Gabi Squizato
Por Gabi SquizatoLeia em 3 min.29/05/2015 

8 dicas para cuidar da pele com acne

É importante observar emoções, ambiente doméstico e a alimentação

Quem vive num país tropical, com um clima predominantemente quente como no Brasil, tem como tipo de pele mais comum a mista/oleosa. Isso acontece porque, entre outros fatores, o calor e o clima úmido estimulam a produção de sebo facial.

Homens e mulheres com pele mista ou oleosa costumam observar o aparecimento da acne, popularmente conhecida pela grande quantidade de espinhas no rosto. Para tratá-las, os procedimentos mais comuns em consultórios dermatológicos e clínicas de estética envolvem utilização de ácidos e ingestão de medicamentos, de acordo com a intensidade da inflamação da acne.

Já na terapia holística, somos ensinados a olhar para o paciente como um todo, e não apenas em uma parte isolada. Por isso, observamos o clima do local de residência, seus hábitos alimentares, suas emoções e seu estilo de vida. Por exemplo, pessoas que estão passando por um sentimento de rejeição podem apresentar uma piora na acne.

pessoas que estão passando por um sentimento de rejeição podem apresentar uma piora na acne.

Pessoas que têm um estilo de vida workaholic costumam apresentar a pele ressecada (mesmo oleosa), sem viço, sem brilho natural.

Existem muitos métodos naturais que produzem resultados incríveis no tratamento da acne (e também da oleosidade excessiva da pele). Confira abaixo.

Diminua a ingestão de laticínios, derivados do leite e açúcar refinado

Os laticínios, seus derivados (queijo, manteigas etc.) e o açúcar refinado são alimentos com grande potencial inflamatório, portanto devem ser evitados por pessoas com a pele acneica. Não é necessária a eliminação desses itens do cardápio, apenas uma redução em seu consumo já traz resultados, como atenuação da inflamação de alguns pontos.

O contrário também é válido; alimentos anti-inflamatórios são muito bem-vindos na dieta de pessoas com pele acneica, com moderação, pois alguns deles elevam a temperatura corporal, o que não é legal para a pele nessas condições. São eles: gengibre, alho, cranberries e repolho roxo, entre outros.

Cuide com atenção da sua flora intestinal

O que acontece em nosso intestino está diretamente ligado com o que acontece em nossa pele. Bem como o sistema excretor, a pele tem a função de eliminar toxinas através dos poros. Portanto, toda vez que o seu sistema digestório, principalmente o excretor, não estiver funcionando de maneira satisfatória, sua pele vai sentir os efeitos.

Dica: consuma alimentos amigos de uma flora intestinal saudável, como folhas verde-escuras, cenoura, goiaba, acerola, banana, bacalhau, azeite de oliva, batata doce, abóbora e açafrão.

O que está fora está dentro

Se a sua pele se apresenta muito oleosa, é interessante diminuir a quantidade de alimentos gordurosos que você ingere. Isso torna a sua dieta mais saudável, o que reflete muito positivamente na sua pele.

Trocar a fronha do travesseiro todos os dias

As bactérias da acne (bem como a maioria das bactérias) adoram a temperatura mais quente e o suor. Portanto, em casos de acne mais severa, trocar a fronha do travesseiro todos os dias ajuda a conter a proliferação dessas bactérias.

Kaolin (como as velhas tribos)

Não se sabe ao certo quem inventou e quando começaram a utilizar esta argila para o cuidado com a pele – o fato é que ela tem uma capacidade extraordinária de trocar temperatura com a pele, o que diminui a inflamação, além de todas as suas outras propriedades adstringentes e regeneradoras. É um verdadeiro tratamento VIP!

Como fazer?

Com o rosto já limpo pelo seu sabonete preferido, coloque uma colher de sopa de argila (verde para peles muito acneicas, branca para peles com manchas de acne ou rosa para peles muito sensíveis) em uma das mãos, formando uma “concha”, e, com a outra mão, vá colocando lentamente água mineral e misturando, até obter uma pasta. Aplique com as mãos por todo rosto, pescoço e colo. Deixe agir até secar completamente e enxágue, de preferência com água fria a morna.

Não lavar nem esfoliar em excesso

As peles oleosas e acneicas são um dos tipos de pele mais sensíveis que existem. Sua aparência pode não demonstrar, mas geralmente são peles que mancham e machucam com facilidade e sofrem de sensibilidade excessiva, por isso, nada de exageros: lavar o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele de manhã e à noite e esfoliar uma vez por semana é o ideal, nada mais que isso. A quantidade excessiva de lavagens e esfoliações pode, inclusive, causar um efeito rebote, aumentando a produção de sebo/oleosidade na região.

Causa emocional

Assim é em cima como é embaixo, assim é fora como é dentro. De acordo com meus estudos e as técnicas que desenvolvo, toda e qualquer doença e situação que acontece em nossa vida é atraída e/ou criada pelas nossas crenças. Vários autores classificam a falta de aceitação de si mesmo e a rejeição como as causas emocionais mais comuns para a acne.

Reflita por um momento sobre como está o seu diálogo interno (aquele que acontece somente dentro da sua cabeça) e, caso você não esteja dizendo palavras amorosas e encorajadoras, mude aos poucos: vá acrescentando um diálogo mais cuidadoso consigo mesmo e veja os resultados de dentro para fora. Tente frases como “Eu comemoro todos os meus sucessos, mesmo os menores”, “Errar é uma das maneiras de aprender”, “Eu agora sei aprender por meio do amor” e “Eu me amo, me aceito, me perdoo e me acolho inteira e incondicionalmente”.

Observe o momento

Outra maneira interessante de se cuidar é perceber o momento pelo qual você está passando. Caso seja uma fase de desintoxicação (alimentar ou emocional), de mudança de padrões e de limpeza interna ou energética, é normal que a nossa pele – que é um órgão – participe desse processo, eliminando impurezas.

Portanto, aproveite o momento para viver um verdadeiro detox, deixando a sua pele fazer o papel dela, cuidando do seu corpo com amor e ouvindo com compaixão todas as mensagens que ele te passa. Olha que paradoxo: compreender com aceitação esse momento é a chave para conseguir mudar!

Gabi Squizato

Gabi Squizato

Terapeuta, facilitadora e empreendedora holística. Acredita que você é a chave para sua transformação positiva.