Logo Personare vertical
Pesquisar
Loading...
Amanda Figueira

Modelo smart: 5 passos para atingir seus objetivos

Por meio de perguntas simples, ferramenta Smart ajuda a traçar planos eficazes

Modelo smart: 5 passos para atingir seus objetivos

Muita gente acorda cedo, trabalha o dia todo, mas não sabe aonde quer chegar. Na maioria das vezes, as pessoas acreditam saber o que querem, mas, de fato, não sabem. E normalmente isso acontece porque confundimos meta e objetivo. Talvez todos tenham um objetivo em mente, mas a verdade é que sem uma boa meta, fica difícil atingir seus objetivos.

O objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar, já meta é a definição em termos quantitativos com um prazo determinado. Por exemplo, o objetivo de uma determinada pessoa é ficar rica. A meta, por sua vez, terá de vir acompanhada de alguns dados, como a quantidade de dinheiro que ela pretende acumular e em quanto tempo. Isso faz toda a diferença.

Nesse artigo vamos falar sobre como criar uma meta, utilizando um modelo inteligente e eficaz para alcançar um objetivo. Mas antes de apresentar esse modelo, acho válido ressaltar a importância de sempre estarmos alinhados com nossas próprias metas.

Haja vista, que o alinhamento da meta garante uma forma mais assertiva para alcançar os objetivos, além de evitar um processo de autossabotagem, no qual criamos metas ou objetivos irreais de conquistar e nos deparamos com um processo cíclico de frustração e desmotivação, andando na contramão da realização.

Seguindo esse raciocínio, apresento-lhes esse modelo que tenho utilizado bastante no processo de coaching e que traz bastante resultado. Chama-se Modelo Smart, que em inglês significa “inteligente”, e é um acrônimo das palavras:

S – Specific – Específicas

M – Measurable – Mensuráveis

A – Attainable – Atingíveis;

R – Relevants – Relevantes

T – Time-based – Tangíveis

Ou seja, todas as características que uma meta inteligente deve ter.

Utilizando o modelo Smart para atingir seus objetivos

S (specific) – de metas específicas: Um objetivo específico tem uma chance muito maior de ser realizado do que uma meta geral.

M (measurable) – Estabelecer critérios concretos para medir o progresso em direção à realização de cada meta que você definiu:

  • Em quanto tempo quero atingir esta meta?
  • Quando quero cumprir esta meta?
  • Como vou saber quando estará cumprida?

A (attainable) – Perceber e acreditar que suas metas são atingíveis, alcançáveis:

  • É importante definir objetivos compatíveis com sua realidade.
  • Se o que você quer não faz parte de sua realidade, crie metas para chegar até lá.

R (relevant) – A meta precisa ser relevante para você, isso é, deve estar ligada ao seu propósito de vida e aos seus valores.

  • Procure traçar metas que o levem ao sentimento de realização!
  • Pergunte-se: vale à pena? Esta meta está alinhada aos meus valores? Me traz prazer?

T (Time-Based) – Suas metas têm que ser alcançadas dentro de um período de tempo específico:

  • Lembre-se de que sua meta deve ser desafiante, mas tem que ser alcançável, de forma que não deve estabelecer um prazo de tempo que sabe que não poderá cumprir.

O modelo Smart traz uma série de perguntas que lhe farão refletir sobre a força e a eficácia da sua meta. Use esse modelo como um coringa, para qualquer tipo de meta e ele lhe trará bons resultados.

Mas você sabe aonde quer chegar?

Para lhe auxiliar a descobrir essa resposta, faça agora o exercício respondendo as questões acima, levantadas pela ferramenta Smart. Se todas ou a maioria dessas respostas for “sim”, parabéns! Isso é sinal de que suas metas estão bem estruturadas e são aderentes a sua realidade.

Mas, atenção: se a maioria das respostas for negativa, é importante que você “calibre” suas metas, adaptando as mesmas de acordo com seus valores e realidade, até que seja possível obter as respostas positivas usando o modelo Smart. Agora é partir para ação e mãos a obra!

Quer conhecer todas as previsões e tendências para a sua vida em 2022? É só fazer o seu Mapa do Ano 2022 aqui ou conhecer as Previsões para os Signos em 2022 aqui.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Amanda Figueira

Amanda Figueira

Amanda Figueira, Psicóloga, Terapeuta Sistêmica Familiar, Terapeuta Holística Integrativa e Consultora de Carreira. Saiba mais