6 posturas de Vinyasa Flow Yoga que desbloqueiam suas dificuldades na vida

Prática limpa corpo e tranquiliza mente para gerar transformações desejadas

6 posturas de Vinyasa Flow Yoga que desbloqueiam suas dificuldades na vida

Nosso corpo é perfeito em sua natureza e a prática de Vinyasa Flow Yoga é um meio de desbloquearmos os processos que impedem a expressão desta perfeição. Ao realizar esta prática, nós estamos apenas indo de encontro com o que realmente somos, sem precisar buscar nada externo. O Vinyasa Flow permite a expressão da nossa natureza autêntica, que acreditamos ser perfeita!

Yoga Con em São Paulo, dia 2/12: descubra sua natureza interior 

O corpo é um veículo, que abriga a nossa consciência, as nossas emoções… tudo que sentimos e pensamos se expressa no corpo de alguma forma. Eu costumo dizer que “o corpo lembra de coisas que a mente já esqueceu”. E o Yoga nos ajuda na limpeza desses padrões, como por exemplo: quando esticamos, fortalecemos e abrimos espaço dentro das articulações, estamos soltando alguns padrões restritivos que podem estar impressos em camadas cada vez mais profundas e que, inconscientemente, podem interferir na nossa forma de agir no mundo.

Ao trabalhar a mente, Yoga proporciona mais disposição e clareza

Além do trabalho no corpo, para melhorarmos a nossa qualidade de vida é necessário aquietar a mente. No mundo moderno estamos com a mente trabalhando em uma velocidade cada vez maior. E dentro desse ritmo nós perdemos o presente, gastamos muito tempo das nossas vidas com angústias do passado e ansiedades futuras… Na tradição do Yoga, acreditamos que é justamente a mente que direciona toda a energia do universo, e é por isso que nos sentimos tão cansados e desatentos no presente, já que a mente está no passado ou cultivando ansiedades quanto ao futuro.

Na prática de Yoga, quebrando pouco a pouco os padrões restritivos do corpo, nós podemos abrir os caminhos da energia vital, sentimos o corpo mais disposto e a mente mais clara – e isso naturalmente se reflete nas nossa atitudes e pensamentos.

Resumindo, você tem a chave para mudar o que quiser na sua vida, basta se conectar um pouco mais com o seu presente!

6 posturas fáceis para desbloquear corpo e transformar sua vida

Abaixo, eu descrevo 6 posturas para você praticar todos os dias pela manhã, desbloquear o corpo e tranquilizar a mente para gerar as transformações que deseja na sua vida!

Então, que tal colocar em prática e se empoderar da sua força vital?

VRKSASANA

Inicie a postura em pé, inspire elevando a sua perna direita e coloque a planta deste pé na parte interna da coxa esquerda. Inspirando, eleve os braços acima da cabeça.

Faça 5 respirações e depois troque a perna.

Mantenha os olhos focados em um ponto imóvel e a consciência presente na distribuição do peso na planta do pé que está no chão. Complemente a prática com uma ação de recolher o abdômen para dentro e para cima como se sugasse a barriga. Continue com a respiração profunda, expandindo bem a costelas.

UTTHITA TRIKONASANA

Em pé, afaste cerca de 5 palmos entre os pés e gire o pé direito para fora. Inspire elevando os braços até a linha dos ombros, expire inclinando o quadril para a esquerda e flexione o tronco para a direita. Apoie a mão direita no solo ou na perna sem peso e estenda o braço esquerdo no sentido oposto, olhando para a mão elevada.

Permaneça nesta posição durante 5 respirações, retorne e faça a postura para o outro lado.

Mantenha a mente concentrada nas sensações do corpo, em especial sobre as articulações, procurando abrir um espaço maior. As articulações são pontos de concentração de energia. Então, quando aprendemos a liberar essa energia em nosso corpo somos presenteados com uma sensação maravilhosa de vitalidade e criatividade.

VIRABHADRASANA 2

Em pé, afaste cerca de 5 palmos entre os pés e gire o pé direito para fora. Inspire elevando os braços até a linha dos ombros e expire flexionando o joelho direito até a linha do tornozelo.

Observe que o quadril deve ficar paralelo ao solo, ao passo que a coluna deve estar perpendicular. Faça uma projeção do assoalho pélvico e do abdômen para cima, ajudando a manter esse alinhamento. Respire 5 vezes para cada lado.

ADHO MUKHA SVANASANA

Sente-se sobre os calcanhares e debruce o tronco sobre as coxas com os braços estendidos à frente e as mãos firm

es no solo. Inspire elevando o corpo para 4 apoios e coloque a ponta dos dedos dos pés no solo. Expire

elevando o quadril e estendendo as pernas e a coluna.

Empurre o solo e gire os glúteos para cima (pode flexionar um pouco o joelho para fazer o giro do quadril). Estenda bem a coluna e solte a cabeça e o pescoço de forma confortável. No começo, essa postura pode parecer difícil, mas com o tempo aprendemos a trabalhar elevando o peso do corpo e isso traz um alívio e uma abertura para todo o corpo.

UTTANASANA

Sente-se com as pernas estendidas à frente, inspire elevando os braços acima da cabeça e espire flexionando o corpo para frente. Apoie as mãos sobre as pernas ou pés e solte o pescoço e a cabeça.

Permaneça criando uma ação de girar os glúteos para trás e levando o corpo para frente, criando uma tração axial da coluna (flexionar um pouco os joelhos pode lhe ajudar a mover melhor o quadril e estender a coluna).

MATSYENDRASANA

Sente-se no solo com as pernas estendidas à frente, flexione a perna direita e passe-a por cima da esquerda, apoiando o pé no solo por fora da coxa.

Abrace o joelho direito com o braço esquerdo e apoie a mão direita atrás do corpo na direção da coluna. Na inspiração, estenda o tronco, e na expiração realize uma torção da coluna olhando por cima do ombro direito.

Mantenha os glúteos bem apoiados no solo e os ombros baixos, intensifique a torção apenas nas regiões torácica e cervical da coluna, já que a fisiologia da sua coluna lombar não aceita torções.

As torções são revigorantes e desbloqueiam o fluxo de energia na coluna, faça 5 respirações de cada lado e finalize a prática com alguns instantes de silêncio, observando a respiração acontecer de forma natural.

Pronto, agora você pode começar o dia com a sua energia revigorada e apto para explorar ao máximo o seu potencial!

Boa Prática!

Karime Neder

Karime Neder

Especialista em Vinyasa Flow Yoga, uma prática forte e dinâmica que traz aspectos tradicionais do Yoga por um olhar mais moderno. Contato:studio@studionataraja.com.br