Giane Portal
Por Giane PortalLeia em 3 min.09/07/2014 

A Estrela: inspiração, renovação e brilho

Irradie sua luz interior com o arcano do Tarot

A imagem das sete estrelas deste Arcano, coroando a grande estrela central, remete ao deslumbrante céu noturno. Brilho nas profundezas da noite, a Estrela é a beleza revelada. A incomensurável vastidão cósmica é repleta de possibilidades. Assim, a Estrela fala sobre inspiração e idealismo, levando à contemplação das situações sob a perspectiva da amplitude.

No Arcano XVII, a jovem retratada na carta está nua, mostrando-se como é. Verte o líquido das ânforas na terra e na água, simbolizando a fluidez das emoções, a renovação, o desapego, a libertação do passado. As esperanças são então renovadas e também a confiança na vida, no futuro, nas pessoas, em si mesmo. Com a certeza de que o pior ficou para trás e que dias melhores virão.

O desaguar dos sentimentos negativos, de tudo o que estava sendo retido em forma de medo, desilusão, desespero e tristeza, atua como um bálsamo curativo, apontando novos horizontes e a liberação dos problemas, assim como realizações futuras.

Segundo o cristianismo, a Estrela de Belém revelou o nascimento de Jesus e guiou os Reis Magos até o local. Como neste mito, a Estrela no Tarot indica proteção divina, bem como ajuda para encontrar o caminho correto. Em tempos passados, o céu noturno e a posição das constelações serviam de guia para os andarilhos e navegantes. O Eremita (Arcano IX) porta a própria Estrela pessoal em sua lanterna. A Estrela é luz na escuridão. Além de guia, é destaque, boa sorte.

Renove-se, revele-se, brilhe!

Estrelas possuem luz e calor próprios, emitindo um brilho cintilante. Muitas vezes esse termo é utilizado para designar pessoas muito talentosas e carismáticas, atributos que geralmente as colocam em evidência. “Estrelato” é um termo frequentemente associado ao nível máximo da fama. Chegar ao estrelado significa atingir uma condição icônica, especial, superior.

Entretanto, segundo a astrofísica, toda a matéria do universo é proveniente de explosões de supernovas. E o que isso significa? Que somos todos feitos do pó das estrelas. Todos portam o potencial e, talvez, a memória do brilhar. Infelizmente, essa memória encontra-se profundamente adormecida e o potencial acaba desperdiçado. É preciso lembrar de quem somos. Entender que somos Estrelas. Está em cada átomo do nosso ser.

somos todos feitos do pó das estrelas. Todos portam o potencial e, talvez, a memória do brilhar

Isso não significa que todos nasceram para ser famosos. Mas todos partilham, em seu âmago, dessa essência estelar. Nota-se que a jovem da carta encontra-se em um bosque ou em uma floresta, o que significa entrar em contato com sua própria natureza. Ela está despida, totalmente descomprometida de se encaixar em um padrão social. Também não esconde nada de si mesma, o corpo está nu, ela está exposta em seu íntimo. Desnudar-se, seja perante a si mesmo, seja perante o mundo, requer coragem. Implica em assumir os desejos de forma plena, olhar para os próprios defeitos sem filtros do Instagram.

Todos nascem com dons, com a capacidade inata de irradiar luz interior. Entretanto, não raro os dons são sufocados. Condicionamentos, coerções, limites impostos, tentativa de corresponder às expectativas alheias são alguns dos principais motivos. Assim, as pessoas se reprimem em função de todas as negativas, pelas portas na cara, pela falta de incentivo.

Permitir-se para revelar-se

A Estrela vem questionar: qual é o seu talento? Em que área da vida você nasceu para brilhar? Para isso, é preciso abrir-se em si mesmo. Permitir-se. Desabrochar. Ouvir o canto dos pássaros, o despertar, o chamado, relembrado pela ave pousada sobre a árvore ilustrando essa carta. Trata-se da reconexão com essa natureza íntima e secreta, com a verdade individual e primeva – ou primordial.

Desapegar-se para renovar-se

Dos nãos, das negações, dos padrões, da dúvida, do medo de ser quem é, de viver a própria essência. O líquido despejado pelas ânforas são os traumas emocionais do passado, os padrões limitantes de pensamento. Muitas vezes é gerado o apego a esse conteúdo pela sensação de segurança, porque ela é familiar ou porque é cômodo.

Indicações e prognósticos para o amor

Brilho hipnótico na noite escura, apresenta-se como é. Sem máscaras, sem subterfúgios. Desnudar-se para revelar-se. Verter os sentimentos. Renovação do amor.

Um dos jarros tem seu conteúdo despejado na água, o reino das emoções, representando a capacidade de se perdoar e se libertar. O outro, na terra fértil, viabilizando a fecundação criativa. Todo o conteúdo psíquico que antes se encontrava estagnado é utilizado de forma a criar algo no mundo físico, a receber forma e concretude, a manifestar-se através da matéria. É nesse estágio que você se depara com seu brilho pessoal. Que você percebe, reconhece e ama a sua própria qualidade estelar.

Para continuar refletindo sobre o tema

Como fazer um bom jogo de Tarot?

Você conhece seus talentos?

Nosso Canal Tarot reúne artigos sobre o significado de outros arcanos. Confira aqui.

Giane Portal

Giane Portal

Estuda Astrologia e Tarot há 16 anos e desde 2006 ministra cursos e palestras. Foi diretora social da Central Nacional de Astrologia e atualmente faz parte do Conselho Deliberativo desta organização.