A energia dos opostos nos ambientes
Combine energias Yin e Yang e deixe a casa bem decorada e harmoniosa
Por Cris Ventura
O símbolo mais famoso das energias Yin e Yang está representado no centro do baguá (mapa octogonal usado no Feng Shui) e se chama Tai Chi. Dentro de um círculo as duas formas sinuosas que parecem dois peixes unidos (yin – preto e yang – branco) se encontram e contém a semente um do outro simbolizando o equilíbrio perfeito dessas energias.
A energia Yin simboliza o feminino, a suavidade, a passividade, o escuro, a inércia, o frio, a lua, a curva, o cíclico, o receptivo, o interior, a contração, o intuitivo, a mãe, a terra.
A energia Yang representa o masculino, o dinamismo, a força, a luz, o movimento, o calor, o sol, a reta, o linear, projetivo, o exterior, a expansão, o resistente, o pai, o céu.
Essas energias estão por todos os lados em objetos e ambientes, e são muito analisadas pelo Feng Shui. Muitas vezes o excesso de yin ou de yang pode ser prejudicial para o bom fluxo do chi (energia vital).
Num local com excesso de energia yin que são sombrios, fechados, escuros, frios, as pessoas podem sentir timidez, limitação, introspecção, tristeza e até mesmo depressão.
Já num ambiente com excesso de energia yang com muita claridade, calor, muito aberto, com iluminação forte e tons brilhantes, os indivíduos tendem a ficar muito dinâmicos, cansados, agitados e estressados.
Por isso, o ideal é combinar essas forças opostas yin e yang para obter um ambiente bem decorado, harmonioso e saudável.
Na prática: observe o formato de seus móveis e objetos de decoração, o ideal é o equilíbrio das formas curvas (yin) e das linhas retas (yang). Outra oposição em harmonia são os tons das cores. Preste atenção no tom de suas paredes e nas cores dos objetos, verifique se há mais tons escuros e frios (yin) ou excesso de cores claras e brilhantes (yang). Faça isso em todos os cômodos: salas, dormitórios, banheiros, hall entrada, área de serviço, varanda, jardim.
Depois da observação inclua ou mude de lugar os móveis e objetos: onde houver muitos móveis retangulares ou quadrados, inclua móveis ou objetos ovais, circulares ou sinuosos e vice-versa. Com as cores, faça a mesma coisa: onde houver cores muito claras e brilhantes, inclua quadros com tons escuros. Onde houver paredes escuras ou cortinas escuras, inclua objetos claros.
Use também a sua intuição para rearranjar e renovar o ambiente equilibrando as formas e as cores e ativando a união das energias do feminino (yin) e masculino (yang).
Encantou-se com o Feng Shui a partir das aplicações da arte milenar em sua casa e dos resultados em sua vida. Ministra palestras e presta consultorias para residências e empresas.
Saiba mais sobre mim- Contato: crisfengshui@gmail.com
- Site: http://www.cantodofengshui.com/