Dia dos namorados

Pesquisar
Loading...

7 atitudes para transformar a sua vida

Conheça 7 atitudes que podem transformar sua vida, trazendo mais equilíbrio, autoconhecimento e conexão com sua verdadeira essência

Atualizado em

Em algum momento da vida, sentimos o chamado para transformar a nossa vida. Esse desejo surge como um desconforto, uma vontade de reencontro com algo que não conseguimos nomear — um vazio, uma inquietação, uma crise ou até o cansaço de viver no piloto automático.

Mas não precisa ser um processo difícil ou sem direcionamento. Estou aqui, enquanto psicoterapeuta, para te dizer que existem 7 atitudes para transformar a sua vida.

✨ Entre no grupo de Terapias do Personare no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Como assim 7 atitudes para transformar a sua vida?

Essas 7 atitudes surgem a partir da escuta desse chamado interno, que costuma aparecer em momentos desafiadores da vida. Acredito que é justamente nesses períodos de dificuldade que encontramos os caminhos que conectam nossa alma e essência.

Temos a tendência de achar que só é sagrado aquilo que é bom, mas a verdade é que tudo que chega até nós é sagrado — os momentos de paz e também os de tormenta.

Foi com esse olhar que vivi os últimos cinco anos, especialmente desafiadores para todos nós, devido à pandemia.

Esse período nos trouxe muitos impactos emocionais, comparáveis a um pós-guerra, onde ninguém sai exatamente o mesmo. Medos, estresse, lutos, crises, adoecimentos e separações foram parte desse cenário.

Foi diante desses desafios que, mais do que em livros, encontrei respostas nas vivências, nos atendimentos e nos processos internos — assim nasceu a metodologia 7As:

Acreditar | Autoconhecimento | Aceitação | Acolhimento | Atualização | Ação | Atenção

Essas atitudes funcionam como práticas diárias que transformam o jeito de se relacionar com a vida, integrando mente, corpo, energia e espírito.

Saúde física, mental, energética e espiritual: como integrar os 4 pilares

Como as 7 atitudes podem transformar a sua vida

Mais do que conceitos, os 7 As são práticas que, quando incorporadas no cotidiano, transformam a forma como nos relacionamos com a vida e conosco mesmas.

Atenção: não se tratam de metas a serem alcançadas, mas de práticas diárias que nos acompanham ao longo da jornada. 

Elas se retroalimentam e se revelam em momentos diferentes da vida. Permita-se experimentar cada uma delas, com gentileza e coragem.

Cada atitude da metodologia 7AS serve como uma âncora emocional. Essas atitudes agem como guias para quem deseja viver de maneira mais consciente, sem pressa de atingir um objetivo, mas com paciência para ir se transformando a cada passo dado.

Exemplos reais

Essa metodologia transformou a minha vida e tem transformado a vida de muitas pessoas. Por exemplo:

  • A vida de uma paciente que conseguiu se libertar de uma relação tóxica de mais de 15 anos e, assim, resgatou sua autoestima, independência emocional e financeira. 
  • Outra mulher que tomou coragem e se libertou das amarras emocionais que a prendiam num emprego que lhe fazia infeliz e decidiu, então, fazer a sonhada transição de carreira
  • Teve uma, ainda, que decidiu se reinventar aos 73 anos e começou a fazer planos pra sua nova vida, nos ensinando sobre honrar o agora. 

Como ela pode ajudar você:

  • Crescimento pessoal sustentável: ao aplicar as 7 atitudes, você não só encontra soluções rápidas, mas cria uma base sólida de transformação emocional que vai acompanhar você por toda a vida.
  • Maior clareza nas decisões e ações: quando integradas de forma prática, essas atitudes ajudam você a agir com mais confiança e clareza, seja no seu trabalho, nas suas relações pessoais ou em suas escolhas de vida.
  • Cura e acolhimento emocional: a metodologia também foca na cura das feridas emocionais, promovendo um espaço seguro onde você pode se acolher e encontrar paz interior.

Glamourização do estresse: normalizar o esgotamento pode adoecer você

As 7 atitudes para transformar a sua vida

Agora, vamos explorar cada uma dessas atitudes em detalhes e entender como elas podem ser aplicadas de maneira prática no seu dia a dia.

