Equipe Personare
Por Equipe PersonareLeia em 3 min.07/08/2015 

6 dicas caseiras para ter uma pele mais bonita

Especialistas em beleza ensinam técnicas naturais para manter aparência saudável

Você sabia que o Brasil é terceiro maior consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo? Segundo dados da Euromonitor International, uma agência londrina de pesquisa de mercado, o país só fica atrás dos Estados Unidos e China. Não há dúvidas de que as brasileiras são vaidosas, mas será que sabem como cuidar da pele – e mais, de forma natural?

Renata Esteves, fundadora da loja online Beleza Orgânica, conta que os produtos industriais convencionais, ainda que prometam uma pele “perfeita”, podem agredir a saúde do corpo. A lista de ingredientes desses produtos muitas vezes inclui derivados de petróleo, que podem obstruir os poros, interferir na hidratação natural, causar envelhecimento precoce e uma série de problemas na pele quando utilizados diariamente.

A esteticista integralista e terapeuta holística Gabriela Squizato 6 maneiras de tratar a pele de forma natural ou orgânica e, de quebra, cuidar da derme.

Faça um detox e hidratação com receitas caseiras

Para Renata Esteves, a máscara de argila é uma ótima opção para desintoxicar a pele e fazer uma limpeza profunda, enquanto recebe os benefícios dos minerais. Cada argila tem suas propriedades – a verde serve para remover a oleosidade, a vermelha estimula a circulação e a produção de colágeno, e a branca ajuda a clarear e é ideal para peles sensíveis e que precisam de hidratação. Uma outra receita bacana para hidratação é uma máscara de pepino refrescante. Ela ensina que basta misturar ¼ de pepino com casca, ¼ de leite de amêndoas e um punhado de hortelã, e acrescentar ¼ de copo de farinha de aveia para engrossar a mistura. “Quinze minutos no rosto é o suficiente para deixar a pele incrível”, garante Renata.

Depois de aplicar a máscara, a especialista orienta que você borrife água termal no rosto e hidrate a pele normalmente. “Um ingrediente milagroso para hidratar é o mel. Basta passar uma fina camada no rosto todo e deixar agir por 15 minutos antes de enxaguar abundantemente”, ensina Renata.

Esfolie

A esfoliação remove a camada de células mortas e deixa a pele mais receptiva aos tratamentos posteriores, evitando o surgimento de cravos e acnes no rosto. Para isso,Renata compartilha uma receita fácil de esfoliante natural para o corpo, que dá para fazer em casa. “Basta misturar 1 colher de açúcar mascavo – ele é mais fino e não agride a pele – e 1/2 colher de óleo de coco. É importante saber o seu tipo de pele, porque o excesso de esfoliação nas peles secas e mistas pode acabar com a hidratação natural do rosto. Uma ou duas vezes por semana, uma média que funciona para todos os tipos de pele, é o suficiente”, orienta Renata.

Cuide das inflamações

Quem tem a pele mais oleosa sofre muito com o aparecimento de cravos e acnes. Para Gabriella Squizato, essas inflamações podem ser tratadas com o Óleo de Melaleuca (ou Tea Tree Oil). A especialista ensina que este é um óleo essencial australiano que tem propriedade antisséptica, cicatrizante e antibacteriana. “Pingar duas ou três gotas do óleo em cima das áreas infectadas, diretamente na pele, é o suficiente por dia. A recomendação é fazer esse tratamento à noite, pois a pele bem limpa absorverá melhor o óleo”, esclarece Gabriella.

Pessoas com peles mais sensíveis devem fazer um teste numa área pequena da região antes de utilizar o óleo, pois ele é muito forte. No caso de a sua pele não reagir bem ao produto, você ainda tem a opção de colocar uma gota de mel nas espinhas já visíveis. “O mel ajuda a cicatrizar e desinflamar o ponto”, explica a especialista.

Lave o rosto

A pele recebe melhor qualquer tratamento quando está bem limpa. Assim, Renata Esteves, fundadora da loja online Beleza Orgânica, reforça que é importante lavar o rosto e prepará-lo do modo correto. “Comece lavando a pele com sabonete sem sulfatos para não ressecar a pele ou com uma bucha de celulose pura, se não quiser utilizar o sabonete. A bucha ainda fará uma esfoliação leve no rosto”, explica Renata.

Para quem tem a pele oleosa e/ou com acne, a especialista faz um alerta: “Não lave o rosto várias vezes por dia, 2 vezes é o suficiente, e evite usar muito sabonete. Se você quiser usá-lo, opte por um totalmente natural. Mas é importante evitar retirar a oleosidade totalmente, pois pode dar um efeito rebote e a pele acabar produzindo mais oleosidade”.

“Uma dica interessante é usar óleos vegetais como o de coco, amêndoas ou semente de uva para limpar e hidratar a pele, e também como demaquilante. Para retirar o óleo que restar no rosto, use uma toalha macia ou algodão”, sugere Renata.

Prepare a pele para a maquiagem

Preparar a pele para receber a maquiagem é muito importante, tanto para a saúde do rosto, quanto para evitar acabamentos ruins. Uma pele ressecada, por exemplo, contribui para que a maquiagem fique craquelada, o que pode causar uma aparência envelhecida. Para evitar esse problema, Renata indica que você lave o rosto, borrife água termal ou hidrolato, que é uma água derivada da extração dos óleos essenciais e que parece uma água termal, mas com o benefício das propriedades da planta. Em seguida, passe um hidrante.

Se a pele for oleosa, porém, indica-se o uso de um primer natural – um creme que retira a oleosidade da pele e disfarça as marcas de expressão, ao invés do hidratante, pois deixa a pele seca na medida ideal. O primer pode ser utilizado sempre antes de aplicar a maquiagem, principalmente porque prolonga a duração dos produtos na derme.

Caso não queria comprar um primer, Gabriella tem um truque eficiente que pode ser usado principalmente em eventos que pedem uma maquiagem mais sofisticada. “Com a pele do rosto limpa, aplique uma clara de ovo no rosto todo, em uma camada fina e deixe agir até secar. Enxágue normalmente e aplique a maquiagem. A clara do ovo contém muito colágeno, e deixa o rosto firme, clarinho e muito liso, como se tivesse utilizado um primer”, garante a esteticista.

Retire a maquiagem

Por maior que seja o cansaço, nunca se deve dormir com a maquiagem do dia no rosto. A pele absorve grande parte do que é aplicado nela, então, ainda que o produto seja o melhor possível, é bom deixá-la descansar.

Para limpar o rosto antes de ir para cama, Renata sugere pegar um lenço de algodão e embebê-lo em óleo de coco, que funcionará como um removedor natural da maquiagem e deixará a pele limpa.

De acordo com a Gabriella, outra opção é massagear azeite na área dos olhos, para remover o rímel e, nos lábios, o batom. Em seguida, lave o rosto abundantemente. O azeite atua como hidratante para essas regiões, evitando o ressecamento dos lábios e deixando os cílios mais fortes e volumosos.

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.