8 receitas saudáveis para festas de aniversário

Aprenda a preparar petiscos, doces e até drinques que aliam saúde e sabor

8 receitas saudáveis para festas de aniversário

Festas de aniversário – especialmente as infantis – costumam ser sinônimo de muito salgadinho, cachorro quente e guloseimas diversas. O mesmo acontece quando aquele amigo – ou até mesmo você – resolve reunir a galera em casa para comer uns petiscos. Geralmente sobram opções gordurosas nestas ocasiões e costuma ser inimaginável pensar em fazer uma celebração usando pratos saudáveis e, principalmente, gostosos.

Pensando nisso, a Equipe Personare reuniu alguns especialistas em Alimentação, além de parceiros que costumam fazer festas fugindo do óbvio e aliando saúde e sabor. Nas próximas páginas, você encontrará receitas de doces, drinque e salgadinhos fáceis de fazer, com ingredientes saudáveis e, o melhor, que vão agradar em cheio o paladar de seus convidados.

Croquete Vegano

Por Malu Paes Leme, do blog Alimentação Inteligente

Este croquete, além de mais saudável do que as opções tradicionais, ainda é livre de ingredientes de origem animal. Confira abaixo como preparar esta opção que garante ser sucesso na sua festa.

Rendimento: 6-8 porções | Tempo de preparo: 30 minutos | Tempo de cozimento: 20-30 minutos

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de abóbora cozida
  • 1/2 xícara de grão-de-bico cozido
  • 4 colheres de sopa de vegetais ralados (cenoura, alho-poró e abobrinha)
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho ralado
  • 1/4 xícara de cebolinha picada
  • 1 colher de sobremesa de tahine cru
  • Sal marinho ou do Himalaya a gosto
  • Pimenta do reino e noz moscada a gosto
  • Óleo de coco
  • Farinha de Linhaça (moída na hora)

Modo de Preparo
Deixe de molho o grão-de-bico por 12 horas e depois cozinhe-o na panela de pressão por 20 minutos. Depois, cozinhe a abóbora e processe-a com o grão-de-bico até virar um purê.

Em uma frigideira refogue o alho no óleo de coco até ficar douradinho e depois acrescente a cebola e refogue por mais alguns minutos. Depois acrescente os vegetais ralados reaproveitados, mexa um pouco e coloque o purê de abóbora com grão-de-bico.

Tempere com cebolinha, sal, pimenta do reino, noz moscada e outras ervas de sua preferência. Enrole os croquetes na mão e passe-os na farinha de linhaça. Leve ao forno pré-aquecido por 20-30 minutos.

Brigadeiro de inhame

Por Melissa Setubal, coach de Saúde Integrativa

Já pensou que você pode comer um brigadeiro que é delicioso, fácil de fazer e que, ao invés de engordar e deixar você sentindo culpa, ajuda no processo natural de desintoxicação do seu corpo?

Tudo isso graças a seu ingrediente principal, o inhame. Essa plantinha tão comum e cheia de benefícios para a saúde não costuma ser utilizada em doces de festa. Mas antes de torcer o nariz e nem testar a receita, experimente vencer o preconceito e provar.

Além de uma textura cremosa, o inhame tem uma ação de purificação sanguínea, ajudando a desintoxicar o organismo. Além disso, cada ingrediente dessa receita é riquíssimo em antioxidantes que detém efeitos anti-inflamatórios e de equilíbrio hormonal, como o cacau e a semente de abóbora.

Pão de queijo vegano com ervas

Por Malu Paes Leme, do blog Alimentação Inteligente

Esse é um pão de “queijo” vegano/totalmente vegetariano, ou seja, não leva nenhum alimento de origem animal. Ele é feito com batata baroa (ou mandioquinha) como base, substituindo o queijo. Você ainda pode usar a batata-doce ou o inhame, embora a baroa deixe a cor e o sabor do pão de queijo vegano mais próximos do tradicional. Experimente servir com molho de tahine, pastinha de castanhas ou hummus.

Doce de banana e amêndoas

Por Marília Bettin, do blog Vila Bacana

Quem disse que não dá para pensar em opções de doces diferentes do tradicional brigadeiro de festa? Esta sobremesa que leva banana e amêndoas é uma opção mais saudável e prática de fazer. Confira abaixo como preparar.

Tempo de preparo: 10 minutos | Rende 4 porções

Ingredientes:

  • 8 bananas
  • Lascas de amêndoas

Modo de fazer
Coloque as bananas em uma panela e leve ao fogo. Mantenha o fogo baixo e misture até ficar homogêneo. Deixe cozinhando por aproximadamente 8 minutos, ou até ficar com a cor caramelo. Sirva com as lascas de amêndoas por cima.

Receita de quiche sem farinha

Por Taísa Bohrer, coach de Alimentação Consciente

Também chamada de Frittata ao Forno, essa quiche é ideal para aquelas comemorações que são marcadas em cima da hora e você não quer ter trabalho para cozinhar. Esta receita ficará pronta bem antes dos convidados chegarem e você ainda terá tempo de se arrumar e organizar o local do encontro.

Não é preciso seguir fielmente a receita – você pode incrementar com os vegetais que tiver na sua despensa, como cogumelos fatiados ou alho-poró no lugar da abobrinha, por exemplo. Ainda, por não ter a base feita de farinha e derivados do trigo, você evita o consumo de glúten, o que pode ser benéfico à sua digestão e à manutenção de um peso saudável.

Receita de drinque alcóolico nutritivo

Por Melissa Setubal, coach de Saúde Integrativa

Sua festa pode ter drinques que levam álcool, mas com poder de repor muitos nutrientes para dar conta de comemorar. Esta receita mescla os benefícios da uva roxa na saúde cardíaca, com o poder antioxidante da romã e do limão, para fazer um drink festivo e saudável com um espumante, que é a bebida com mais cara de festa que existe.

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.