1. Acreditar

Acreditar é confiar. Ter fé! É abrir mão do controle e se entregar ao fluxo da vida, mesmo sem garantias.

É acreditar em algo maior, em si mesma, no processo de cura. Essa é a base de toda jornada de transformação: a fé que sustenta o primeiro passo.

Sugestão prática: Comece o dia com afirmações positivas sobre o que deseja. 

2. Autoconhecimento

Conhecer a si mesma é um ato de coragem.

É olhar para dentro com honestidade, enxergando as luzes e as sombras. Seja da nossa história enquanto indivíduos, seja da nossa ancestralidade. Haja visto que carregamos feridas e padrões transgeracionais que, quando não vistos, podem dominar nossas vidas.

A ideia é tomar consciência dos porquês dos seus comportamentos e nos “separar” deles. O autoconhecimento liberta — porque só podemos mudar aquilo que conseguimos ver.

3. Aceitação

A vida é o que é! Se parássemos por aqui, já teríamos o suficiente para vivermos em paz! Aceitar não é desistir, é parar de resistir.

Aceitar sua história, suas limitações, seus processos, seus traumas e dores. A aceitação traz paz e abre o espaço para o novo entrar. 

Quando aceitamos tudo como foi, conseguimos também nos individuar e tomamos consciência de que NÃO SOMOS O QUE NOS ACONTECEU e passamos a buscar o que precisamos para lidar melhor com o que é.

4. Acolhimento

Acolher é ser casa para si mesma.

É olhar para suas dores com compaixão, sem julgamento. É dizer: “Está tudo bem não estar bem.” Assim, o acolhimento cria um ambiente seguro onde a cura pode florescer. 

Aqui, mergulhamos no acolhimento da criança interior, através da ressignificação das nossas feridas e construindo um processo de automaternagem.

5. Atualização

Você não precisa continuar sendo quem aprendeu a ser.

Atualizar é libertar-se de crenças, padrões, versões antigas de si. É permitir-se mudar de ideia, experimentar novas formas de existir. 

Atualizar-se é se permitir ser quem você é agora — não quem precisou ser no passado. Assim, construímos nosso “Eu do futuro”, quem a gente precisa SER para TER a vida que desejamos.

6. Ação

Transformação sem ação vira apenas intenção.

Agir é sair do campo das ideias e se mover em direção à vida que você deseja. É colocar em prática o que aprendeu, ainda que com medo. A ação alinha intenção e realidade, trazendo presença e coerência entre o que queremos e o que fazemos.

7. Atenção

A presença é um antídoto para a desconexão.

Estar atenta é perceber os sinais do corpo, as emoções sutis, os chamados da alma e as nossas reações diante dos acontecimentos internos e externos. É viver com mais consciência. 

A atenção é o fio que une tudo: sem ela, a vida passa despercebida. Porque quando construímos uma postura atenta, ficamos mais resilientes e passamos a ter uma capacidade de resposta mais rápida diante das situações que podem nos tirar do prumo.

Conclusão

O caminho para a transformação pode ser mais simples do que você imagina, basta permitir-se experimentar, com gentileza, cada uma dessas atitudes.

O meu trabalho é totalmente atravessado pela Metodologia 7AS, e é com ela que te acompanho na jornada de autoconhecimento e evolução. 

Seja em atendimentos individuais, grupos, vivências ou retiros, meu compromisso é te guiar na prática dessas atitudes e de tantas outras vivências profundas e transformadoras. 

Juntas, vamos caminhar de forma leve, segura e acolhedora, para que você construa uma vida com mais sentido e conexão com a sua verdadeira essência.

Se você sente que está pronta (o) para dar o próximo passo, conheça um pouco mais sobre meu trabalho e como posso te apoiar nesse processo.

Amanda Figueira

Amanda Figueira

Psicóloga, professora, mentora e especialista em comportamento humano. Tem como propósito, apoiar pessoas em seus processos de transformação através da psicoeducação, do autoconhecimento e do acolhimento e ressignificação das suas próprias histórias, utilizando uma metodologia própria e inovadora que já foi testada em mais dos 10 mil atendimentos realizados nos últimos 15 anos.

Saiba mais sobre mim