Como organizar a vida em tempos de crise?

Confira 3 dicas simples para poupar em época de desafios financeiros

Como organizar a vida em tempos de crise?

Hoje em dia, em tempos de crise financeira, temos visto as pessoas mais preocupadas com a economia. Mas o que elas ainda não sabem é que a organização pode ajudar a poupar e lidar com o período mais desafiador economicamente. Vamos ver como isso funciona na prática? Veja abaixo 3 dicas simples para se organizar financeiramente.

1 – Na alimentação

Em tempos de crise e de juros altos, a alimentação é uma das coisas que mais pesa no bolso. As compras de mês e as refeições precisam ser revistas. Como a organização ajuda nisso?

Primeiro você precisa fazer um cardápio para sua casa, com todas as refeições que serão feitas. Se você souber exatamente o que vai utilizar nas refeições, será capaz de montar uma lista de compras realmente funcional.

O segundo passo é ter uma despensa organizada: quando você sabe exatamente o que tem armazenado, não compra itens repetidos. Ao guardar os produtos na despensa, utilize a máxima: “o que tem na frente, tem atrás”. A ideia é que você crie uma fileira de alimentos e saiba exatamente quantas latinhas têm de milho, por exemplo, além de não deixar a validade passar. Na hora de ir ao supermercado, não deixe de levar lista de compras, além de não ir com fome e nem com pressa. Isso faz com que você vá com foco no que precisa e quer comprar, sem deixar a pressa ou a fome lhe atrapalhar na hora de decidir o que colocar no carrinho de compras.

2 – Com material de limpeza

Além de seguir um pouco as dicas anteriores, é fundamental ter um armário de material de limpeza organizado para o controle das suas compras. Nesse sentido, você pode substituir alguns produtos de limpeza por opções mais simples e baratas. O vinagre e o bicarbonato de sódio, por exemplo, são ótimos aliados: o primeiro pode ser usado como antibactericida em roupas e na limpeza da casa. Basta colocar 1 copo de vinagre de álcool na água da lavagem das roupas, que vai dentro da máquina junto com o sabão, e deixar completar o ciclo normal.

Já o bicarbonato pode retirar facilmente as manchas amareladas de suor, se você salpicá-lo em cima da mancha e molhar um pouquinho com água. Será formada uma espécie de “pastinha”, então basta esfregá-la com os dedos em cima da mancha. Depois disso, espere 20 minutos e esfregue a mancha com sabão de coco e depois lave a blusa normalmente, inclusive na máquina de lavar, se quiser. O melhor é que você pagará bem baratinho por esses produtos.

3 – No seu armário de roupas

Um armário no qual você tem suas roupas organizadas (por frequência de uso, tipo de roupa e cores) facilita muito na hora de se vestir. Desse jeito você saberá tudo o que tem, evitando a compra repetida de itens. Além disso, a organização lhe ajudará a saber exatamente o que precisa, evitando aquela compra por impulso!

Além de manter o armário organizado, a economia também passa pelo descarte e revisão constante das suas roupas. Quando você avalia com frequência o que possui, consegue separar peças que precisam de reparo ou de um processo para tirar manchas. Também consegue perceber que, se esta doando com frequência roupas com etiqueta ou sem uso, provavelmente está fazendo compras erradas. Talvez seja hora de rever o que consome, pois está certamente jogando dinheiro fora.

Conseguiu perceber como a organização tem tudo a ver com economia e pode lhe ajudar muito nesses momentos? Aproveite, então, para começar a organizar agora sua vida e finanças.

Priscila Sabóia

Priscila Sabóia

É Personal Organizer (organizadora profissional), organizada desde pequenininha, blogueira, empreendedora, mãe de cachorro, casada e mora no Rio de Janeiro, Brasil. Suas especialidades são organização da casa e mudanças.