleosidade
A oleosidade pode comprometer ainda mais o visual de fios muito lisos. Para evitar esse problema, evite passar a mão nos cabelos durante o dia. Além de espalhar com mais rapidez o óleo natural presente no couro cabeludo, o movimento ainda pode estimular as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo.
“Cabelos alisados não precisam de óleo, e sim de vitaminas e aminoácidos, que hidratam os fios. Por isso, os donos madeixas lisas devem evitar o uso de óleos e silicones, que deixam os cabelos ainda mais espigados. Cremes de tratamento noturno ajudam a hidratar os fios e devem ser usados uma vez por semana”, lembra o especialista.
A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.
Saiba mais sobre mim- Contato: conteudo@personare.com.br
- Site: http://personare.com.br