Vitor Avanti
Por Vitor AvantiLeia em 3 min.13/07/2015 

Cabelos coloridos: tendência é misturar tons

Novidade utiliza nos fios diversas cores ao mesmo tempo

A tintura para cabelos, normalmente pedida nos salões, agora começa a ganhar cara nova. Uma nova tendência para as madeixas, chamada multicolor, está dando o que falar e promete alegrar o visual, oferecendo um look de vanguarda, bastante autêntico. E o melhor: pode ser adotada com pouquíssimas restrições.

A tendência multicolor, que surgiu há cerca de 2 anos, consiste no uso simultâneo de três ou mais tons nos fios, proporcionando um efeito de profundidade e um visual moderno e ousado. A ideia é mudar cores tradicionais, como o loiro dourado, o preto e o chocolate, presentes nas madeixas há tempos, e usados geralmente em um tom único ou em reflexos. Mesclar três cores ou mais nos fios deixa o visual irreverente e livre, já que permite quaisquer tons. O importante é que as cores escolhidas se encaixem suave e perfeitamente.

Tendência multicolor combina com qualquer tipo de pele e cabelo

Cada tom de pele pede uma combinação diferente de cores. Para peles douradas, tons como vinho, vermelho, laranja, amarelo e azul são as mais pedidas. Se a pele é morena ou negra, a dica é misturar no cabelo a cor preta, vinho, azul e verde. Em peles mais amareladas, o verde, o azul e o vinho, juntos, ficam perfeitos. Já nas mais branquinhas, cores como vermelho, preto, azul e verde se encaixam muito bem.

A tendência multicolor é indicada para cabelos longos, médios ou curtos; cacheados ou lisos. Entretanto, para os fios curtíssimos, o ideal é que não sejam feitas mechas, pois elas ficam muito marcadas.

Em relação à faixa etária, o bom senso é imprescindível. A tendência multicolor nos cabelos das mulheres com mais idade é bem-vinda, porém de maneira mais discreta. Nesse caso, a opção é mesclar menos tons, com mechas livres e despercebidas. Assim, o efeito de profundidade e o visual ficam mais discretos.

Cuidados na hora de tingir e retocar a tintura

O processo químico para chegar ao visual multicolor é bem simples, mas requer manutenção. Primeiro é feita a descoloração dos fios, seguida pela lavagem e secagem. Após isso, basta aplicar os tons escolhidos, cuja ação dura 30 minutos. Então, o cabelo deve ser lavado e secado novamente.

Esse procedimento pode até ser feito em casa, desde que a pessoa tenha atenção à intensidade do tom escolhido. A recomendação é de que a cor seja bem forte e destacada, o que apenas um profissional qualificado poderá determinar. Caso contrário, o tom desejado da mecha pode mudar, fazendo com que o resultado seja diferente do esperado.

O retoque das madeixas deve ser feito num intervalo de tempo pequeno, pois as cores podem desbotar rapidamente. Contudo, esse intervalo pode aumentar gradativamente, tendo em vista que o cabelo “se acostuma” com a tintura e a mantém fixa por mais tempo.

Estilo e cuidados são fundamentais para adotar visual

Se a mulher se identifica com a tendência multicolor e tem um estilo descolado, então poucos fatores a impedem de adotar o look. A profissão e a idade, por exemplo, podem ser impasses, o que requer uma escolha atenta. O cabeleireiro deverá dominar bem a técnica, sabendo quais cores utilizar estrategicamente em cada camada do cabelo. Além disso, os cuidados diários para manter a saúde dos fios são simples e incluem o uso de shampoo, condicionador, leave-in e máscaras de hidratação – próprios para cabelos coloridos e descoloridos. Assim, seus fios permanecerão brilhosos e saudáveis por muito mais tempo.

Vitor Avanti

Vitor Avanti

Vitor Avanti é especializado em tendências de corte e cor, pelas academias europeias Toni&Guy e Vidal Sassoon, e viaja de duas a quatro vezes por ano para se atualizar sobre tendências na área.